Cozinha Planejada com Ilha: Modelos, Fotos e Desenhos

Entenda tudo sobre como monta a sua cozinha planejada com ilha, saiba mais lendo agora este artigo e descubra todas as dicas para a sua cozinha.

Cozinha Planejada com Ilha: Modelos, Fotos e Desenhos

A cozinha planejada com ilha é algo desejável por diversas pessoas, pois além de ser um espaço agradável para realizar algo social, ela é muito prática também para tarefas do dia-a-dia, como montar um café matinal, por exemplo, para seus filhos antes deles irem para a escola. Entenda mais sobre este estilo de cozinha, continue lendo este artigo.


O que é uma cozinha planejada com ilha?

O modelo de cozinha planejada com ilha, além de ser uma tendência no mundo do design de interiores, também é a categoria ideal para aqueles que amam cozinhar perto dos familiares e amigos. Ela funciona como uma ilha onde o móvel é inserido no meio do ambiente e deve conter um espaço para a circulação das pessoas.

Nos projetos de cozinha moderna é comum que a ilha contenha um espaço para armazenamento de louças e extensões dos lados da mesa para poder caber todos os convidados e integrantes da família para uma refeição.

Dicas essenciais antes de projetar uma cozinha com ilha

Uma ilha de cozinha traz muitas vantagens para a mesa. Aumenta o espaço no balcão para pequenos aparelhos e espaço de preparação, oferece armazenamento adicional para utensílios de cozinha, adiciona opções de assentos como bancos de bar ou cadeiras de jantar ao longo de um, ou mais lados. Cria um espaço definido em uma casa de conceito aberto e torna-se o coração da casa onde todos passam o tempo. Selecionamos algumas dicas essenciais de como projetar a sua.

Tamanho do ambiente

Como dito posteriormente, a cozinha planejada com ilha deve conter espaço suficiente para circulação Uma ilha de cozinha deve ter no mínimo 4 metros quadrados de comprimento por 2 metros quadrados de largura para ser útil, mas idealmente maior. Se você tem uma cozinha pequena e não tem espaço suficiente para permitir isso, recomendamos uma estação móvel ou uma mesa simples.

Atributos e altura

Idealmente, você deve ter pelo menos 1 – 1,2 metros entre a bancada/armários e o corredor. Qualquer tamanho menos provavelmente parecerá muito apertado. Essa distância é a que garante que você possa caminhar facilmente pela ilha. Também permite que alguém fique na ilha ou bancada/armários e tenha alguém andando atrás deles.

Armazenamento

Os tamanhos ditos posteriormente garantem que todas as gavetas e armários possam abrir facilmente sem limitações. Se você está com pouco espaço para armazenamento, certifique-se se existe outro local além da ilha em que você pode incluir armários de fácil acesso na sua cozinha.

Iluminação

Você deseja selecionar a iluminação que complementará a gama de funções desempenhadas aqui, desde cortar legumes até ler receitas, entretenimento e tempo para a família. Um plano de iluminação ideal fornece a capacidade de controlar o brilho para essas várias tarefas, aprimorando o design geral e fornecendo dicas visuais sobre a importância central desse espaço na cozinha.

Calcule o número de lâmpadas necessárias para a sua cozinha. Existe uma tabela que convenciona que a cozinha precisa de 300 lux por m². Lux é uma maneira de medir a quantidade de luz que existe em uma determinada área. Clique aqui e entenda tudo sobre iluminação.

Materiais

Existem diversas opções de materiais para cozinha planejada com ilha, A sua escolha será realizada pelo efeito desejado e o preço dos materiais disponíveis no mercado. Os mais comuns são ardósia, aço inoxidável, concreto, epóxi, granito, laminado, madeira, mármore, pedra-sabão, porcelanato e resina plástica.

Pense no destaque da sua cozinha planejada com ilha

Uma cozinha com ilha pode ser distribuída e ter tamanhos diferentes, veja a seguir os exemplos.

