Arquitetura moderna — características e exemplos de casas

Explore as características essenciais da arquitetura moderna, incluindo o uso de materiais inovadores e a ênfase na funcionalidade.

Ópera de Sydney - Arquitetura Moderna
Ópera de Sydney - Arquitetura Moderna. Foto: Brian Chidlow / Pexels

A arquitetura moderna utiliza de elementos e materiais simples para construir algo à frente do tempo e que não passe despercebido. O movimento começou no século XX visando criar projetos de construção diferentes dos projetos de arquitetura tradicional da época.

Quando pensamos em arquitetura moderna no Brasil, alguns nomes vem a cabeça, como o de Oscar Niemeyer e o de Paulo Mendes da Rocha, por exemplo, em que seu estilo perpetuou não somente em território nacional, mas também internacionalmente. Com este tema em mente, nós resolvemos coletar elementos e características da arquitetura moderna para este post, continue lendo e inspire-se.

O que é Arquitetura Moderna?

arquitetura moderna em são paulo - Instituto Tomie Ohtake
arquitetura moderna em são paulo - Instituto Tomie Ohtake. Foto: Leandro Barreto

A Arquitetura Moderna, um movimento que se desenvolveu no final do século XIX e se consolidou ao longo do século XX, representa uma ruptura significativa com as abordagens arquitetônicas tradicionais. Caracteriza-se pelo uso inovador de novos materiais, como aço, vidro e concreto, pela funcionalidade e pela simplicidade das formas. A ênfase na funcionalidade significa que cada elemento de um edifício é projetado com um propósito específico, rejeitando ornamentos desnecessários. A estética da Arquitetura Moderna favorece linhas retas, formas geométricas puras e a expressão honesta da estrutura.

CENTRO CULTURAL INTERNACIONAL OSCAR NIEMEYER
CENTRO CULTURAL INTERNACIONAL OSCAR NIEMEYER. Foto: Rui Alves / Unsplash

O movimento moderno promoveu a ideia de que a forma de uma estrutura deve seguir sua função, resumida na famosa máxima de Louis Sullivan, "a forma segue a função". Arquitetos modernistas, como Frank Lloyd Wright nos Estados Unidos, Le Corbusier na França e Ludwig Mies van der Rohe na Alemanha, foram pioneiros em projetos que incorporavam espaços abertos e fluidos, integrando o interior ao exterior e enfatizando a luz natural.

CENTRO CULTURAL INTERNACIONAL OSCAR NIEMEYER. Foto: Rui Alves / Unsplash
CENTRO CULTURAL INTERNACIONAL OSCAR NIEMEYER. Foto: Rui Alves / Unsplash

Além disso, a Arquitetura Moderna estava alinhada com a ideologia progressista da época, buscando soluções para os problemas sociais e habitacionais através do design urbano e da habitação coletiva. Com a introdução de novas tecnologias de construção e materiais industriais, os arquitetos tiveram a oportunidade de explorar formas e espaços que antes eram impossíveis, dando origem a edifícios icônicos que definiram o século XX. Este movimento não apenas transformou a paisagem arquitetônica, mas também refletiu uma nova maneira de pensar sobre o espaço, a sociedade e a arte.


💡
Projete um imóvel moderno no Planner 5D

História da arquitetura moderna

A história da Arquitetura Moderna é marcada por uma evolução significativa em design e tecnologia, refletindo as mudanças sociais, econômicas e culturais do século XX. Originando-se nas últimas décadas do século XIX, com raízes no movimento Arts and Crafts, que criticava a produção industrial em massa e valorizava o artesanato e os materiais naturais, a arquitetura moderna começou a tomar forma mais definida no início do século XX. A Escola de Bauhaus na Alemanha, fundada por Walter Gropius em 1919, desempenhou um papel crucial ao enfatizar a função e a simplicidade, e estabelecendo as bases para a Arquitetura Moderna.

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, Portugal
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, Portugal. Foto: Michel Silva / Unsplash

Nos anos 1920 e 1930, arquitetos como Le Corbusier, Mies van der Rohe e Frank Lloyd Wright, entre outros, expandiram os conceitos modernistas, promovendo uma arquitetura que era, ao mesmo tempo, funcional e esteticamente minimalista. 

Sainte Marie de La Tourette, França. Arquiteto: Le Corbusier e Iannis Xenakis
Sainte Marie de La Tourette, França. Arquiteto: Le Corbusier e Iannis Xenakis. Foto: Elimende Inagella / Unsplash

Após a Segunda Guerra Mundial, a Arquitetura Moderna se espalhou globalmente, adaptando-se a diferentes contextos e incorporando avanços tecnológicos para atender às necessidades de uma sociedade em rápida mudança. Essa expansão incluiu a construção de habitações em massa, edifícios de escritórios e instituições culturais, solidificando o legado do modernismo nas cidades contemporâneas. A Arquitetura Moderna continua a influenciar práticas arquitetônicas até hoje.

