Como organizar mudança: 5 dicas para um processo fácil

Passo a passo de como organizar a mudança de casa de forma tranquila e fácil.

Como organizar mudança: 5 dicas para um processo fácil
Casal organizando mudança tranquila

O processo de mudança de casa pode ser bem trabalhoso. Muitas pessoas que se mudam sentem que nunca mais querem se mudar, ou pelo menos podem querer disponibilizar a mobília da casa de maneira diferente.

Quando falamos de mudança logo vem a mente o processo de empacotar tudo da antiga casa para ser possível se acomodar na casa nova. Porém, como você deve selecionar o que deve levar para a casa nova? Aqui estão cinco dicas para um processo de mudança fácil e transformar a sua casa em um ambiente melhor estruturado.

1. Alguns itens que você embalou (e carregou) deveriam ter sido deixados para trás

É bem comum, durante o processo de mudança, que você perceba que tem muito mais itens de casa do que pensava. E honestamente, quanto disso tudo você usou recentemente? Muitas pessoas que se mudam acabam percebendo que uma porcentagem considerável das coisas que pagaram para serem mudadas deveriam ter ficado para trás. Para mover algo requer tempo, esforço e dinheiro.

É hora de limpar a bagunça, mesmo que você não tenha planos de se mudar em breve. Você se sentirá melhor com o espaço da sua casa quando possui apenas os itens que realmente usa. Na hora de se mudar você estará pronto para arrumar tudo.

Mudança eficiente


Conclusão: Empacotar e remover algo da sua casa são duas tarefas diferentes. Tentar limpar durante o processo de embalagem dá muito trabalho em um curto espaço de tempo. Inicie o processo de remover os itens que não usa pelo menos dois meses antes de se mudar. Realize este processo em um cômodo de cada vez e decida o que será jogado fora, reciclado ou doado. Dessa forma, na hora de fazer as malas, você terá menos com o que lidar.

2. Os móveis da antiga casa podem não caber na nova

Um dos problemas comuns ao mover móveis de um lugar para outro é que a escala ou o estilo das peças principais não funcionam no novo local. Você pode fazer uma venda e praticamente doar as peças, depois gastar dinheiro com novas, ou pode comprar de maneira inteligente da próxima vez.

Móveis com cores neutras para casa nova

Conclusão: Suas principais peças de mobiliário devem ser de estilo clássico, cores neutras e o mais modular possível. Procure por sofá-cama que pode ser separados em pedaços menores ou expandidos em grandes conforme necessário. E após se mudar, invista em peças de destaque ousadas ou coloridas para dar um toque pop ao seu clássico mobiliário neutro. É muito mais barato comprar algumas almofadas gráficas ou um tapete de área do que substituir um sofá com um estilo muito específico. Outra opção é tomar algumas decisões rápidas e reaproveitar seus móveis antigos, repintando, estofando e até mesmo fazendo modificações mais amplas.

3. Evite comprar móveis pesados ​​

Costumava ser um fato que quanto mais pesada a mobília, melhor a qualidade. Mas isso não é mais verdade, graças aos avanços na fabricação e nos materiais. E uma vez que você tenha que carregar seu pesado e gigante sofá alguns lances de escada, você pode não amá-lo tanto quanto antes.

Móveis fáceis de serem carregados

Conclusão: considere o peso dos móveis antes de comprar. Procure peças bem construídas, mas com materiais leves. Melhor ainda, considere comprar móveis que quebram facilmente, ou até mesmo embalagens planas como essas peças, para economizar tempo e dinheiro em sua próxima mudança. Mesmo que você não planeje se mudar, móveis leves facilitam a reorganização ou a limpeza ao redor.

4. Você amou tanto a encenação da sua casa antiga que pensou em ficar

Você se apaixonou por sua antiga casa novamente depois que o corretor fez a mágica? Você não está sozinho. Qual é o segredo de como sua casa ficou tão incrível após ser encenada para vender? Simplificação e alguns princípios de design aplicados.

Separe as caixas para a mudança

Conclusão: Ao decorar uma nova casa, configure-a para parecer uma casa modelo — viva assim todos os dias. Isso significa que a desordem é inexistente, tudo é arrumado e cada quarto tem o toque certo de acessórios e cores. Queime velas perfumadas e aproveite sua casa!

Quando a crise doméstica começar, reorganize seus móveis e acessórios. Reorganizar seu espaço a cada poucos meses pode fazer maravilhas para a energia do quarto.

5. Pinte e decore antes de voltar a rotina

Sejamos honestos. Se você se mudou nos últimos dois anos, provavelmente tem algumas caixas que ainda não desempacou. Ou projetos de reforma da casa que você queria resolver e nunca conseguiu começar. Você tem que começar seus projetos de reforma antes de começar a se estabelecer em uma rotina diária.

Pintar casa nova

Conclusão: a decoração da casa precisa acontecer imediatamente. Se você tem projetos que deseja realizar, como mudar a iluminação, pintar ou substituir o piso, faça-os antes de se mudar, ou assim que se mudar. É muito mais fácil fazer os projetos, como pintura e piso, antes de você chegar, mas se você não puder fazê-los com antecedência, torne-os uma prioridade quando se mudar.

Desempaque todas as caixas o mais rápido possível. E se você está esgotado e repensando sobre a pintura da sala, pinte apenas uma parede em uma cor destaque. Você ficaria surpreso com o que uma única parede ousada pode fazer por uma sala.

Você está planejando se mudar? Use o Planner 5D para obter uma visão mais realista da sua casa nova com os seus móveis. Planeje e organize sua mudança conosco!