Melhores ideias de casas térreas

Um olhar sobre diferentes propostas para projetos de casas térreas: planos simples e modernos.

Melhores ideias de casas térreas
Casa térrea

Se tivéssemos que imaginar uma casa, certamente viriam à mente imagens de prédios de dois andares, janelas e uma pequena chaminé expelindo fumaça. No entanto, ao construir uma casa real, nem sempre é necessário elevá-la a vários níveis, pois os edifícios térreos implicam uma série de benefícios, como melhor acessibilidade e maior conforto.

Pensando nisso, apresentamos a seguir uma série de maquetes, plantas e ideias de fachadas, que podem servir de referência na hora de pensar em projetos de casas térreas.

Casa térrea moderna

Construir uma casa térrea não precisa significar um sacrifício em metros quadrados ou mesmo em número de espaços. Lembre-se de que, mesmo em projetos de casas pequenas de um andar, é possível acomodar até três ou quatro quartos.

Abaixo apresentamos uma série de diferentes projetos de casas térreas, que podem servir como modelos de distribuição para os diferentes cômodos do espaço. Quer trate de dois, três ou até quatro quartos, tudo pode caber em uma única altura.

Fachadas de casa térrea moderna

Casa térrea com chão de madeira, janelas de vidro e pilastra de tijolinhos

As casas térreas modernas são uma tendência crescente na construção de residências, oferecendo um estilo de vida confortável e elegante, combinado com a praticidade e acessibilidade. Essas casas são conhecidas por seu design minimalista e linhas retas, criando uma atmosfera limpa e moderna. Além disso, as casas térreas modernas também são uma ótima opção para aqueles que desejam viver com mais espaço, sem ter que lidar com escadas.

Um dos principais benefícios das casas térreas modernas é a sua acessibilidade. Sem escadas para subir ou descer, as casas térreas são ideais para pessoas com mobilidade reduzida ou para aqueles que buscam um estilo de vida mais fácil e sem barreiras. As casas térreas também são ideais para famílias com crianças pequenas ou animais de estimação, que podem ter dificuldade em subir e descer escadas.

Casa térrea com pedras, gesso, porta de vidro e escada de madeira

💡
Comece a planejar a sua casa térrea no Planner 5D

Plantas de casas térreas com 2 quartos

Para muitos, dois quartos são o requisito mínimo em uma residência — seja uma casa ou um apartamento. Sem dúvida, em uma pequena casa térrea é possível incluí-los. Aqui apresentamos um modelo de planta de casa térrea com boa distribuição espacial.

Projeto criado por Evelinaa no Planner 5D

Projetos de casas térreas com 3 quartos

Ao distribuir vários quartos em um andar, é importante manter as áreas comuns separadas dos espaços de descanso, garantindo uma boa experiência dos moradores da casa. De fato, é muito comum ver como os quartos e banheiros estão dispostos nos fundos de uma casa, enquanto a sala de jantar, a cozinha e a sala de estar são colocadas na frente do prédio.

No entanto, para residências com três quartos, uma recomendação interessante pode ser — na medida do possível — separar o quarto principal dos secundários, para dar-lhe maior privacidade.

Casas térreas com piscina

Veja a seguir alguns exemplos de casas térreas com piscina.

Como projetar casa térrea com piscina

Um projeto de casa moderna com piscina pode ser uma tarefa desafiadora, mas também pode ser muito gratificante. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:

Integre a piscina à casa para que se sinta como um espaço natural e fluido. Você pode fazer isso colocando janelas grandes que olhem para a piscina ou criando uma varanda com vista para a água.

Sunday Holiday
Exemplo de casa térrea com piscina

Crie áreas de convivência ao redor da piscina para que as pessoas possam desfrutar do sol e da água juntas. Isso inclui espaços para relaxar, como espreguiçadeiras ou sofás, e espaços para cozinhar e comer, como churrasqueiras ou cozinhas ao ar livre.

Photo by Jonathan Borba / Unsplash

Tenha em mente a segurança. Quando projetar sua casa térrea com piscina, é importante levar em consideração questões de segurança, como a instalação de cercas da piscina ou outros dispositivos com tecnologias de proteção.

