Projeto varanda social: um espaço para churrasco e amigos na Mooca

Descubra o projeto de varanda com churrasqueira em um apartamento na Mooca. Entenda como a designer soube superar os desafios e criar um espaço social.

projeto de design de varanda para apartamento
Fotógrafo Danilo Rosendo. Projeto: Clínica Decoração

A arquiteta Luiza Altman Bomchakier que trabalha na Clínica Decoração conta sobre seu projeto de varanda social desenvolvido para o casal Fabíola e Jorge, e seus dois filhos que moram no bairro da Mooca localizado no estado de São Paulo. “Eles queriam um espaço no apartamento deles que eles pudessem receber os amigos e comer um churrasco”, conta.

Desafio do projeto de varanda

Projeto de varanda para fazer churrasco
Fotógrafo Danilo Rosendo. Projeto: Clínica Decoração

Quando perguntado sobre seu principal desafio no momento de desenvolver o projeto, a arquiteta comenta sobre a estrutura da varanda curva com medidas pontudas e não usuais. “O meu desafio era tentar colocar o máximo possível de pessoas sentadas para comer o churrasco, eles também queriam o espaço da televisão e da cervejeira. Os recursos que utilizei foi o balcão dividindo o espaço da churrasqueira com o restante da varanda, servindo também como espaço de apoio, para o lado da churrasqueira ficaram os armários e para o lado da varanda as banquetas e a mesa com quatro lugares, resultando em um espaço bem agradável para receber amigos e familiares”, explica.

Antes

Depois

varanda de apartamento com churrasqueira
Fotógrafo Danilo Rosendo. Projeto: Clínica Decoração

Projete a varanda do seu apartamento no Planner 5D

Paleta de cores

A paleta de cores amarela da varanda foi escolhida com base na escolha do casal. “Os tons amarelo e madeirado trouxeram alegria e aconchego para o espaço”, opina. A escolha do uso do granito na pia da churrasqueira se deu ao fato de que esta é a pedra mais resistente, e não absorve manchas de carne. Com relação à madeira dos móveis a arquiteta conta que escolheu tons mais claros para trazer leveza a varanda, “foi o casamento entre o tom da madeira com o amarelo”.

varanda com espaço para churrasqueira e mesa

Luiza também explica sobre a decisão de colocar um revestimento de azulejos na pia da churrasqueira, “Eles queriam algo mais delicado com esses tons, então eu trouxe a ideia do patchwork para combinar com o marrom do granito, amarelo e o madeirado, eles foram ao home-center e mandavam as fotos para que eu pudesse aprovar o que combinava”, explica a arquiteta.

pia varanda com azulejos
Fotógrafo Danilo Rosendo. Projeto: Clínica Decoração

Design Biofílico

A biofilia é uma forma de nos conectarmos com o ambiente, pensando nisso, os clientes solicitaram o uso de plantas para a decoração do ambiente, “As plantas trazem aconchego e vida ao ambiente, a cliente queria uma horta em vertical então montamos a horta em cima do balcão para que ela também pudesse utilizar as plantas para o preparo do churrasco”, explica.

Horta em vertical decorando varanda de apartamento
Fotógrafo Danilo Rosendo. Projeto: Clínica Decoração

Escolha dos móveis

Mesmo pelo fato do projeto conter a varanda coberta, Luiza se preocupou na escolha dos móveis mais resistentes a chuvas e raios solares, “Se em um dia a família esquecer as janelas abertas e bater muito sol isso pode danificar os móveis, por isso é sempre importante ter este cuidado”, opina.

varanda com cadeiras amarelas de plástico
Fotógrafo Danilo Rosendo. Projeto: Clínica Decoração

A arquiteta especializada em design de interiores conta que a família escolheu a varanda para ser o local social do apartamento. Quando perguntado sobre qual o local ideal para ser realizado a parte social em um apartamento, Luiza explica que a varanda com churrasqueira é a melhor opção, mas quando esta opção está indisponível, a cozinha americana se torna um grande atrativo. “O recurso das ilhas e das mesas integradas ajudam para que todas as pessoas se socializem, inclusive com os que estão preparando a comida”, comenta.

Solucionando desafios  

Mesmo com as medidas não favoráveis da varanda, Luiza conseguiu solucionar o desafio da disposição do mobiliário utilizando soluções como a mesa redonda e o balcão com o canto curvo que ajudou na minimização dos problemas de circulação, evitando que as pessoas batessem na quina do móvel. 

Fotógrafo Danilo Rosendo. Projeto: Clínica DECORação
Projeto de varanda de apartamento com churrasqueira

“A percepção dos fluxos e não colar móveis em demasiado para que não haja um problema de circulação é super importante. É necessário medir bem os locais e pensar no projeto de interiores para que o cliente consiga aproveitar o espaço da melhor maneira possível”, aconselha Luiza.


Projete a varanda do seu apartamento no Planner 5D

Você também vai amar:

Apartamento industrial musical: deslumbre-se no antes e depois

Refúgio urbano descolado: projeto de Airbnb no coração da cidade de São Paulo

Projeto de casa estilo industrial com materiais naturais

Um projeto espetacular de apartamento multifuncional dos anos 70

Sign up for more like this.