De Gucci a Toogood: 5 descobertas da Semana de Design de Milão 2024
Demos uma primeira olhada nas propostas e novidades vistas na Semana de Design de Milão 2024. Desde marcas estabelecidas como Gucci até os criadores emergentes mais promissores da indústria.
A Semana de Design de Milão 2024 acaba de começar e, mesmo assim, já temos algumas das grandes descobertas desta edição. Desde a proposta chamativa da Gucci, às coleções de algumas das grandes marcas participantes do Salone del Mobile, não perca as novidades mais emocionantes desta nova edição da grande festa do design internacional.
Gucci Design Ancora: design italiano com um toque espanhol
O novo diretor criativo da marca italiana Gucci — Sabato De Sarno — está por trás da ideia deste novo projeto: Gucci Design Ancora. Revelado na segunda-feira, 15 de abril, o projeto consiste em uma reedição especial de cinco peças significativas da era dourada do design italiano. As peças, renovadas na cor Rosso Ancora (uma cor vinho espetacular escolhida por De Sarno para representar um novo capítulo para a marca), são expostas durante esta Semana de Design de Milão na boutique Gucci na Via Montenapoleone 7.
O cenário para esta seleção de peças de design foi idealizado pelo arquiteto espanhol Guillermo Santomà em colaboração com De Sarno. O designer italiano escolheu a cor: o verde, que cria o contraste perfeito para as peças cor de vinho, mas o cenário criado por Santomà traz verdadeiro impacto. Nas palavras do arquiteto "se simplesmente tivéssemos juntado todos os objetos, teríamos criado uma sala de estar. Em vez disso, decidimos eliminar os limites impostos pelo uso destes objetos e criar uma espécie de limbo". O resultado é uma cenografia simples mas impactante, que transforma as peças da coleção em verdadeiras obras de arte: “Os objetos que flutuam neste limbo não têm significado nem função. São apenas forma, materialidade e cor”. E a cor, sem dúvida, é espetacular.
As peças incluídas na coleção, verdadeiros ícones do design italiano, foram produzidas em colaboração com várias marcas de design italianas.
- A cômoda Storet desenhada por Nanda Vigo para Acerbis (1994, reeditada em 2020).
- O tapete Clessidra, desenhado por Nicolò Castellini Baldissera a partir de um design de seu avô Piero Portaluppi, editado por cc-tapis (2024).
- A lâmpada Parola, desenhada por Gae Aulenti e Piero Castiglioni para FontanaArte (1980).
- O sofá Le Mura de Mario Bellini para Tacchini (1972, reeditado em 2022).
- O vaso Opachi, desenhado por Tobia Scarpa para Venini (1960, reeditado em 2021).
Rude Arts Club de Faye Toogood + Tacchini + CC Tapis
O Rude Arts Club é um pequeno refúgio do tumulto das ruas de Milão durante a Semana de Design — quando centenas de milhares de visitantes se aglomeram pelas ruas e eventos em cada canto da cidade. Para a ocasião, o número 10 da praça milanesa de Santo Stefano foi completamente reimaginado para abrigar duas coleções de design que são apresentadas em paralelo. A designer multidisciplinar Faye Toogood é o centro deste evento, onde apresenta sua coleção de mobiliário Cosmic (em colaboração com Tacchini) e Rude, sua segunda coleção de tapetes com a cc-tapis.
O espaço é uma casa decorada com cuidado, cor e emoção. É uma casa cheia de salas únicas, cada uma decorada para refletir a criatividade da designer britânica. Os tapetes são montados nas paredes, como se fossem obras de arte antigas, e os interiores são preenchidos com espetaculares poltronas, sofás e divãs de acabamentos acetinados. Tudo é impactante, colorido e 'muito Toogood'.
Mas o espaço vai muito além de uma apresentação de móveis e tapetes. Esta casa maravilhosamente decorada conta também com uma sala de projeções, onde o compositor Giorgio di Salvo criou um espaço imersivo através da música. Além disso, o conhecido bar milanês Bene Bene está encarregado de proporcionar noites memoráveis. Por outro lado, em algumas das paredes, penduram os esboços iniciais dos tapetes desenhados junto com a cc-tapis, mostrando o processo de trabalho por trás desses espetaculares designs.
UNNO Gallery apresenta Origen
A galeria UNNO volta a esta edição da Semana de Design de Milão para apresentar Origen, uma exposição coletiva de quatro artistas e designers latino-americanos. Através do trabalho de Mark Grattan, Estudio Persona, Habitación 116 e Andrea Vargas Dieppa, esta exposição tenta explorar os mitos e contos da antiguidade, que falam sobre as origens da humanidade.
