Castelos do Loire na França: uma viagem imprescindível para todos os amantes de arquitetura
Se você gosta de arquitetura e design de interiores, esses castelos franceses serão a fonte de inspiração que você precisa para seus projetos.
No centro da França, ao sul de Paris, encontra-se a região do Vale do Loire, um ambiente rico em história e repleto de palácios, torres e mansões — o que conhecemos como Castelos do Loire —, exemplares excepcionais da arquitetura francesa do Renascimento. A bela paisagem natural, as cidades pitorescas da região ou os edifícios excepcionais fazem do Vale do Loire e dos Castelos um destino turístico ideal para qualquer amante da arquitetura, arte ou história.
Nas linhas seguintes trazemos-lhe alguns dos pontos-chave na hora de planejar uma visita aos Castelos do Loire. Portanto, se você gosta de arquitetura e design e deseja descobrir novos marcos históricos para se inspirar, continue lendo este post.
Os Castelos do Loire: Sully-Sur-Loire
Mais do que uma bela mansão, Sully-Sur-Loire é um monumental castelo defensivo, com robustas torres e rodeado por um enorme fosso. Em suma, as suas amplas janelas e interiores ricamente decorados (bem como os tetos em madeira rústica) farão com que qualquer amante de decoração adore o espaço.
Sem dúvida, o Castelo de Sully-Sur-Loire é uma visita obrigatória em sua visita aos Castelos do Loire. Além disso, é um bom ponto de partida para a viagem, já que está localizado na parte alta do vale, próximo a outros dos grandes palácios da região.
Os castelos do Loire: Chambord
De todos os castelos construídos no Vale do Loire, Chambord é o maior e um dos mais conhecidos. Em geral, a arquitetura de muitos dos castelos do Loire é caracterizada por uma decoração refinada e telhados pontiagudos (típicos da arquitetura renascentista francesa), embora poucos edifícios o exemplifiquem tão bem quanto o castelo de Chambord.
Chambord é uma parte essencial de qualquer viagem aos Castelos do Loire e é um marco arquitetônico que impressionará qualquer amante da arquitetura (especialmente aqueles interessados na arquitetura renascentista francesa). Detalhes como as espetaculares escadarias duplas, ou os incríveis telhados, não passarão despercebidos. Ao retornar, você desejará introduzir um pouco de toda essa grandeza em sua casa e detalhes como painéis de parede serão seus melhores aliados para conseguir isso.
Os castelos do Loire: Chenonceau
No rio Cher (um dos afluentes do rio Loire) ergue-se um dos mais notáveis castelos do Loire: o castelo de Chenonceau. Para além de duas grandes torres, este palácio está inteiramente construído sobre o rio, com grandes arcos em forma de ponte. Por isso, o palácio é verdadeiramente impressionante, sobretudo quando se vê o seu reflexo na água do rio que passa por baixo dele, ou ao pôr-do-sol, quando a luz se aproxima por entre os largos pilares que o sustentam.
As grandes janelas, as varandas e as molduras que decoram as paredes de pedra fazem deste palácio um exemplo espetacular da arquitetura renascentista francesa. Sem dúvida, será um dos destaques de uma visita ao Vale do Loire e aos Castelos.
Os castelos do Loire: Azay-le-Rideau
Outro dos afluentes do rio Loire —o Indre— circunda este novo castelo, localizado ao sudoeste de Chenonceau. O Château de Azay-le-Rideau é talvez um dos melhores exemplos da arquitetura renascentista francesa, algo que pode ser visto em suas pequenas torres ou em seus telhados pontiagudos de ardósia.
Construído em uma pequena ilha (mas se estendendo sobre o rio), Azay-le-Rideau emerge da água como um castelo dos sonhos. Por isso, é uma parte incontornável de uma visita aos Castelos do Loire.
Os Castelos do Loire: Lude
Um tanto afastado do curso do Loire — e dos outros castelos do vale—, o Château de Lude é um palácio cheio de história. Como muitos outros castelos da zona, as suas origens encontram-se numa fortaleza medieval, que mudou de mãos (e assumiu diferentes formas) ao longo dos séculos, até ter o aspecto que vemos hoje.
Entre os castelos do Loire, o Château de Lude é um dos mais belos. Com sua fachada neoclássica e enormes janelões brancos, o Lude pode parecer a mais pura obra da arquitetura francesa, mas está repleto de referências ao Renascimento italiano e outros estilos. As suas molduras com medalhões e guirlandas sem dúvida não o deixarão indiferente (assim como os seus belos jardins).
Mas embora estes sejam alguns dos palácios e castelos mais notáveis do Vale do Loire, eles não são os únicos. Mais de cinquenta edifícios compõem o que é conhecido como Castelos do Loire, e são um destino cem por cento recomendado para os amantes da arquitetura (especialmente da arquitetura francesa).
E se essas proezas da arquitetura renascentista o inspiraram, por que não tentar implementar alguns de seus elementos em sua casa? Molduras de parede, móveis estilo Luís XVI, detalhes em pedra calcária ou mármore. Tudo isto pode ter lugar na sua casa. Explore todas as suas possibilidades com Planner 5D, software de design de interiores e arquitetura com o qual você pode redecorar sua casa ou até mesmo recriar qualquer um dos Castelos do Loire. Experimente aqui.