Se você mora em uma casa com um ou diversos andares deve pensar em um item fundamental, a escada. Além do seu objetivo principal ela pode funcionar também como um elemento de decoração.
Partes da escada: Informações gerais
Independente do formato e do estilo, o ideal é entender primeiramente os termos utilizados para distinguir as partes da escada:
- 1.º lance
- Base/piso
- Corrimão
- Espelhos
- Patamar
- Guarda copo
- Pavimento superior
- 2.º lance em diante
Com os termos em mente é possível prosseguir com as dicas do post.
Modelos de escada: Formato
Para a escolha de uma escada, o formato também ser considerado de acordo com o perfil dos moradores da casa, se contém crianças, por exemplo, o ideal é não optar por algo íngreme.
Escada em U
É aquela que muda de direção em 180.º conforme a mudança do patamar. Essa mudança de direção pode ser no meio do trajeto no início, ou no fim dos degraus. O nome desse modelo é U, pois vista de frente em planta baixa o estilo faz lembrar da letra U.
Escada em linha reta
Este modelo de escada contém apenas um lance, não possui curvas nem viradas, funciona bem em ambientes pequenos e médios e de preferência em um cômodo retangular. Como vantagens a escada é fácil e simples de ser executada, e pode-se aproveitar o espaço abaixo para colocar algum móvel, por exemplo.
Este modelo reque que o cômodo seja extenso, devido à ausência de um patamar sua subida pode ser cansativa. Caso tenha espaço de sobra é possível construir alguns patamares.
Escada em L
Em planta baixa o formato lembra a letra L por dar uma virada de 90° graus, a mudança de patamar pode ser tanto gradual em triângulos ou um patamar plano. Este modelo de escada tem como característica principal o fato de ocupar pouco espaço, outra vantagem é que o primeiro pode ser projetando tanto no meio como no canto de um ambiente.
Escada circular
Este modelo tem o formato de curva e funciona bem em ambientes maiores, apresenta curvas suaves e cria um estilo sofisticado para o ambiente. Esta categoria de escada é um dos primeiros estilos que surgiram décadas atrás em castelos medievais. Ao contrário das escadas U e L este estilo impede colocar algo para armazenamento, porém, é possível colocar uma mesa ou uma cadeira abaixo da escada.
Escada em leque
A escada em leque é bem utilizada no mercado e costuma a ser instalada nos formatos L e U. O que diferencia ela dos demais modelos é o patamar.
Enquanto as escadas tipo U e L têm um patamar liso, o modelo leque apresenta um degrau a mais nessa parte.
Escada caracol
Esta categoria de escada chama atenção por ser bela e moderna, ela tem um formato de curva, porém, diferente da escada circular as curvas são mais bruscas dando voltas ao redor de si mesma com um angulo mais cerrado. Uma das maiores vantagens desse modelo de escada é que economiza espaço, ela também é fácil de ser encontrada pré-moldada.
O degrau cascata, também conhecido como zigue-zague ou plissada, é aquela que a parte debaixo do degrau acompanha o formato da escada, como em um desenho. A diferença principal é o fator estético, sendo a parte inferior dos degraus expostos para os visitantes do ambiente. Como vantagens principais, este modelo é belo, moderno e versátil.