Casas Duplex: Plantas e Projetos

Ideias únicas para casa duplex, o que são, como decorá-las e otimizar o espaço.

Casa Duplex
Casa Duplex

Casas duplex são casas com dois pavimentos, normalmente ligados por uma escada construída no seu interior. As casas de dois pisos também podem ser chamadas sobrados e são boas opções para aqueles que pretendem aproveitar otimizando melhor o espaço de um terreno.

Plantas de casas duplex pequeno com 2 quartos

Neste projeto, o primeiro piso foi reservado para a área comum, como sala de estar, televisão e cozinha. Perceba que o usuário utilizou plantas e uma árvore na área de lazer junto a piscina. Ao mesmo tempo que usou na sacada do piso superior da planta de dois quartos alguns vasos com árvores, proporcionando uma sensação de conforto e bem-estar ao projeto.

Planta de casa duplex pequena com 2 quartos e cozinha americana


Nos dois projetos de plantas de casas duplex e cozinha americana, mesmo que pequenas, as cozinhas proporcionaram um ambiente onde o morador pode preparar uma refeição enquanto conversa com amigos e familiares. Os bancos altos próximo à bancada central podem ser utilizados para um evento entre amigos, por exemplo.

Duplex com 2 Quartos e Varanda

Imagine viver em um lar elegante e bem projetado que aproveita ao máximo o espaço disponível. Esse é o charme de um duplex com dois quartos e varanda. As casas duplex são habitações com dois andares, normalmente conectados por uma escada interna. Eles são ótimas opções para aqueles que desejam otimizar o uso do espaço em uma propriedade.

Neste modelo específico, o primeiro andar é reservado para área comum, como sala de estar. A presença de plantas e uma árvore na área de lazer ao lado da piscina, bem como vasos de plantas na sacada do andar superior, proporcionam uma sensação de conforto e bem-estar.

A combinação de um design inteligente, a utilização eficiente do espaço e a inclusão de áreas de lazer tornam este tipo de duplex de dois quartos com varanda uma escolha atraente para quem busca uma moradia moderna e agradável.

Planta de casa duplex com 3 quartos

Casa duplex com 3 quartos
Foto em 3D do Projeto Villa desenvolvido no Planner 5D

Neste modelo, o usuário optou por incluir um elevador ligando os dois andares internos da casa duplex com uma pequena escada na entrada principal. Além de incluir detalhes singulares e sofisticados, como cadeiras na sala de jantar imitando pele de vaca, um espelho em ladrilhos na parte de trás da cama e um lustre em cima de uma banheira proporcionando luxo. Confira fotos internas do projeto a seguir.

Duplex com 3 quartos e varanda

modelo de casa duplex
Prejetado por Maya Grebeneva no Planner 5D

Neste modelo de casa duplex, a projetista escolheu por inserir áreas de lazer no primeiro e no segundo pavimento. Veja que ela projetou a piscina no primeiro piso com a utilização de muito verde do jardim, árvores e gramado. A sacada no segundo andar de frente a porta de vidro que possibilita a entrada da luz natural.

Segundo piso duplex
Segundo piso duplex

No segundo pavimento ela também incluiu uma área para banho de sol com uma mesa onde os moradores da casa e amigos podem se reunir para um jogo de cartas ou a degustação de um churrasco, pois ela também incluiu uma churrasqueira na varanda.

Pavimento superior casa duplex
Projeto Maya's future home desenvolvido no Planner 5D

Foto em 3D da sacada no pavimento superior.


Planta de Casa Duplex com 3 Quartos e Cozinha Americana

Imagina uma casa que combina conforto e praticidade no espaço. Nessa proposta de casa duplex com três quartos e cozinha americana atende a todos esses requisitos.

Duplex quartos
Duplex quartos | Imagem gerada com Bing AI

No primeiro piso dessa planta, temos a área comum, que abriga a sala de estar, a sala de jantar e uma charmosa cozinha americana. Esse tipo de cozinha, que se integra com a sala, permite que você prepare as refeições enquanto conversa com os amigos e a família. Com bancos altos ao lado da bancada, cria-se um ambiente convidativo para o convívio social.

