Influência da arquitetura na arte: Edifício Itália recebe Experiência Cultural Nômade

Descubra a Experiência Cultural Nômade no icônico Edifício Itália, São Paulo. Inclui a exposição de arte de Gregório Gruber, peça teatral inspirada em Gertrude Stein e Mario de Andrade, e jantar temático. Uma celebração única da arte e arquitetura.

Circolo Italiano recebe arte de renomados artistas
Circolo Italiano recebe arte de renomados artistas. Foto: Art Mood Design

O Circolo Italiano, ou Edifício Itália, recebe a Experiência Cultural Nômade, uma atração tripla que inclui a exposição de arte de Gregório Gruber, pintor paulista que registra a cidade de São Paulo há décadas. "No dia 25 de Janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, iniciamos o novo projeto Casa Galeria Experiência Nômade, este projeto consiste em levar a arte e o design da Casa para lugares históricos e icônicos da cidade", conta Cezar Nascimento.

A atração tripla consiste na arte em forma de exposição, peça de teatro e jantar temático. Cezar explica que a arquitetura de interiores foi pensada em todo momento durante o planejamento da Experiência, o cenário da peça, e inclusive a expografia da exposição.

Circolo Italiano para o evento em homenagem a cidade de São Paulo

"Todo o projeto foi abraçado pelo espaço arquitetônico, em que o Edifício Itália, Circolo Italiano, um dos ícones da arquitetura brasileira, foi escolhido", explica. A exposição de arte do evento também homenageou Gregório Gruber, nos 470 anos da cidade de São Paulo e os fotógrafos Fernanda Fernandes, Magerson Bilibio e Máximo Hernández que levaram fotos da cidade.

Peça de arte cultural

A peça de arte durante a experiência imagina um encontro modernista entre Gertrude Stein e Mario de Andrade e imita as recepções da escritora americana em seu imóvel em Paris na época de 1920.

Naquela época, a escritora transformou o seu apartamento em um ponto de encontro da "intelligentsia" europeia. Junto com Alice B. Toklas, a poeta escritora recebia grandes artistas renomados, entre eles Pablo Picasso e Apollinaire. Os produtores do evento Cezar Nascimento e Fabio Saltini resolveram imitar a iniciativa de Stein transformando em uma peça de teatro.

Sobre o Edifício Itália

Circolo Italiano (Edifício Itália)
Circolo Italiano (Edifício Itália). Foto: Governo de São Paulo

O Edifício Itália, localizado no coração de São Paulo, Brasil, é um ícone arquitetônico por várias razões. Projetado pelo arquiteto alemão Franz Heep, este imponente arranha-céu foi concluído em 1965 e rapidamente se tornou um dos marcos mais reconhecíveis da cidade. Com 46 andares e uma altura de 165 metros, é um dos edifícios mais altos do Brasil. Seu design modernista reflete a influência da arquitetura europeia, especialmente a italiana, combinando funcionalidade com estética elegante. A estrutura do Edifício Itália é caracterizada por linhas limpas e uma fachada de concreto e vidro, que simboliza o avanço tecnológico e a modernização que São Paulo estava vivenciando durante a década de 1960.

Além da sua imponência arquitetônica, o Edifício Itália é também um ícone cultural e social. Ele não serve apenas como um espaço para escritórios, mas também abriga o famoso Terraço Itália, um restaurante e bar no topo do prédio que oferece uma das vistas mais espetaculares da cidade. Este terraço se tornou um símbolo do cosmopolitismo de São Paulo, atraindo turistas e moradores locais que desejam experimentar a cidade de um ponto de vista único. O prédio também é um exemplo do boom econômico que São Paulo experimentou no pós-guerra, refletindo o otimismo e a ambição da época. Assim, o Edifício Itália não é apenas uma maravilha arquitetônica, mas também um marco histórico e cultural, representando uma era de transformação e crescimento na maior cidade do Brasil.

Casa Galeria Experiencia Nômade

O evento triplo estará disponível até o dia 25/01/2024 no Circolo Italiano localizado na Avenida Ipiranga, 344. No dia 24/02 a peça de teatro será "A árvore seca" com a atriz Ester Laccava.

Informações da peça: A árvore seca

Save the date 24.02 sábado! Casa Galeria Experiência Nômade apresenta Trilogia Cultural no @circoloitalianosp no @edificioitalia 19:00 🕖 abertura com o coquetel na Exposição de Arte 🖼 homenageando @gregoriogruber + 20:00 🕗 Teatro 🎭 A Árvore Seca com Ester Laccava @ester_laccava (Prêmio Shell)Texto: Alexandre Sansão Direção: Leandro Goddinho e Antônio Vanfil Trilha: Ester Laccava e Leandro Goddinho Técnicos: Fernando Alcântara e Pablo Perosa Fotografia: João Caldas @joaocaldasfilho + 21:00 🕘 Jantar 🍽 Italiano pelos chefes do @circolocucina as 21:00 🕘.

Peça A árvore seca no Circolo Italiano
Peça A árvore seca no Circolo Italiano. Foto: João Caldas / Divulgação

Passaportes Culturais disponíveis via Pix CNPJ: 27.706.171/0001-97 Art Mood Design PRIMEIRO LOTE 200 reais 💵 até 17.02! SEGUNDO LOTE 250 reais 💵 de 18.02 até 21.02! TERCEIRO LOTE 300 reais 💵 de 22.02 a 24.02!

Reservas: Cézar Nascimento 11. 97318-1331 Fábio Saltini 11.99901-6930 - #apiocultural @circoloitalianosp @circolocucina @feed_consultoria @canalmf @morentefortecomunica @taniasciacco @sciaccostudio Produção e Realização @art.mood.design @casagaleriaoficial @cezar.nascimento.357 e @fabiosaltini LOCAL: @edificioitalia @circoloitalianosp Av. Ipiranga 344, 1o. Andar Centro Histórico São Paulo Valet no Local #casagaleriaexperiêncianômade #experienciacultural

Sign up for more like this.