5 dicas de como pintar uma casa

Confira essas dicas e faça a pintura da sua casa como um verdadeiro profissional

O que precisa para pintar a casa? — Dicas e o passo a passo de como pintar uma casa
O que precisa para pintar a casa? — Dicas e o passo a passo de como pintar uma casa

Muitos de nós estamos planejando um orçamento neste momento para a decoração de interiores, porém, isso não significa que você tenha que adiar os planos de reforma da sua casa por conta disso.

Você pode estar pensando, no entanto, que precisa fazer mais por conta própria, em vez de contratar alguém para resolver o trabalho. Esteja você redecorando a casa inteira ou apenas decorando um cômodo, os especialistas em pintura e decoração da Toolstation têm cinco dicas fabulosas para ajudá-lo a obter um acabamento de nível profissional do qual você pode se orgulhar.

Gaste 90% do seu tempo na preparação

Ganhe tempo planejando a pintura. Foto: Shutterstock
Ganhe tempo planejando a pintura. Foto: Shutterstock

As pessoas com a intenção de fazer por conta própria (faça você mesmo) geralmente estão ansiosos para começar, mas há várias etapas que devem vir primeiro. Realisticamente, você deve passar a maior parte do tempo preparando a superfície e depois finalizando com a pintura. Dessa forma, sua pintura durará mais e será muito mais fácil obter um acabamento profissional.

Comece preenchendo todas as rachaduras e depois lixando o excesso. Em seguida, vá com um aspirador de pó para tirar o pó e utilize sabão de açúcar para limpar as paredes. Lembre-se, você terá que lavar o sabão de açúcar logo após utilizá-lo.

Não se esqueça de remover as ferragens

Remova ferragens. Foto: Pawel Czerwinski / Unsplash
Remova ferragens. Foto: Pawel Czerwinski / Unsplash

Remover ferragens como maçanetas, dobradiças e ferragens de janelas pode ser chato e demorado. Mas vale absolutamente a pena. Não importa o quão bom você seja com um pincel, se você deixá-lo, inevitavelmente acabará com tinta nele.

Quando se trata de dobradiças, em vez de remover as portas completamente, remova sistematicamente uma dobradiça de cada vez, começando pela parte superior. Reinstale e desça enquanto pinta.

Sempre misture sua tinta

Misturar tinta. Foto: Shutterstock
Misturar tinta. Foto: Shutterstock

Se você já assistiu a um pintor e decorador profissional, pode notar que eles começam usando uma furadeira elétrica e um acessório de pá para misturar completamente a tinta. Essa é uma ótima ideia, pois algumas tintas são propensas a se separar.

Se você não tiver uma mistura de pás, um agitador de tinta feito sob medida é a próxima melhor dica. Muitas pessoas cometem o erro de usar uma vara do jardim. É melhor evitar isso porque elas não têm a área de superfície necessária para agitar efetivamente a tinta.

Adicione água à tinta à base de água

Adicionar água à tinta — Foto: Guilherme Bellotti / Unsplash
Adicionar água à tinta — Foto: Guilherme Bellotti / Unsplash

Isso pode ser um pouco controverso, mas alguns dos decoradores mais experientes diluem levemente a tinta com água limpa. Pode tornar a tinta de emulsão à base de água mais fácil de trabalhar, por fluir mais suavemente. Além do fato da tinta diluída cobrir muito melhor.

Em relação à quantidade de água que você precisa, lembre-se de que você pode adicionar, mas não pode tirar. Geralmente, cerca de 200ml é perfeito para uma lata de cinco litros de tinta. Se você estiver pintando gesso novo, poderá ir até 500ml, pois o gesso fresco realmente suga muita água.

Carregue seu pincel primeiro

Carregar o pincel. Foto: Alex Jones / Unsplash
Carregar o pincel. Foto: Alex Jones / Unsplash

Prepare o pincel mergulhando as cerdas na água e depois tire o excesso. Isso torna a aplicação mais suave porque ajuda a preparar o pincel. Como bônus, parece facilitar a temida tarefa de lavar seus pincéis também!


💡
Experimente diferentes cores para a parede antes mesmo de pintá-las

FAQ

Qual a melhor cor para se pintar em casa?

A melhor cor para pintar o interior da casa depende do seu gosto pessoal e do ambiente que deseja criar. Cores claras, como branco e bege, são populares por deixar o espaço mais iluminado e parecer mais amplo, enquanto cores vibrantes podem adicionar personalidade e energia ao espaço.

Qual o segredo para uma boa pintura?

O segredo para uma boa pintura é a preparação adequada da superfície, escolha da tinta de qualidade e aplicação cuidadosa. Limpar a superfície, lixar irregularidades, aplicar um primer e usar pincéis e rolos apropriados são passos cruciais para assegurar um acabamento suave e duradouro.

Como fazer uma boa pintura em casa?

Para fazer uma boa pintura em casa, inicie limpando a superfície a ser pintada, removendo poeira e gordura. Lixe paredes irregulares e aplique um primer. Escolha uma tinta de qualidade e utilize pincéis e rolos adequados para aplicá-la. Aplique múltiplas camadas finas, permitindo secagem entre elas.

O que preciso saber antes de pintar a casa?

Antes de pintar a casa, é crucial escolher as cores certas, calcular a quantidade de tinta necessária, preparar as superfícies corretamente e proteger áreas que não serão pintadas. A tinta deve ser de boa qualidade, e a aplicação deve ser feita com ferramentas adequadas, em camadas finas, respeitando o tempo de secagem entre elas.

Sign up for more like this.