Escolha materiais de construção de alta qualidade para garantir que sua piscina seja durável e resistente. Isso inclui revestimentos resistentes à água e ao desgaste, bem como equipamentos de filtragem de alta qualidade.

Tenha em mente o orçamento. Planeje seu orçamento com cuidado para garantir que você possa construir sua piscina sem endividar-se. Isso pode incluir a contratação de um profissional para fazer o projeto ou contratar uma empresa de construção para construir a piscina.

Com essas dicas em mente, você pode criar o projeto de casa térrea com piscina dos seus sonhos. Lembre-se de levar em consideração as necessidades de sua família e de planejar com cuidado para garantir que sua piscina seja uma adição valiosa e acessível para sua casa.

Casas térreas geminadas

Casas geminadas são propriedades ligadas umas às outras, onde o espaço total do terreno é dividido de forma igual, proporcionalmente. Possuem a mesma estrutura visual e dividem o mesmo telhado. Esse tipo de construção é mais comum em condomínios de casas.

Projetos casas térreas 150m2

Após você perceber ser possível projetar em seu terreno uma casa térrea devido às dimensões dele, você começa a se questionar como deve projetar a sua casa. Com tantas possibilidades, se faz necessário criar uma lista para perceber suas necessidades e desejos prioritários, e também as dos demais membros da casa.

A horizontalidade das casas térreas permitem a circulação entre todos os cômodos internos e externos, além de serem mais seguras para crianças e idosos devido à ausência de escadas. Caso você prefira o ambiente externo maior e está disposto a reduzir alguns centímetros dos cômodos internos e construir um jardim e uma garagem, por exemplo, também se faz necessário pensar ao longo prazo.

Existem diversos desenhos arquitetônicos de casas térreas. Entre os modernos mais atuais, estão os que privilegiam as linhas horizontais criando tensão com as verticais.

Casa moderna térrea

Ao contrário do que a maioria pensa, uma casa moderna não é uma casa contemporânea, uma construção moderna segue os princípios do modernismo. No Brasil, podemos observar este conceito a partir do século XX presente nas obras de Oscar Niemeyer, feitas por volta dos anos 40 e 50.

Uma casa moderna tem como características marcantes uma arquitetura com linhas retas, formas básicas, uma fachada com estrutura linear e detalhes diferenciados. Outro aspecto que confere modernismo às construções são os materiais utilizados, casas modernas são feitas a partir de materiais como o concreto, a madeira, metais e tijolos usados de modo aparente e comuns neste tipo de construção.

Outra vantagem de projetos com arquitetura moderna de casas térreas é o seu design minimalista e sofisticado. Com linhas retas e poucos detalhes ornamentais, essas casas criam uma atmosfera elegante e sofisticada, perfeita para aqueles que apreciam o estilo moderno e minimalista. O design minimalista também é uma ótima maneira de economizar espaço e maximizar a funcionalidade de cada cômodo.

Casas térreas grandes

As casas térreas modernas também são conhecidas por serem espaçosas e luminosas. Com fachada de grandes janelas e portas de vidro, esses modelos de casas permitem a entrada de luz natural e oferecem vistas panorâmicas para o exterior. O espaço aberto e a integração da cozinha, sala de jantar e sala de estar criam uma sensação de amplidão e conforto, ideal para aqueles que apreciam o estilo de vida moderno.

As casas modernas térreas e espaçosas são uma ótima opção para aqueles que buscam uma casa eficiente em termos energéticos. Com a integração de tecnologias avançadas, como painéis solares e sistemas de climatização eficientes, as casas térreas modernas permitem uma economia significativa de energia e custos de manutenção ao longo do tempo.

Casas com varanda na frente

Photo by Joshua Case / Unsplash

Exemplo de casa de campo com fachada de plantas e varanda.

Casa térrea simples

Fazenda no interior de Goiás - Brazil
Photo by adriana carles / Unsplash

O projeto de casa térrea simples é uma opção popular para aqueles que buscam um estilo de vida mais prático. Essas casas são conhecidas por seu design simples e funcional, que permite aproveitar o espaço de forma eficiente sem desperdiçar recursos. Além disso, as casas térreas simples são uma ótima opção para aqueles que buscam uma residência que seja acessível, confortável e fácil de manter.

