Estilo moderno orgânico: como implementar essa tendência

A natureza e os elementos orgânicos vieram para pertencer a sua casa. Descubra como incorporá-los.

casa com elementos orgânicos e materiais naturais
Formas e materiais orgânicos | Followtheflow/Shutterstock

Trazer natureza para nossas casas não é algo novo. As pessoas sempre tentaram trazer uma parte do ambiente externo para seus lares, seja para desfrutar ou criar uma atmosfera calma e relaxante. A natureza tem um efeito calmante, então não é surpreendente que as pessoas queiram cercar-se de elementos naturais e projetar suas casas no estilo orgânico moderno.

A crescente conscientização ambiental e o foco na ecologia são as forças matrizes por trás desse estilo. A conexão com a natureza se tornou ainda mais importante nos últimos anos, e isso é perceptível na forma como as casas são decoradas. Vamos dar uma olhada em algumas maneiras de adicionar elementos orgânicos e trazer a natureza para o interior de sua casa.

Opte por uma paleta de cores naturais

Para uma mudança imediata e drástica, experimente mudar a paleta de cores em sua casa para criar uma atmosfera mais orgânica. Tons neutros funcionam melhor aqui, pois alteram o ambiente de forma econômica e eficaz. Eles permitem que você transforme o espaço facilmente e crie um ambiente sereno.

casa decorada com plantas e materiais naturais
Paleta de cores natural | Pixel-Shot/Shutterstock

A aposta mais segura é usar cores neutras quando você deseja criar um ambiente tranquilo em ambientes internos. Tons suaves como marrom e verde replicam algumas das tonalidades naturais que você encontraria no mundo exterior, e isso pode harmonizar e ampliar a sensação natural que você deseja criar.


💡
Comece a implementar o estilo moderno orgânico na sua casa hoje mesmo!

Adicione elementos naturais

Nós apreciamos o ambiente externo e queremos replicar os elementos que ocorrem organicamente na natureza. Uma maneira de adicioná-los à sua casa é trazer alguns elementos naturais para a decoração.

Madeira, couro e pedra são alguns exemplos que vêm à mente quando pensamos em elementos naturais; ao adicionar esses materiais à sua casa, você pode trazer um pouco do exterior para dentro. Escolha seus móveis de acordo com o seu estilo, mas também adicione um elemento natural a eles — um sofá de couro é uma ótima opção, pois pode vir em praticamente qualquer cor.

casa decorada com plantas, materiais naturais e paleta de cores neutra
Os elementos naturais permitem-nos sentir mais perto da natureza | Pixel-Shot/Shutterstock

O tipo de piso que você escolhe para sua casa também pode oferecer toques naturais. Madeira, bambu e cortiça são ótimas escolhas. Elementos de pedra funcionam muito bem em qualquer ambiente, especialmente em cozinhas e banheiros. Outra ótima maneira de adicionar elementos naturais é expondo as paredes de tijolos muitas vezes ocultas atrás de um drywall. Nem todas as casas têm essa opção, mas se a sua tiver, você pode criar um elemento único e bonito em sua casa.

Estilo orgânico moderno nos móveis

Móveis de madeira são duráveis e fáceis de incorporar em qualquer estilo de interior. Você pode optar por um clássico e rico mogno para adicionar um elemento rústico, ou pode escolher madeiras brancas tratadas para uma sensação mais minimalista. Tente não exagerar com todos os móveis de madeira, pois pode ser avassalador e ter o efeito oposto de tranquilidade e relaxamento.

móveis com formatos orgânicos
Use materiais naturais | Midjourney

Móveis de madeira vêm em vários estilos, padrões e cores. Desde armários na cozinha até mesas de jantar, de suportes de TV a pias de banheiro, até mesmo cabeceiras e mesas laterais podem ser de madeira, o que realmente a torna o elemento natural mais versátil que você pode incorporar. Isso pode funcionar a seu favor, adicionando paz, serenidade e estilo à sua casa.

Outra ótima maneira de incorporar alguns elementos naturais em sua casa? Decoração de pedra. Este material tornou-se cada vez mais popular ao longo dos anos, com as pessoas adicionando pequenos elementos de pedra à decoração, seja por meio de fontes de água internas, estátuas de Buda ou até mesmo alguns utensílios de cozinha. Essa é uma ótima e sutil maneira de manter uma sensação natural em sua casa.

Use plantas em sua decoração

Utilizar elementos naturais em sua casa ajudará a criar aquela atmosfera serena de estar em contato com a natureza. Ainda assim, existe uma coisa fácil - ou várias coisas — que você pode fazer para levar isso ao próximo nível, e é óbvio: plantas.

Elas vêm em todas as formas, tamanhos, tipos e cores, então você certamente encontrará uma ou mais que não só combinem com sua decoração, mas também expressem sua personalidade e criem um lar fantástico com elementos orgânicos.

apartamento decorado com materiais naturais, plantas e repleto de luz natural
Adicione plantas à sua casa | Midjourney

Flores são uma excelente maneira de adicionar cor a qualquer cômodo, especialmente se você estiver seguindo uma abordagem mais neutra, mas ainda deseja um toque de cor. Girassóis são uma ótima ideia, pois não apenas iluminam um ambiente e adicionam um toque natural, mas também têm um impacto imediato e positivo em nosso humor.