Para Maria Dolores Uribe e Laura Abe Vettoretti (fundadoras da UNNO Gallery) o objetivo de Origen era combinar o trabalho de vários artistas, oriundos de diferentes lugares da América Latina, que interpretassem o conceito de começo, do "origem", de uma forma diferente e pessoal. E, assim, a ideia se materializa através de uma série de peças de design muito diferentes e individuais, carregadas de tradição e conteúdos culturais.
Esta exposição pode ser descoberta na Via Palermo 8 durante a Semana de Design de Milão.
As coleções de Acerbis e MDF Italia
Claro, o coração da Semana de Design de Milão é o Salone del Mobile. Realizado em um grande espaço de exposição nos arredores da cidade, esta feira acolhe apresentações de milhares de empresas de design internacionais, que escolhem Milão todos os anos para apresentar suas coleções e novidades. E, mais uma vez, duas das empresas italianas que moldam o panorama internacional de design exibem suas coleções juntas: MDF Italia e Acerbis.
Nesta ocasião, a MDF Italia renova seu portfólio de designers e projetos, apresentando uma seleção de novos produtos e coleções. As mesas Bonnet de Marialaura Irvine, a poltrona Peggy de Gio Tirotto, ou as coleções de cadeiras Cantle de Marco Lavit e Edo de Tommaso Caldera são algumas das novidades da empresa. No entanto, a proposta mais chamativa da temporada é o sofá Array projetado por Snøhetta. O sofá é um design modular versátil e flexível, construído a partir de pequenas peças independentes que permitem criar um sofá infinitamente longo, com formas tanto curvas quanto retas.
Por sua vez, a Acerbis criou um espaço único e cheio de identidade para a ocasião, em colaboração com o arquiteto Pitsou Kedem. Neste cenário, a Acerbis apresenta seus novos designs: as mesinhas Lokum de vidro soprado desenhadas por Sabine Marcelis e o móvel Élitra de Pietro Russo, em uma série de diferentes configurações.
A galeria temporária da VERSO
A galeria de design itinerante VERSO viaja pela primeira vez à Europa, abrindo a exposição “Palma & Bravo: Diálogos entre Brasil e Chile” em Milão por ocasião da Semana de Design. A exposição é um diálogo entre dois estúdios de design latino-americanos — Palma, estabelecido em São Paulo, Brasil, e Bravo em Santiago do Chile. Ambos os estúdios apresentam novas coleções, que combinam tradição e artesanato com novas e interessantes tecnologias.
Palma apresenta a coleção Bingo, que inclui uma ampla gama de peças cuidadosamente elaboradas à mão, como uma luminária de chão, uma luminária de mesa, uma mesinha auxiliar, uma poltrona ou um espelho. As técnicas artesanais são as verdadeiras protagonistas da coleção. Por outro lado, o sistema de armazenamento Trama, de Bravo, explora um design 100% técnico e racional que busca reduzir ao máximo o número de peças com um montagem técnica e geometria ortogonal.
O Brasil na Semana de Design de Milão 2024
Durante a Semana de Design de Milão (MDW), o design brasileiro é destacado em várias instalações e exposições no evento paralelo FuoriSalone, sob o tema Materia Natura. Um dos pontos altos é a exposição Coccoloba, que apresenta 53 obras de designers brasileiros, organizada por Bruno Simões e parte da INTERNI Cross Vision. Essa mostra acontece na Universitá degli Studi di Milano de 15 a 28 de abril.
Ainda na mesma universidade, de 15 a 28 de abril, a instalação Sparking Chance, criada pelo escritório Mario Cucinella Architects, é exibida. A obra destaca inovações que respeitam o meio ambiente e valorizam tradições, refletindo a visão da Roca.
Paralelamente, a Ornare inaugura sua primeira loja principal em Milão, localizada no Quadrilatero della Moda. Durante a inauguração, as coleções Timeless e Colette são apresentadas como destaques.
A Etel traz para a galeria da marca a exposição Resetar Modernidade, Reinstituir a Natureza de 15 a 20 de abril. A exposição propõe uma reflexão sobre a reinvenção e inovação nos métodos de produção, combinando práticas sustentáveis com o design industrial, utilizando técnicas artesanais e materiais naturais em projetos de Percival Lafer, Studio MK27, Patricia Urquiola e Juliana Vasconcellos.
No SaloneSatellite, que faz parte da MDW, cerca de 1,9 mil expositores são apresentados, incluindo 600 jovens talentos e 22 escolas de design. Dentro deste segmento, destaca-se a exposição Brazil Design Talents, organizada pelo jornalista Marcelo Lima e patrocinada pelo D&D Shopping e pela Docol, após sua estreia na DW! SP 2024.
Você também pode se interessar:
Salma na Maison&Objet 2024: inspire-se na marca luxuosa de móveis que trabalha mundialmente
Salone del Mobile: 9 eventos imperdíveis
Principais feiras de design de interiores no Brasil e no mundo
Brasileiríssimo: Projeto de design de interiores internacional com toques brasileiros