9 Tendências de texturas para fachadas, paredes e muros

Entenda quais são as tendências de texturas para fachadas, parede e muros de acordo com a opinião de nossos especialistas. Aprenda como aplicar cada textura para paredes e fachadas de casa.

textura parede
textura parede

No design de interiores e exteriores, a textura desempenha um papel crucial na definição da atmosfera e do estilo de um espaço. A escolha da textura de parede para fachadas e muros pode transformar completamente a aparência de uma casa ou edifício, adicionando personalidade e profundidade. 

Cada tipo de textura de parede requer materiais específicos. Com o intuito de mostrar as opções disponíveis, compilamos dez tipos de texturas que podem ser consideradas para adicionar caráter e elegância à sua casa.

1. Concreto polido

parede de cimento queimado
Parede de concreto polido. Foto: Shutterstock / Renato J

Ideal para um visual moderno e industrial, o concreto polido ou cimento queimado oferece uma superfície lisa com um brilho sutil. Ele reflete a luz de maneira eficaz, proporcionando um ambiente claro e espaçoso.

O concreto polido é altamente resistente e fácil de manter. Sua natureza minimalista se adapta bem a estilos de design contemporâneo, realçando linhas arquitetônicas limpas e simples. Este material é sustentável, pois pode ser obtido a partir da renovação de pisos de concreto existentes, reduzindo a necessidade de novos materiais. Por último, o concreto polido tem a vantagem de ser versátil, podendo ser colorido ou manchado para criar diferentes efeitos visuais, o que permite uma personalização de acordo com o projeto específico.

Como aplicar concreto polido na parede

parede de cimento queimado
Parede de cimento queimado. Foto: Unsplash / Bernard Hermant

A aplicação de concreto polido em uma parede envolve várias etapas. Primeiramente, prepara-se a superfície garantindo que esteja limpa, seca e nivelada. Em seguida, aplica-se o concreto no local desejado, usando técnicas específicas para assegurar uma camada uniforme. Após a aplicação, o concreto é deixado para secar e curar, processo que pode levar vários dias. Finalmente, a superfície é polida com máquinas específicas até atingir o brilho e a suavidade desejados, podendo-se adicionar corantes ou outros acabamentos decorativos durante o processo de polimento para personalizar o visual.

2. Painéis metálicos

fachada de imóvel de painéis metálicos
Fachada de painéis metálicos. Foto: Pexels / Ronald Hayward

Disponíveis em acabamentos mate ou brilhante, os painéis metálicos podem dar um toque contemporâneo e sofisticado às fachadas, com a vantagem de serem duráveis e resistentes às intempéries.

Versáteis em termos de aplicação, podendo ser utilizados tanto em novas construções quanto em projetos de reforma para modernizar a aparência de edifícios existentes. Eles oferecem uma ampla gama de opções de cores e texturas, permitindo a criação de designs únicos que podem complementar qualquer estilo arquitetônico. Os painéis metálicos são reconhecidos por sua eficiência energética, refletindo a luz solar e contribuindo para a redução dos custos de climatização.

Aplicação dos painéis metálicos

Fachada de painel metálico
Fachada de painel metálico. Foto: Laura Tancredi / Pexels

Sua instalação é relativamente rápida e fácil, o que pode ajudar a diminuir o tempo total de construção e os custos associados.

3. Azulejos cerâmicos

Azulejo cerâmico
Azulejo cerâmico. Foto: Maxine Ficheux / Unsplash

Os azulejos cerâmicos são versáteis e estão disponíveis em uma vasta gama de cores, padrões e texturas. Eles são uma excelente escolha para adicionar detalhes decorativos e proteção contra a umidade.


A durabilidade dos azulejos cerâmicos os torna uma opção ideal para áreas externas sujeitas a desgaste frequente e variações climáticas. Eles são fáceis de limpar e manter, resistindo bem a manchas, arranhões e desbotamento. Além disso, os azulejos cerâmicos podem ser usados para criar mosaicos personalizados, oferecendo infinitas possibilidades de design para transformar paredes em verdadeiras obras de arte. Sua capacidade de imitar outros materiais, como madeira e pedra, fornece flexibilidade para alcançar diversos looks estéticos sem comprometer a funcionalidade.

