Como misturar móveis antigos com modernos: 7 dicas essenciais
Como misturar móveis antigos e modernos no mesmo ambiente? Dicas essenciais.

Você busca por uma sensação de equilíbrio visualmente intrigante ao interior da sua casa? Tente misturar designs contemporâneos com peças antigas. Essa abordagem adiciona um contraste único a qualquer ambiente, com texturas, formas e estilos variados. Aqui estão algumas dicas para misturar móveis modernos e antigos.
1. Aproveite o poder da repetição
Mesmo que você prefira o eclético, a justaposição de muitos elementos de estilos diversos criará uma aparência confusa em vez de coesa. Reúna seus móveis diferentes com um esquema de cores comum, padrão repetido ou material semelhante. Idealmente, peças antigas e modernas devem ser unidas por pelo menos um atributo mútuo.
2. Adicione tecidos vintage
Dê uma sensação de calor intemporal à sua sala de estar com têxtil vintage. Corredores de carpete com estampas de animais, tapetes felpudos ou carpetes persas feitos à mão adicionam um toque de cor e muito contraste atraente. Escolha tecidos aterrados em tons de terra para temperar móveis estofados com cores vivas.
3. Use antiguidades grandes em espaços menores
Uma escrivaninha de madeira inglesa de grandes dimensões ou um sofá macio em forma de pires de meados do século podem fazer uma sala de estar pequena parecer muito maior. Brinque com proporções antigas para trazer uma sensação de grandeza a um pequeno espaço contemporâneo. Comece com um ponto focal vintage imponente, como uma mesa de jantar despojada, e complemente-o com peças de destaque modernas.
4. Coloque uma peça de destaque antiga
Um bom ponto de partida para determinar como misturar móveis vintage e modernos é focar em uma área que é contemporânea. Uma cozinha elegante e minimalista ganha personalidade e arrumação de uma só vez com a adição de um armário antigo. Não tirará a modernidade do esquema geral do interior, criando um equilíbrio harmonioso.
5. Use a regra 80/20 de decoração
Ao misturar móveis modernos e antigos, a regra 80/20 é essencial e eficaz. A menos que você seja um grande colecionador de antiguidades, geralmente a maioria será contemporânea. Os 20% restantes de detalhes vintages não precisam ser grandes peças de mobília; você pode incluir detalhes menores, como diários encadernados em couro, mapas vintage emoldurados ou um impressionante relógio de pêndulo.
6. Brinque com iluminação e reflexo
As luminárias são uma das maneiras mais simples de combinar o antigo com o novo. Se você não tem certeza sobre como misturar móveis vintage e modernos, considere focar nas possibilidades deslumbrantes apresentadas pela iluminação pendente recuperada ou um lustre de vidro ornamentado em um espaço contemporâneo. Da mesma forma, um espelho dourado francês do século XVII adiciona caráter instantâneo e reflete lindamente a luz.
7. Não fuja de combinações e cores inesperadas
Misturar estilos de móveis modernos e antigos tem tudo a ver com contrastes, então não tenha medo de ousar com sua paleta de cores. Embora ainda seja melhor manter um esquema de cores definido em sua decoração, você pode escolher dois tons vibrantes que disputam o domínio, como verde selva e azul-ardósia.
Por fim, você pode evitar possíveis conflitos ao misturar móveis modernos e antigos, concentrando-se no equilíbrio e construindo cuidadosamente uma coleção que se adapte ao seu estilo pessoal. Dessa forma, você criará uma aparência coesa que evolui com o tempo.
Experimente a nossa plataforma Planner 5D para testar combinações de móveis modernos e antigas em um mesmo interior.