Telhados casas térreas

Uma casa térrea pode ter diversos estilos de telhados, confira mais sobre telhados e modelos aqui.

Os telhados de casas térreas são uma parte importante da construção de uma casa, pois fornecem proteção contra as condições climáticas e podem ser usados como espaço adicional. Há vários tipos de telhados para casas térreas, incluindo telhados planos, inclinados e curvilíneos.

Telhados planos são ideais para casas térreas que estão localizadas em climas quentes e secos, pois ajudam a dissipar o calor. Além disso, os telhados planos podem ser usados como espaço adicional, por exemplo, como um terraço. No entanto, os telhados planos precisam ser mantidos com cuidado para evitar infiltrações de água, especialmente em climas com muita chuva.

A small house in yellow springs USA
Photo by Phil Hearing / Unsplash

Telhados inclinados são comuns em casas térreas e fornecem uma boa proteção contra as condições climáticas. Eles podem ser feitos de vários materiais, incluindo metal, cerâmica e madeira, e podem ser personalizados para combinar com o estilo da casa. Além disso, os telhados inclinados permitem que a água da chuva desça rapidamente, evitando infiltrações.

Photo by Jacques Bopp / Unsplash

Os telhados curvilíneos são uma opção elegante para casas térreas e são geralmente feitos de materiais mais caros, como vidro ou policarbonato. Eles oferecem uma grande quantidade de luz natural e podem ser usados como uma fonte adicional de calor em climas frios. No entanto, os telhados curvilíneos são mais difíceis de instalar e podem ser mais caros do que outros tipos de telhados.

Os telhados de casas térreas são uma parte importante da construção de uma casa e devem ser escolhidos com cuidado, levando em consideração o clima local, o estilo da casa e o orçamento. Há vários tipos de telhados disponíveis, incluindo telhados planos, inclinados e curvilíneos, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

Casas de condominio térreas

Como dito anteriormente, uma estrutura dividida com casas iguais no seu exterior são chamadas de casas geminadas. Porém, em São Paulo e região é possível encontrar condominios de casas térreas diferentes uma das outras.

Casa térrea pequena

Casa térrea pequena projetada no Planner 5D

Casas quadradas térreas

Casas terreas com garagem subterrânea

Projeto de casa terrea com garagens subterrâneas são em grande parte esquecidos, porém a garagem subterrânea pode ser benéficas na hora de descaregar compras em um dia chuvoso, além de serem sustentáveis por não ser necessário desmatar áreas verdes para construí-la.


💡
Gostaria de planejar mudança ou uma reforma da sua casa térrea?

Perguntas frequentes

O que são casas térreas?

Casas térreas ou casas de um andar possui um estilo mais clássico e tradicional. Nessa categoria de casa, todos os cômodos ficam de fácil acesso em um único andar — o que pode acabar ocupando um espaço maior no terreno.

Quais são as vantagens de ter uma casa térrea?

  • Acessibilidade: As casas térreas são mais acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou idosos.
  • Economia de energia: As casas térreas geralmente são mais fáceis de aquecer e esfriar devido à sua construção compacta.
  • Menos escadas: Com uma casa térrea, você não precisa subir e descer escadas todos os dias.
  • Mais espaço de armazenamento: As casas térreas geralmente têm mais espaço de armazenamento no subsolo.

Quais são as desvantagens de ter uma casa térrea?

  • Mais vulnerável à invasão: As casas térreas são mais vulneráveis a invasões do que as casas com andares.
  • Menos privacidade: As casas térreas podem ter menos privacidade devido à falta de separação física entre os cômodos.
  • Maior exposição a ruídos externos: As casas térreas são mais expostas a ruídos externos devido à falta de camadas de isolamento acústico.

Como é possível aumentar a segurança de uma casa térrea?

  • Instale sistemas de alarme para proteger a casa contra invasões.
  • Instale luzes externas para iluminar a área da casa e ajudar a afastar invasores.
  • Instale cercas para proteger a casa e aumentar a privacidade.

Como decorar casas térreas?

Com as diferentes ferramentas oferecidas pelo Planner 5D, você poderá criar planos 2D e modelos 3D que se adaptam perfeitamente aos seus gostos, decore e inspire-se.

Sign up for more like this.