Como aplicar azulejos cerâmicos

Como aplicar azulejos cerâmicos as paredes da fachada
Como aplicar azulejos cerâmicos as paredes da fachada. Foto: Furknsaglam / Pexels

Começa-se preparando a superfície para garantir que esteja limpa, seca e nivelada. Aplica-se então uma camada de argamassa adesiva com uma espátula dentada, criando sulcos uniformes. Os azulejos são cuidadosamente posicionados sobre a argamassa, com espaçadores entre eles para assegurar juntas uniformes. Uma vez que os azulejos estejam firmemente fixados e a argamassa esteja seca, retiram-se os espaçadores e preenche-se as juntas com rejunte, limpando o excesso com uma esponja úmida. Este processo não apenas garante uma aderência duradoura, mas também um acabamento estético e funcional dos azulejos cerâmicos.


💡
Experimente as texturas do Planner 5D e visualize suas paredes, muros e fachadas antes de colocar as mãos à obra

4. Vidro

Fachada de vidro
Fachada de vidro. Foto: cottonbro studio / Pexels

O vidro não apenas adiciona uma textura lisa e moderna, mas também melhora a iluminação natural do interior. Vidros texturizados podem ser utilizados para privacidade sem sacrificar a luz.

O uso de vidro em fachadas e paredes externas permite uma transição suave entre espaços internos e externos, criando uma sensação de abertura e continuidade. Vidros com tratamentos especiais, como os temperados ou laminados, oferecem segurança adicional e resistência a impactos, tornando-os ideais para áreas expostas. O vidro pode ser tratado para melhorar o isolamento térmico e acústico, contribuindo para ambientes mais confortáveis e eficientes energeticamente. A capacidade de personalizar vidros com diferentes cores, opacidades e texturas abre um leque de possibilidades para explorar esteticamente, permitindo que arquitetos e designers criem fachadas que são verdadeiras expressões de arte e funcionalidade.

Aplicação de vidro para fachadas

Vidro em paredes como dois muros
Vidro em paredes. Foto: Guillaume Meurice / Pexels

A aplicação de vidro em fachadas é uma técnica moderna que realça a estética de edifícios ao mesmo tempo em que maximiza a entrada de luz natural. Inicia-se escolhendo o tipo de vidro adequado às necessidades específicas do projeto, considerando fatores como isolamento térmico, acústico e resistência. A estrutura de suporte, geralmente composta por molduras de metal ou sistemas de fixação pontual, é cuidadosamente projetada para garantir a segurança e durabilidade da instalação. O vidro é então montado, assegurando alinhamento preciso e vedação eficaz contra elementos externos. Esta abordagem não só proporciona vistas desimpedidas e ambientes cheios de luz, mas também contribui para a eficiência energética do edifício, criando espaços mais sustentáveis e confortáveis.

5. Painéis volumétricos

fachada de painéis volumétricos
Foto: Expect Best / Pexels

Oferecem um efeito tridimensional interessante para as fachadas, criando sombras e profundidade. Esses painéis podem ser feitos de vários materiais, incluindo metal, madeira ou compósitos.

Os painéis volumétricos são altamente personalizáveis, permitindo a criação de padrões e texturas únicas que podem transformar completamente a estética de um edifício. Eles são projetados para serem fáceis de instalar, muitas vezes se encaixando em sistemas de montagem que facilitam a rápida aplicação na fachada. Além do mais, esses painéis não apenas embelezam as construções, mas também podem melhorar o desempenho térmico e acústico, graças às suas propriedades isolantes inerentes. Sua durabilidade e resistência a condições climáticas adversas fazem deles uma escolha prática e esteticamente agradável para projetos de arquitetura contemporânea, proporcionando uma fusão perfeita de forma e função.

Aplicação de painéis volumétricos

A aplicação de painéis volumétricos em fachadas começa com o design e a escolha do material, que pode variar de metal a madeira ou compósitos, dependendo do efeito estético e das propriedades funcionais desejadas. Esses painéis são então fabricados de acordo com as especificações do projeto, incluindo dimensões e padrões personalizados. A instalação requer uma estrutura de suporte preparada, onde os painéis são fixados, muitas vezes através de sistemas de encaixe que permitem uma montagem precisa e rápida. Este método de aplicação não só adiciona uma dimensão visual intrigante à fachada, mas também pode contribuir para a eficiência energética do edifício, oferecendo sombra e isolamento adicionais.

6. Madeira natural


A madeira proporciona uma sensação de calor e naturalidade. A madeira com acabamento natural são populares por seu apelo estético e sustentabilidade.