Características da Arquitetura Moderna

As características da Arquitetura Moderna destacam-se por sua ruptura com as formas tradicionais e sua adaptação aos novos materiais e tecnologias disponíveis no século XX. Estas características refletem o desejo dos arquitetos modernos de criar uma nova expressão arquitetônica que respondesse aos desafios e às oportunidades do seu tempo, marcando uma era de inovação e influenciando profundamente o desenvolvimento da arquitetura contemporânea. Entre suas principais características, podemos citar:

Uso de novos materiais

características da arquitetura moderna
características da arquitetura moderna. Foto: ricardo gomez angel / Pexels

A Arquitetura Moderna é conhecida pelo uso inovador de materiais industriais, como o concreto armado, o aço e o vidro. Esses materiais permitiram a criação de estruturas mais leves, espaços amplos e fachadas envidraçadas, favorecendo a entrada de luz natural.

Funcionalismo

arquitetura
Arquitetura funcional. Foto: Expect Best / Pexels

Seguindo o princípio de que "a forma segue a função", os edifícios modernos são projetados para atender às necessidades práticas de seus usuários, eliminando elementos decorativos desnecessários e priorizando a eficiência e a praticidade.

Planta livre

torre eiffel
Torre Eiffel. Foto: Pixabay / Pexels

A flexibilidade dos espaços internos é uma característica marcante, possibilitada pela estrutura de suporte externa, que libera as paredes internas de funções estruturais, permitindo layouts internos flexíveis e abertos.

Fachada livre

arquitetura com fachada moderna
Casa com fachada moderna. Foto: R ARCHITECTURE / Unsplash

A separação da estrutura externa da função de fechamento das paredes permite fachadas livres, onde a distribuição de janelas e portas não está limitada pela estrutura do edifício, promovendo uma maior liberdade no design da fachada.

Janelas em fita

Prédio moderno. Gran Vía, Madri, Espanha
Prédio moderno. Gran Vía, Madri, Espanha. Foto: Joel Filipe / Unsplash

As janelas em fita são uma característica distintiva da Arquitetura Moderna, consistindo em longas faixas horizontais de janelas que se estendem ao longo das fachadas. Essa abordagem maximiza a entrada de luz natural nos interiores e reforça a estética minimalista e funcional do movimento modernista. Além de oferecer vistas panorâmicas, as janelas em fita contribuem para a sensação de abertura e continuidade entre o espaço interno e o ambiente externo, enfatizando a conexão com a natureza.

Terraço jardim

Os terraços jardim são espaços ao ar livre situados nos telhados ou em plataformas elevadas de edifícios, uma inovação introduzida pela Arquitetura Moderna para promover a integração com o ambiente natural em áreas urbanas densamente construídas. Esses jardins não só oferecem áreas recreativas para os habitantes, mas também contribuem para a melhoria do microclima, aumentando a biodiversidade e reduzindo o efeito de ilha de calor urbana. Os terraços jardim refletem o desejo dos arquitetos modernos de criar edifícios que se harmonizem com a natureza, mesmo em contextos urbanos.

Arquitetura Moderna no Mundo

Arquitetura moderna mundial
Wai Tan, Shanghai, China. Foto: Li Yang / Unsplash

A Arquitetura Moderna, um movimento que floresceu no século XX, é reconhecida por sua abordagem minimalista, uso inovador de materiais novos como o concreto, o aço e o vidro, e uma forte ênfase na funcionalidade. Em todo o mundo, essa escola de pensamento transformou paisagens urbanas, introduzindo designs arrojados que desafiaram as convenções arquitetônicas anteriores. Edifícios emblemáticos, como a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright nos EUA, a Villa Savoye de Le Corbusier na França e o Pavilhão de Barcelona de Mies van der Rohe na Espanha, exemplificam os ideais modernistas de integração entre forma, função e ambiente.

Arquitetura em Luxemburgo
Arquitetura em Luxemburgo. Foto: Jeff Trierweiler / Unsplash

A Arquitetura Moderna não se limitou a uma região, mas sim espalhou-se globalmente, adaptando-se a contextos locais e influenciando o desenvolvimento de cidades em todo o mundo, desde as metrópoles da América do Norte e Europa até as crescentes urbanizações da Ásia e América Latina, marcando uma era de inovação arquitetônica sem precedentes.

Arquitetura Moderna no Brasil

Arquitetura moderna brasileira
Terminal Bandeira, São Paulo, Brasil. Foto: Vanessa Bumbeers / Unsplash

A influência da Arquitetura Moderna no Brasil transformou a paisagem arquitetônica do país, marcando o século XX como um período de inovação e experimentação. Arquitetos brasileiros, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, foram pioneiros na adaptação dos princípios modernistas ao contexto local, incorporando a sensibilidade brasileira e as condições climáticas únicas às suas obras. A construção de Brasília, a capital planejada do Brasil, é um exemplo emblemático dessa influência.

