Loft em Turim: o lado mais chique do estilo industrial

A reforma deste ático-loft em Turim (Itália) é uma amostra espetacular do design industrial mais moderno. Descubra os detalhes do projeto de Paola Marè.

ático-loft design industrial projeto de Paola Marè.
Projeto de Paola Marè. Imagem de Casalgrande Padana.

No coração da cidade italiana de Turim, e aberto a um belo pátio, encontra-se o Loft M50, um projeto de reforma da designer Paola Marè. Fiel às origens do espaço original (uma pequena fábrica), o apartamento foi desenhado num estilo industrial limpo e sofisticado, aproveitando ao máximo a amplitude do espaço e a luz natural da cidade.

Descubra conosco os detalhes deste espetacular projeto de design, desde a surpreendente distribuição do espaço aos belos materiais e elegantes acabamentos.

ático-loft design industrial projeto de Paola Marè.
Projeto de Paola Marè. Imagem de Casalgrande Padana.

Estilo


Raramente o estilo de um projeto de design de interiores é tão autêntico quanto neste loft de Turim. Nesses interiores, o estilo industrial é usado para elevar um interior de origens fabris. Assim, o estilo de design e a arquitetura se encaixam perfeitamente: desde os amplos interiores de tetos altos até a robusta coluna central de concreto à vista, que se complementam com aço, acabamentos em preto fosco, madeira e um piso com efeito de concreto.


Projete uma loft no estilo industrial no Planner 5D


O contraste de acabamentos frios e detalhes quentes — como uma divisória de bétula que fecha um dos espaços —, a planta aberta ou os móveis com texturas austeras e tons neutros, definem essa estética industrial, mas com um toque fresco e contemporâneo. Sem dúvida, a combinação do estilo perfeito no espaço ideal (e o fantástico trabalho de design) tornam este projeto um espaço verdadeiramente impecável.

No entanto, apesar dos tons e acabamentos neutros, o estilo do projeto é surpreendente. A aposta em escadas diferentes para cada um dos mezaninos ou a inclusão de um efeito interior-exterior conferem uma grande personalidade ao design. Por outro lado, as grandes janelas, os espetaculares tetos de madeira ou as elegantes lâmpadas são alguns dos detalhes mais especiais.

Distribuição


Aproveitando a altura dos tetos, Paola Marè decide distribuir os diferentes ambientes do apartamento em vários mezaninos. Desta forma, um quarto principal com jacuzzi e um pequeno banheiro — assim como uma área de estar — são colocados sobre a entrada do apartamento. E, um segundo mezanino sobre a cozinha oferece um espaço para convidados. Sala de estar e jantar são unificadas em um amplo espaço central no andar inferior, do qual se separam a cozinha de um lado e o banheiro principal e um estúdio do outro. Além disso, Marè consegue seccionar uma parte do interior original e convertê-lo em um pequeno pátio ao qual se abrem enormes janelas.

Originalmente, o espaço estava dividido longitudinalmente em duas longas salas. A viga central de concreto é uma lembrança desse grande muro divisor, que foi removido para ganhar amplitude. Essa divisão original determina a disposição dos telhados, que são mais baixos no centro. Por esta razão, o mezanino principal é dividido em dois, obrigando o uso de duas escadas diferentes, uma de cada lado do grande espaço diurno.

Materiais e acabados


Certamente, no design desses interiores destaca-se o uso de carpintaria metálica em preto. Seja para os mezaninos, as escadas, os perfis das janelas ou as balaustradas, o preto se destaca sobre as paredes brancas e tetos de madeira branqueada. Também a madeira de bétula de uma grande porta deslizante — que funciona como uma espécie de treliça — se destaca frente aos tons claros da arquitetura, proporcionando calor e interesse aos interiores.

sofá preto em loft industrial
Design de Paola Marè. Imagem cortesia de Casalgrande Padana.

Para os pisos, por outro lado, opta-se por azulejos de porcelana que imitam os acabados de concreto. Assim, o resultado é luminoso e se adapta perfeitamente ao estilo do projeto, mas sem perder o caráter prático e funcional próprio dos pisos cerâmicos. No banheiro principal, por outro lado, opta-se por um piso cerâmico mais escuro, dando um efeito mais dramático ao espaço. A marca italiana Casalgrande Padana assina os diferentes pisos escolhidos para o projeto.

Por outro lado, na parte inferior ao mezanino principal (onde se encontram a entrada da habitação, o banheiro principal e o espaço de trabalho) opta-se por um belo papel de parede com motivos vegetais. O design orgânico do papel estampado serve como perfeito contraponto ao caráter industrial do apartamento, mas preserva a paleta monocromática do apartamento.

A luz


Os grandes janelões e acabamentos luminosos enchem de luz os interiores deste apartamento. Além disso, os claraboias que se abrem no teto, entre viga e viga, transformam os efeitos da luz do sol em um dos protagonistas deste projeto. Frente ao espaço original (que deveria ser escuro e pouco aberto ao exterior), com esta reforma tenta-se aproveitar ao máximo a luz natural, abrindo janelas nos telhados e os cortes triangulares na parte alta das paredes. Mas, em qualquer caso, é a abertura desse pequeno pátio no fundo da casa que traz mais luz e introduz a natureza no projeto, já que sem a criação do pátio não existiriam janelas na parte inferior de nenhuma das paredes.

sala de jantar moderna com lâmpadas em loft de estilo industrial na Itália
Design de Paola Marè. Imagem cortesia de Casalgrande Padana.

Conclusão


Em resumo, a reforma deste ático em Turim, projetada por Paola Marè, explora ao máximo as possibilidades do estilo industrial (em um interior de passado verdadeiramente fabril) mas dando um grande protagonismo à luz natural, que é introduzida na habitação de todas as formas possíveis. Os janelões, a paleta monocromática, a carpintaria metálica e os diferentes acabamentos complementam o estilo perfeitamente, mas é a luz que transforma este sofisticado design em um verdadeiro lar.


Projete uma loft no estilo industrial no Planner 5D

Você também vai amar:

Projeto de casa estilo industrial com materiais naturais

Projeto de design de interiores internacional com toques brasileiros

Layouts de Сozinhas de Diferentes Tipos

12 ideias para o design de interiores da sua cozinha

Escritório boutique: entrevista com Thamyres Lima

Sign up for more like this.