A madeira natural, quando usada em fachadas, não só incorpora um elemento de beleza orgânica, mas também age como um excelente isolante térmico natural, contribuindo para a eficiência energética dos edifícios. Além disso, a madeira tem a capacidade única de envelhecer graciosamente, adquirindo uma pátina que pode enriquecer sua aparência ao longo do tempo. A sustentabilidade é outra vantagem significativa, pois madeiras de fontes responsáveis minimizam o impacto ambiental, tornando-as uma escolha consciente para projetos verdes. O tratamento adequado e a manutenção regular podem prolongar a vida útil da madeira, preservando sua beleza e resistência em ambientes externos.

Madeira natural

Fachada de madeira
Fachada de madeira. Foto: Trygve Finkelsen / Pexels

A aplicação de madeira natural em fachadas é uma escolha que une estética e sustentável. Este material, escolhido por sua beleza intrínseca e capacidade de criar ambientes acolhedores, é tratado para resistir aos elementos, garantindo durabilidade e baixa manutenção. A instalação de madeira em fachadas varia desde painéis interligados até tábuas sobrepostas, permitindo uma ampla variedade de estilos arquitetônicos. A madeira natural oferece excelentes propriedades isolantes, contribuindo para a uma construção mais sustentável.

7. Concreto aparente

Fachada de concreto
Fachada de concreto. Foto: Josephine Joo-Hee Yang / Pexels

Painéis de concreto exposto são perfeitos para criar um aspecto industrial contemporâneo, combinando robustez com uma estética minimalista.

O concreto aparente é apreciado por sua simplicidade e textura única, que confere personalidade a qualquer espaço sem a necessidade de adornos adicionais. Sua natureza resistente o torna ideal para enfrentar as variações climáticas, mantendo sua integridade estrutural e estética ao longo do tempo. A versatilidade do concreto permite moldá-lo em várias formas e texturas, possibilitando designs arquitetônicos inovadores e criativos. A manutenção do concreto aparente é relativamente simples, necessitando apenas de limpezas periódicas para preservar sua aparência original, o que o torna uma opção prática para fachadas modernas e urbanas.


Aplicação de concreto

Concreto aparente
Concreto aparente. Foto: life of pix / Pexels

A aplicação de concreto em projetos de construção e design é valorizada por sua robustez e versatilidade, adaptando-se a uma ampla gama de estilos arquitetônicos. Este material é misturado e derramado no local, permitindo a criação de estruturas sólidas e contínuas, desde fundações até paredes e pisos. O processo de cura do concreto é crucial, exigindo tempo e condições adequadas para alcançar a máxima resistência. Técnicas de acabamento, como polimento ou a adição de texturas, podem ser aplicadas para melhorar a estética, enquanto tratamentos superficiais oferecem proteção adicional e personalização visual.

8. Folheado de pedra

Parede folhada de pedras
Parede de pedras. Foto: Unsplash

Para uma fachada clássica e elegante, o folheado de pedra é uma escolha excepcional. Ele imita a aparência da pedra natural, mas é mais leve e fácil de instalar.

O folheado de pedra oferece a durabilidade e a beleza da pedra natural com uma flexibilidade de aplicação superior, permitindo que seja utilizado em uma variedade de contextos arquitetônicos, desde modernos até tradicionais. Essa versatilidade estende-se também à variedade de cores e texturas disponíveis, possibilitando a criação de fachadas únicas e personalizadas. O folheado de pedra é uma opção sustentável, pois muitas vezes é produzido a partir de sobras de pedra, reduzindo o desperdício de material.

Instalação fachada de folhado de pedras

fachada de casa folhado de pedras
Fachada de pedras. Foto: Jeffrey Robb / Pexels

Sua instalação eficiente e sem a necessidade de suportes estruturais pesados o torna ideal para projetos de renovação, onde a adição de peso na estrutura existente é uma preocupação.

9. Estuque texturizado

fachada com textura de estuque texturizado
Parede texturizada de estuque. Foto: Engin Akyurt / Pexels

O estuque oferece uma maneira de adicionar profundidade e interesse visual às paredes externas, com a vantagem de ser extremamente versátil em termos de aplicação de cores e texturas.

O estuque texturizado é especialmente valorizado por sua capacidade de se adaptar a diferentes climas, oferecendo uma excelente barreira contra a umidade e resistência ao desgaste ao longo do tempo. Sua aplicação pode ser personalizada para criar padrões únicos, desde superfícies lisas e polidas até texturas mais rugosas e complexas, enriquecendo a fachada com uma camada de complexidade visual. o estuque pode ser pigmentado durante o processo de mistura, permitindo uma integração harmoniosa da cor na própria massa, o que elimina a necessidade de pinturas frequentes.

Aplicação de estuque texturizado

Aplicação de estuque texturizado
Foto: Henry & Co. / Pexels

A aplicação de estuque texturizado envolve a preparação da superfície, garantindo que esteja limpa, seca e livre de imperfeições, seguida da aplicação de camadas de base e, finalmente, do estuque texturizado. Este material pode ser moldado e texturizado usando ferramentas e técnicas específicas para criar uma variedade de acabamentos, de suaves a rugosos, adaptando-se à estética desejada para a fachada. A coloração pode ser adicionada à mistura para integrar a cor diretamente no material, proporcionando uma durabilidade de cor superior em comparação com a pintura.

Opinião dos especialistas para texturas de paredes e fachadas

texturas para fachada
Imagem de André François McKenzie no Unsplash

Nossa especialista e designer de interiores Natasha Frolova, compartilha sua visão sobre as tendências futuras em texturas para fachadas:

"As texturas modernas para fachadas oferecem uma ampla gama de opções, abrangendo materiais lisos como concreto polido, painéis metálicos, azulejos cerâmicos ou até mesmo vidro, bem como elementos mais decorativos como painéis volumétricos. Olhando para o futuro, espera-se que materiais naturais como madeira e pedra ganhem popularidade devido à sua calidez e durabilidade. Essa tendência pode incluir também o uso de materiais que imitam a aparência de madeira e pedra", compartilha.

fachada de casa
Imagem de Floris Bronkhorst no Unsplash.

"Acabamentos texturizados como estuque ou revestimento com padrões intricados podem se tornar mais prevalentes. Aqui estão alguns exemplos: revestimento de madeira com acabamento natural, painéis de concreto exposto para um visual industrial contemporâneo, revestimento metálico com acabamento mate ou brilhante para uma aparência elegante e moderna, folheado de pedra para uma fachada clássica e elegante, e estuque texturizado para adicionar profundidade e interesse visual. Enquanto no passado, materiais específicos eram frequentemente associados a estilos arquitetônicos particulares, agora há uma tendência para combinar diferentes materiais. Dependendo das proporções e combinações usadas, essa mescla de materiais permite a criação de estilos únicos e personalizados.", conclui a designer.

Conclusão

Explorar essas texturas em suas fachadas, paredes e muros pode não apenas realçar a beleza da sua casa, mas também refletir sua personalidade e um estilo único.


💡
Experimente as texturas do Planner 5D e visualize suas paredes, muros e fachadas antes de colocar as mãos à obra

FAQ

Qual o melhor tipo de textura para parede externa?

O melhor tipo de textura para parede externa depende do clima e do estilo arquitetônico desejado. O estuque texturizado é amplamente recomendado por sua versatilidade, durabilidade e capacidade de suportar diversas condições climáticas, além de oferecer uma estética visualmente atraente.

Quais são os tipos de textura na parede?

Os tipos de textura na parede incluem estuque, grafiato, textura rolada, textura projetada e textura de massa corrida. Cada tipo oferece um efeito visual e tátil distinto, permitindo personalizações de acordo com o gosto pessoal e as necessidades do espaço.

Qual textura está em alta?

Atualmente, texturas que imitam materiais naturais, como madeira e pedra, estão em alta. Além disso, revestimentos com padrões intricados e texturas que oferecem um aspecto tridimensional, como os painéis volumétricos, ganham popularidade por adicionar profundidade e interesse visual às fachadas.

Quais são os tipos de texturas que existem?

Existem vários tipos de texturas, incluindo texturas visuais como padrões e cores, texturas táteis como rugosidade ou suavidade, e texturas naturais encontradas em materiais como madeira, pedra, metal, e tecido. No design, as texturas podem ser criadas por meio de materiais, acabamentos ou técnicas específicas.

O que é mais resistente Grafiato ou textura?

Grafiato tende a ser mais resistente do que muitos tipos de textura, especialmente em ambientes externos. Ele é conhecido por sua durabilidade e capacidade de ocultar imperfeições, além de proporcionar uma proteção adicional contra umidade e variações climáticas.

Quais os tipos de textura para parede externa?

Para paredes externas, os tipos de textura mais comuns incluem grafiato, textura projetada, estuque texturizado, e revestimentos como pedra, madeira, e painéis metálicos. Essas texturas são escolhidas por sua durabilidade e capacidade de suportar as condições ambientais externas, além de oferecerem estilos visuais variados.

Sign up for more like this.