Plantas de casas duplex com 4 quartos


Nestes projetos de plantas de casas duplex com 4 quartos, nossas usuárias Micaela Maccaferri e MariaCris optaram por incluir janelas grandes de vidro que servem de inspiração para projetistas que consideram projetar algo com muita iluminação natural. Além disso, elas optaram por incluir um espaço para garagem, possibilitando o estacionamento dos carros na casa.

Vantagens e desvantagens da casa duplex

Para te auxiliar a decidir como será a estrutura da futura planta de sua casa, compilamos alguns prós e contras sobre uma casa duplex.

Casa duplex | Vantagens e Desvantagens
Casa duplex | Vantagens e Desvantagens | Imagem gerada com AI Bing

Vantagens da casa duplex

A otimização do espaço é de fato a principal vantagem de uma casa duplex. Mesmo com um terreno pequeno ou estreito, é possível elaborar uma casa duplex com ambientes maiores, pois você pode dividi-los em dois pavimentos.

Oferecer a privacidade aos quartos de dormir, estabelecendo uma separação com os ambientes sociais da casa também é uma possibilidade quando se opta por um projeto duplex. A área de visitas, como sala de estar, cozinha e área de lazer podem ser planejados no primeiro andar, enquanto o quarto infantil, suite do casal e quarto do bebê no piso de cima, por exemplo.

É possível planejar mais espaço para área de lazer e um jardim residencial. Com os quartos no piso superior você acaba liberando espaço para investir em um ambiente sociável, com uma churrasqueira, por exemplo.

Segurança — a sensação de segurança é gerada uma vez que os moradores da casa possuem seus quartos privados no piso superior.

Quartos maiores — Além da chance de ter mais ambientes, uma casa duplex possibilita a uma família mais quartos em sua casa, principalmente para seus filhos, gerando mais espaço para eles.

Valorização e demanda — no mercado imobiliário, uma casa duplex é bem valorizada, justamente pela demanda por uma casa com este tipo de estrutura ter aumentado.

Desvantagens da casa duplex

Maior custo de construção — usualmente os custos dos materiais de construção de casas duplex são mais caros do que os materiais para casas térreas.

Acessibilidade — geralmente, é projetado uma escada para a ligação dos pavimentos de uma casa duplex, dependendo se a família é composta por crianças, idosos ou pessoas com deficiência, este pode ser um modelo menos indicado para essa família. Porém, isso pode ser corrigido no projeto solicitando a troca da escada por um elevador.

Conclusão

Uma questão que deve se ter em mente é suprir as necessidades e vontades da família que irá morar na casa. Se for uma família que prioriza a questão da privacidade dos quartos, o ideal é projetar plantas de casas duplex com os quartos no andar superior e as áreas comuns no primeiro andar.

Caso o projeto for desenvolvido para uma família com um perfil mais social, como uma casa de duplex de praia, por exemplo, é adequado adicionar áreas de lazer para churrasqueira e piscina.

Como projetar uma casa duplex no Planner 5D

💡
Não se esqueça de usar o Planner 5D para projetar a futura planta da casa duplex de sua família.

Perguntas frequentes

O que é um duplex?

Um duplex é um tipo de moradia que consiste em duas unidades de habitação, uma sobre a outra ou lado a lado, cada uma com sua entrada independente. Normalmente, são estruturadas em dois pavimentos, interligados por uma escada interna.

Como funciona casa duplex?

A casa duplex é uma estrutura de dois andares, onde normalmente os espaços sociais (como sala de estar, cozinha e área de lazer) são planejados no primeiro andar e os quartos ficam no andar superior. Isso permite uma clara distinção entre áreas sociais e privadas.

Qual a diferença entre sobrado e duplex?

Embora muitas vezes usados como sinônimos, o termo "sobrado" refere-se a qualquer casa de dois ou mais andares, independentemente da distribuição interna. Já o "duplex" especificamente se refere a uma casa de dois andares, normalmente com uma divisão clara entre áreas sociais e privadas.

Sign up for more like this.