Ilha Pequena


Uma cozinha com ilha pequena normalmente deve ter pelo menos 90 centímetros de largura e 120 centímetros de comprimento. No exemplo acima, a cozinha contêm iluminação quente, com a pia e o fogão disponíveis na própria ilha. Uma ideia inteligente de se utilizar na decoração é a inserção de prateleiras para armazenamento de utensílios e aparadores suspensos, como a imagem acima demonstra.

Estilos de decoração de cozinha planejada com ilha

Muitas cozinhas são dispostas de mesas ou bancadas, normalmente instaladas no meio do espaço com materiais diferentes como madeira, granito ou mármore. Planeje primeiramente onde deseja instalar o móvel na cozinha para que não interfira na ergonomia do espaço.

Cozinha moderna de tijolinhos branca com madeira.

Projeto de cozinha feita de mármore.

Detalhes modernos, como pés de metal nas banquetas, área de jantar ilha de cozinha, madeira maciça na área de jantar, superfícies de madeira de fachadas de armários de cozinha suspensos,  piso estampado e azulejos de parede na cozinha, iluminação quente e plantas orgânicas fazem um interior parecer aconchegante e moderno como um tempero orgânico.

Cozinha azul com ilha com banquetas feita de mármore.

Cozinha com ilha que divide espaços entre preparação de alimentos e sala de jantar

Cozinha moderna com mesa clássica central.

Cozinha de granito com banquetas brancas

Cozinha e ilha de madeira

Cozinha com ilha branca iluminada com lustre de 4 lâmpadas

Ilha Grande


Ter uma grande ilha de cozinha é fantástico, mas pode haver algo grande demais. O tamanho da sala ditará o tamanho da sua ilha.

Outro fator limitante é o tamanho que o material da bancada está disponível. Idealmente, você deseja criar a parte superior da ilha a partir de uma placa limpa de material. A maioria das bancadas de pedra (quartzo/granito) vem em placas de aproximadamente 3m x 1,4m. No entanto, algumas são de tamanho jumbo e estão disponíveis um pouco maiores em torno de 3,2m x 1,5m.

Não planeje nada maior que 3m sem antes verificar se a bancada escolhida está disponível no tamanho desejado. Caso contrário, você terá que ter linhas de junção na bancada, o que pode estragar a aparência de uma ilha.

No exemplo de cozinha com ilha grande acima, perceba que a cozinha foi distribuída entre a ilha e a bancada para preparação dos alimentos. A ilha está disponível para sentar nas bancadas e realizar refeições.

Ilha Central

Neste exemplo de cozinha com ilha central moderna, pode-se perceber que a ilha distingue os espaços entre cozinha e sala. Além de também dispor de bancadas para assento e prateleiras para espaço de armazenamento.

Mesa na cozinha planejada com ilha

No exemplo acima usando madeira como material predominante, perceba que a cozinha com ilha também dispõe de uma mesa, ou seja, neste caso seria um espaço extra para visitantes e familiares sentarem durante uma refeição. Esta disposição de cozinha é normalmente indicada para famílias que pretendem convidar muitas pessoas.

Conclusão

É extremamente importante projetar a sua cozinha com ilha antes de começar a por a mão na massa. Planeje, observe o espaço disponível e por fim, escolha que estilo, material, iluminação e tamanho de cozinha com ilha pretende criar para o seu espaço da sua casa.

Perguntas frequentes

Como planejar cozinha com ilha?

Projete a sua cozinha usando a nossa ferramenta, Planner 5D. Clique aqui e veja como é simples e fácil de começar a criar seu espaço.

Quanto custa uma cozinha planejada com ilha?

Pode custar entre R$ 5.000,00 e R$ 20.000,00 (algumas podem custar bem mais caro) dependendo do material que você utiliza.

Quais são as desvantagens de se ter uma cozinha com ilha?

Uma ilha pode criar problemas em algumas cozinhas. Aqui estão alguns problemas comuns:

  • Interrupção no fluxo da sala se a ilha interromper o triângulo de trabalho da cozinha.
  • Problemas de colocação de aparelhos porque a ilha pode ser difícil de ventilar e requer fiação e encanamento especiais.
  • Problemas de orçamento se a ilha for muito grande ou se os acabamentos forem muito caros.
  • Constrições de espaço em cozinhas apertadas.
Sign up for more like this.