Estilo minimalista no design de interiores
Como a tendência minimalista pode ser associada com o design de interiores da sua casa.
O design minimalista é sobre priorizar o essencial. Um design de interiores minimalista é despojado de sua função principal, constituído pela utilização de materiais limitados, cores neutras, formas simples e evitando o excesso de ornamentação para alcançar uma forma pura de elegância.
Você sabia que o design minimalista surgiu no século XX como uma reação e rejeição dos estilos altamente decorativos do passado? O arquiteto alemão Miles Van Der Roche já tinha como pensamento que “o menos é mais”.
Tópicos
Erros usualmente cometidos no design minimalista
Paleta de cores usualmente utilizada
A nova tendência do minimalismo
Estilo de vida e interior
Renderizações e itens
Popularidade
Erros usualmente cometidos no design minimalista
É incorreto atribuir ao design minimalista diversos formatos de móveis ou várias texturas diferentes em um mesmo interior (veja a esquerda). Muitos acessórios também não fazem parte deste estilo. Portanto, opte por utilizar materiais múltiplos, porém, sólidos, e permaneça com a decoração simples.
Além disso, é incorreto adicionar diversas cores na composição do ambiente, esquecer-se da funcionalidade prezando o estilo, e ter uma pobre utilização do espaço. Se você busca inserir o estilo minimalista no seu interior, foque em qualidade ao invés de quantidade, utilize móveis que se destacam no ambiente, uma arte marcante e abuse da iluminação natural.
Outros exemplos de erros cometidos pelas pessoas quando pensam no estilo de design minimalista é não adicionar nenhum tipo de textura, deixar tudo branco e paredes totalmente lisas e não adicionar nenhum tipo de acessório ao ambiente (veja a esquerda). O correto é prezar pela inclusão de suficiente decoração, textura e cores (direita).
Paleta de cores
Normalmente, é comum a utilização das seguintes paletas de cores para o estilo minimalista: paleta de cores monocromática, paleta de cores chá e mel e paleta de cores pastel.
A nova tendência do Minimalismo: Minimalismo quente
Os interiores minimalistas quentes concentram-se na simplicidade, silhuetas limpas, linhas agradáveis e, o mais importante — organização, totalmente sem desordem. Este estilo de design é o epítome do menos é mais, e conduz isso com tanto estilo e graça, que você nem notará que está perdendo nada.
A nova tendência do Minimalismo: Diferenças entre o Minimalismo Quente e o Minimalismo
O minimalismo típico usa uma mistura de metais, aço inoxidável e cromo para trazer profundidade (veja à esquerda), o que muitas vezes pode resultar em um tom frio e uma atmosfera elegante/estéril. Já o minimalismo quente tem mais uma paleta de cores neutras com marfim, bronzeado e cremes — utiliza texturas naturais, como madeira e tapetes tecidos para criar uma atmosfera convidativa.
Estilo de vida e interior: Como essas áreas da vida estão relacionadas
Um estilo de vida minimalista é o processo de identificar o que é essencial em sua vida e ter a coragem de eliminar o resto. Quando você remove o desnecessário, libera seu tempo e capacidade para se concentrar nas coisas que realmente importam em sua vida. Menos é mais.
Renders de design e interiores minimalistas no Planner 5D
Alguns itens do catálogo do Planner 5D que fazem parte do design minimalista
Popularidade
O estilo de design de interiores minimalista é popular pelas seguintes características:
- Simplicidade
- Cumprimento
- Liberdade financeira
- Funcionalidade
- Estética
Este estilo é mais popular em países escandinavos, Inglaterra, Estados Unidos e outros diversos.