Prédio futurista em Brasília. Foto: Matheus Natan / Pexels

Projetada por Niemeyer e Costa, Brasília é um testemunho do modernismo, com edifícios icônicos que exibem formas curvas e audaciosas, uso expressivo do concreto e integração com a paisagem natural. Essa era de inovação colocou o Brasil no mapa mundial da arquitetura, demonstrando como a Arquitetura Moderna pode ser adaptada e reinventada para refletir a identidade cultural e responder às necessidades específicas de um país.

Principais arquitetos modernistas e suas obras

Os principais arquitetos modernistas revolucionaram a arquitetura do século XX, introduzindo conceitos inovadores e estéticas únicas que continuam a influenciar o design arquitetônico até hoje. Suas obras são reconhecidas mundialmente por sua originalidade e pelo modo como refletem os princípios do modernismo. A seguir, destacamos alguns desses arquitetos e suas contribuições mais significativas.

Le Corbusier

Museu Nacional de Arte Ocidental - Tóquio, Japão projetado por Le Corbusier
Museu Nacional de Arte Ocidental - Tóquio, Japão projetado por Le Corbusier

Le Corbusier, um pioneiro do movimento modernista, é conhecido por seus conceitos de habitação como uma "máquina de morar" e pela adoção de cinco pontos da nova arquitetura: pilotis, terraço jardim, planta livre, fachada livre e janelas em fita. Entre suas obras mais emblemáticas estão a Villa Savoye, na França, e a Unidade de Habitação em Marselha, que exemplificam sua visão de arquitetura funcional e esteticamente minimalista.

Frank Lloyd Wright

Estrada Fallingwater, Pensilvânia, EUA - Casa Cascata de Frank Lloyd Wright
Estrada Fallingwater, Pensilvânia, EUA. Foto: Tim Wildsmith / Unsplash

Frank Lloyd Wright é celebrado por seu princípio de "arquitetura orgânica", que buscava harmonizar os espaços humanos com o ambiente natural. Sua obra mais famosa, a Casa da Cascata (Fallingwater) na Pensilvânia, EUA, é um marco na integração da arquitetura com a natureza, mostrando seu domínio sobre materiais e a fluidez dos espaços internos.

Afonso Eduardo Reidy

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Afonso Eduardo Reidy é um dos arquitetos mais importantes do Brasil, conhecido por seu trabalho no desenvolvimento do modernismo no país. Sua obra mais notável, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, destaca-se pela estrutura leve e elegante, com grandes vãos livres e uma integração cuidadosa com o entorno paisagístico, refletindo os ideais modernistas de funcionalidade e simplicidade.

Lina Bo Bardi

MASP por Lina Bo Bardi
MASP. Foto: Odinei Ramone / Unsplash

Lina Bo Bardi, uma arquiteta ítalo-brasileira, deixou um legado indelével na arquitetura brasileira com seu estilo único que mescla modernismo e sensibilidade às tradições locais. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), com sua icônica estrutura de concreto que cria um espaço livre e suspenso, é uma expressão de sua abordagem inovadora e de seu compromisso com espaços culturais acessíveis e democráticos.

Conclusão

Ao abordar o design moderno, tanto em interiores quanto em exteriores, é essencial aderir a princípios que refletem a simplicidade, a funcionalidade e a integração com o ambiente. Para aqueles interessados em explorar e criar designs modernos para exteriores, o Planner 5D oferece uma plataforma intuitiva e acessível. Com ferramentas que permitem a modelagem em 3D de espaços, é possível experimentar com diferentes layouts, materiais e mobiliários, visualizando como as escolhas de design se harmonizam antes de qualquer implementação física.


💡
Projete um imóvel moderno no Planner 5D

O Planner 5D é um software de arquitetura para profissionais e entusiastas do design arquitetônico moderno, facilitando a experimentação e a criação de espaços exteriores e interiores únicos que refletem os princípios do modernismo.

FAQ

Qual o objetivo da arquitetura moderna?

O objetivo da arquitetura moderna é criar espaços que sejam ao mesmo tempo funcionais e estéticos, utilizando materiais modernos como concreto, vidro e aço. Ela busca simplificar as formas e remover ornamentos desnecessários, enfatizando a "forma segue a função" e a integração do edifício com seu ambiente natural.

Qual a origem da arquitetura moderna?

A arquitetura moderna surgiu no final do século XIX e início do século XX, como uma resposta às novas necessidades urbanas e aos avanços tecnológicos da Revolução Industrial. Foi influenciada por movimentos artísticos e arquitetônicos anteriores, como o Arts and Crafts, e ganhou força com a fundação da Bauhaus na Alemanha, que promoveu uma fusão da arte com a manufatura industrial.

Qual a diferença entre arquitetura moderna e contemporânea?

A arquitetura moderna refere-se ao movimento arquitetônico que começou no final do século XIX e se estendeu até meados do século XX, caracterizado pelo minimalismo, uso de novos materiais e funcionalidade. