Projeto de casa rústica

Se você está procurando inspiração, neste artigo oferecemos algumas das melhores ideias de design para pequenas casas rústicas.

Projeto de casa rústica

Quando falamos de estilo rústico-em arquitetura e design de interiores-estamos falando de uma tendência marcada pelo orgânico. Materiais naturais e sólidos, como madeira ou pedra, texturas não polidas e cores e padrões retirados da natureza, são alguns dos elementos mais recorrentes deste estilo.

Mas, embora tradicionalmente o tenhamos associado a pequenos retiros campestres e cabanas na floresta, o estilo rústico pode assumir muitas formas e ter lugar em todos os tipos de interiores (dos mais modernos aos mais clássicos). Então, se você quer saber como reconhecer e aplicar o estilo rústico em seus projetos de decoração, continue lendo este artigo.

Tipos de casas de campo rústicas

Como dizemos, todos os tipos de casas podem conseguir incorporar o estilo rústico de uma forma ou de outra. Quer trate de casas históricas renovadas, vilas espaçosas ou pequenos bangalôs de madeira, o aconchego e a naturalidade que caracterizam o estilo rústico pode ser um elemento dominante em todas elas. Aqui apresentamos vários exemplos.

Projetos urbanos no campo

Nos últimos anos, a construção e reforma de casas no campo com estilo moderno e urbano tornou-se cada vez mais popular. Dessa forma, construções que incorporam elementos típicos do design contemporâneo mais minimalista — como grandes janelas, ângulos retos, materiais industriais ou extensas paredes brancas — também levam elementos de residências tradicionais do campo, como pedra e madeira.


O resultado, que podemos ver na imagem, é uma arquitetura com uma estética muito moderna, que joga com a justaposição de materiais, formas e paisagem. No entanto, devido ao uso de formas sólidas, texturas ásperas e materiais naturais, estas casas alcançam uma estética rústica muito atraente (tanto exterior como interior).

De volta ao século XIX

Embora completamente diferentes das anteriores, as casas históricas também se destacam. Com paredes de cantaria maciça e interiores forrados de madeira robusta, as casas construídas nos séculos passados ​​foram feitas para durar. E é por isso que muitos chegaram ao nosso tempo e são hoje objeto de interessantes renovações.


Independentemente de optar por reparações mais ou menos modernas, estas casas com paredes de pedra e vigas de madeira podem ser um exemplo perfeito de arquitetura rústica. Além disso, às vezes, parte do mobiliário original dessas antigas casas pode ter sido preservado, tornando-se um verdadeiro tesouro para seus novos proprietários.

Projetos de casas rústicas pequenas de um piso

Em comparação com as propostas anteriores, de maiores dimensões, a construção de pequenas casas está se tornando cada vez mais popular. E é isso, uma casa de campo aconchegante em um nível pode ser uma residência magnífica para uma família ou até uma boa segunda casa.


Se algo caracteriza o estilo rústico – mesmo acima de seu tom rural ou do uso de materiais como a pedra – é o aconchego de seus interiores. E é por isso que uma casa com espaços compactos e acolhedores pode refletir essa estética melhor do que qualquer outro espaço. Especialmente, é claro, se for feito uso abundante de madeiras diferentes.

Projetos de casas rústicas de madeira

Uma pequena cabana de madeira com telhado de duas águas costuma ser o modelo de construção que imaginamos quando pensamos em uma casa rústica. Isso mesmo. No entanto, apesar de ser uma arquitetura muito simples e tradicional, também pode ser atualizada com grandes janelas e espaços abertos. Localizado no campo e com um grande alpendre, pode ser a solução perfeita para os amantes da natureza.

Design de interiores para casa rústica

Elementos arquitetônicos tradicionais — como grossas vigas de madeira ou paredes de pedra e lareiras — são uma parte muito importante para alcançar o calor de um interior rústico. É por isso que, muitas vezes, são as casas históricas — reformadas — que nos fornecem mais recursos na hora de projetar espaços com essa estética. No entanto, como já dissemos, as novas construções também podem ter um enorme potencial.

Projetos de casas rústicas modernas

Uma maneira ótima de aplicar o estilo rústico em um interior é dando um toque contemporâneo. Em uma casa de campo histórica, por exemplo, geralmente há elementos arquitetônicos com muito caráter, como pesadas vigas de madeira ou uma sólida escada de pedra. Estes elementos tradicionais, tão cheios de caráter, podem servir como um excelente ponto de partida para uma renovação com um ar mais moderno.

Grandes janelas (que deixam entrar a luz e a natureza no interior), móveis minimalistas e cores claras serão o contraponto ideal à madeira escura e pedra do interior original. Além disso, usar as últimas tendências em decoração, como elementos metálicos e linhas curvas, pode ser a maneira perfeita de incorporar um tom cosmopolita aos locais mais remotos.

Como dar nova vida a um interior com história

Uma abordagem muito diferente, ao renovar uma casa histórica, pode ser tentar preservar a identidade e a estética originais. Neste caso, a melhor solução será preservar as aberturas das janelas e portas originais e introduzir mais luz no interior com tons claros nas paredes e tapetes.

Nestas casas, muitas vezes encontraremos móveis originais em diferentes madeiras. Estas peças históricas (que valem a pena restaurar se necessário) dão sempre um toque rústico ao interior, enquanto lhe conferem aconchego e personalidade.


Porém, devido aos tons escuros da madeira e da pedra, uma recomendação muito comum para esse tipo de espaço é a escolha de estofados em cores claras. Almofadas estampadas em tons neutros como bege, off-white ou verde “sage” (ou “salbia green”) podem ser a melhor opção para trazer luz a esses interiores escuros. E quanto às estampas, recomendamos apostar em motivos naturais e, claro, muitas pinturas.

Os melhores móveis rústicos

Se algo vai determinar o interior de uma casa, são os móveis. As peças principais de uma casa, como móveis de sala de jantar, sofás, etc. Eles desempenham um papel muito importante em dar vida aos projetos tradicionais de casas rústicas.

Em geral, os móveis de estilo rústico dão muito mais importância aos materiais (sempre orgânicos e em tons neutros ou terrosos) do que às formas. Assim, raramente encontraremos objetos de design em um interior rústico, mas peças como sofás de couro robustos, enormes prateleiras de madeira ou mesas de centro feitas de troncos de árvores, ou raízes se destacarão.

No entanto, quando se trata de materiais, não devemos pensar que o design rústico nos restringe a usar apenas pedras e madeira. O couro mencionado é uma opção de muito sucesso para sofás, e linho, couro ou lã também são texturas muito populares. Além disso, fabricações como cadeiras de vime trançado ou ferro forjado podem ser opções muito interessantes para uma sala de jantar (seja interna ou externa).

E claro, afastando-se do lado mais tradicional do design rústico, opções mais minimalistas como metal ou vidro podem criar um efeito de contraste muito poderoso.

Os detalhes perfeitos para projetos de casas de campo rústicas

Ao contrário de outros estilos decorativos como o minimalista (em que os poucos móveis escolhidos são tudo), quando se trata de decorar um interior rústico, os detalhes decorativos são de grande importância. Cobertores colocados nos sofás, almofadas estampadas, tapetes macios ou candeeiros de mesa são alguns dos elementos que darão vida e atmosfera a um interior rústico.

Todos esses itens servem para destacar, em todos os momentos, o aconchego da madeira e do couro dos móveis. E é que tanto a iluminação do ambiente, quanto as cores e texturas dos objetos decorativos, devem sempre complementar o mobiliário principal.

Plantas em vasos de barro, estatuetas de terracota ou livros encadernados em couro podem ser decorações perfeitas para qualquer interior rústico. Mas, além disso, podemos dar um papel muito importante a outros elementos. Têxteis, por exemplo, podem servir como magníficos acessórios decorativos: cortinas de linho, mantas ou almofadas estampadas, podem dar suavidade e leveza ao design de casas rústicas.

Projeto de fachadas de casas rústicas

É claro que ao projetar uma fachada, as propostas que encontramos na maioria das casas de estilo rústico são marcadas pelos elementos que temos visto: materiais naturais com texturas ásperas, como pedra e madeira, dominarão a maioria das propostas. No entanto, o tijolo também desempenhará um papel de liderança em muitos dos exteriores.

Por outro lado, as diferentes propostas serão determinadas pela geografia e pela disponibilidade dos materiais. Assim, por exemplo, os desenhos das casas rústicas argentinas e os desenhos das casas rústicas mexicanas não serão exatamente os mesmos em seus materiais.

Fachadas de madeira

Embora muitas vezes seja combinada com diferentes tipos de pedra nos designs mais clássicos, a madeira também pode ser usada sozinha. Fachadas com alpendres de duas águas, por exemplo, inteiramente de madeira, são uma proposta altamente funcional (dependendo, claro, do clima da região).

Um dos modelos mais comuns é o da cabine de duas águas. Modelo que, feito de madeira com grandes janelas e pátio frontal, exemplifica perfeitamente a estética rústica.

Fachadas de pedra

As fachadas de pedra podem assumir muitas formas, desde uma parede simples com janelas até uma fachada com projeções e varandas. Mas uma das opções mais comuns é a combinação de uma fachada de pedra com um alpendre de madeira.


Outra alternativa é a que observamos na imagem, um projeto de casa rústica espanhola, da região de Pamplona, ​​em que uma parede frontal com várias janelas é coberta por um beiral marcado, que protege a frente da casa das intempéries.

Projetos de casas rústicas de tijolos

Finalmente, e talvez um pouco mais fino, ou o tijolo sobressai. Esta última opção é comum em certas zonas da Europa, onde é geralmente combinada com azulejos brancos e tectos escuros. O resultado-mais colorido-é muito decorativo, mas igualmente rústico e funcional.



Concluindo, por sua versatilidade e simplicidade, o estilo rústico é uma das melhores alternativas na hora de projetar uma casa no campo. Um ambiente natural onde, sem dúvida, se encaixará perfeitamente.

Perguntas frequentes

Qual é o material mais barato do mundo para construir uma casa?

Em muitos casos, a localização determinará os custos das matérias-primas, devido, entre outras coisas, às taxas de transporte. É isso que apostar em materiais locais pode ser uma alternativa muito econômica (e sustentável).

Como decorar pequenas casas rústicas?

Materiais orgânicos como madeira e couro são a essência do estilo rústico, razão pela qual devem ser os protagonistas em um interior deste estilo.

Como decorar uma casa com acabamentos rústicos?

Ao escolher os acabamentos para um interior rústico, é importante evitar elementos polidos e brilhantes, que podem colidir com o restante da decoração.

Qual é a cor rústica?

Em geral, as cores tiradas da natureza (como o verde ou o marrom) são as mais comuns em um interior rústico, no entanto, você também pode optar por diferentes tons de vermelho, azul ou preto.

Sign up for more like this.