Plantas podem exigir um pouco de manutenção, e embora flores como as orquídeas tenham o potencial de elevar a beleza do seu interior, você pode não estar preparado para o esforço necessário para mantê-las. Existem muitas plantas que requerem pouca manutenção e você pode usá-las facilmente para adicionar toques naturais à sua casa. Uma Planta-Serpente (Sansevieria) funcionaria bem aqui, ou até mesmo alguns cactos, pois eles ajudarão a criar a atmosfera natural que você deseja, mas demandarão apenas um pouco do seu tempo ou atenção.

Crie um banheiro semelhante a um spa

Adicionar elementos naturais à sua casa pode ajudar a criar uma sensação de paz e relaxamento. Seu banheiro é um ótimo lugar para incorporar esses elementos naturais e criar um oásis semelhante a um spa. Use materiais de pedra e tijolo e cores neutras para uma sensação de serenidade.

sabonete, shampoo e esponja natural para um banho orgânico
Crie uma atmosfera de spa | Igisheva Maria/Shutterstock

Tons de cinza funcionam incrivelmente bem aqui, mas não hesite em optar pelo clássico branco. Outra opção é adicionar acabamentos em madeira, como prateleiras e armários. Toalhas, roupões e tapetes luxuosos também podem ajudar a criar uma sensação aconchegante. Use tecidos naturais, como algodão ou bambu, para um toque extra de natureza.

Outro truque simples? Plantas. Adicione uma planta de babosa (aloe vera) ou alguns ramos de eucalipto e desfrute de um toque da natureza em seu banheiro. Como mencionamos, adicionar plantas para esse elemento orgânico quase parece uma trapaça, mas ainda assim, são uma solução tão simples e conveniente.

Não se esqueça da iluminação

Assim como plantas, flores e outros seres vivos, também dependemos da luz solar para sobreviver. A iluminação natural ajuda a iluminar não apenas um cômodo, mas também nosso humor. A iluminação é um elemento essencial no design, e quando se trata de sua casa, pode criar uma atmosfera aconchegante e acolhedora.

apartamento com decoração orgânica e luz artificial e natural
Use uma mistura de luz natural e artificial | Pixel-Shot/Shuttestock

A iluminação natural beneficia você e seu ambiente, mas também impacta todos os outros elementos na sala. Ela pode realçar as cores em suas paredes ou chamar a atenção para aquela obra de arte que você tem em exposição. Você pode combinar a luz natural com a luz artificial para criar uma atmosfera clara e acolhedora.

Conclusão

Sempre tivemos e continuamos a ter uma fixação com a natureza, e isso ocorre porque fazemos parte dela. Somos seres vivos que precisam de elementos naturais e orgânicos, mas também devemos respeitá-los.

Trazer a natureza para dentro de casa cria uma sensação de paz e permite que você desfrute da natureza. Use nossas dicas e truques e siga-as para criar um lar que o tranquilize, se inspire na natureza e lhe proporcione a serenidade de que você precisa em casa para escapar da realidade e do caos ao nosso redor.

Como decorar a parede da sala no estilo de decoração orgânico


💡
Comece a implementar o estilo moderno orgânico na sua casa hoje mesmo!

FAQ

O que é um formato orgânico?

Um formato orgânico é aquele que se assemelha a formas naturais encontradas na natureza, como curvas suaves, contornos irregulares e formas assimétricas, refletindo a beleza e a fluidez do mundo natural.

O que caracteriza algo orgânico?

Algo orgânico é caracterizado por suas formas naturais e fluidas, ausência de linhas retas e angulares, e uma aparência que imita elementos encontrados na natureza, como folhas, rochas e corpos d'água.

O que é peça orgânica?

Uma peça orgânica é um objeto ou elemento de design que incorpora formas naturais e fluidas, frequentemente feita com materiais naturais ou sustentáveis, e que promove uma conexão visual e tátil com a natureza.

O que significa estilo orgânico?

O estilo orgânico refere-se a um approach de design que enfatiza a utilização de formas naturais, materiais sustentáveis e uma integração harmoniosa com o ambiente, criando espaços que evocam tranquilidade e conexão com a natureza.

O que é o modelo orgânico?

O modelo orgânico é um conceito que privilegia a adaptação e evolução constantes, inspirado por processos naturais, promovendo flexibilidade, resiliência e interconectividade tanto em design quanto em organizações e sistemas.

Relacionadas

Materiais naturais - Benefícios e Como substituir materiais sintéticos
Ao usar materiais naturais em seu interior você colabora para a sua saúde e o meio ambiente
20+ Casas de Madeira Simples: Pequenas e Baratas de Dois Andares | Planner 5D
Entenda as vantagens, como realizar a decoração e quais cores utilizar em casas de madeira de dois andares simples.
Como aplicar o Feng Shui no seu projeto de interiores
Descubra como aplicar o Feng Shui no seu projeto de interiores e sinta a diferença na energia positiva!
Design de Interiores Sustentável: Guia Completo e FAQs Esclarecidas
Design de interiores sustentável: transforme espaços com eficiência energética, materiais ecológicos e conceitos de economia circular. Crie ambientes saudáveis e agradáveis.
Combinação de cores: paleta de cores combinações
Entenda como definir esquema de cores análogas, complementares ou monocromáticas para sua casa
Sign up for more like this.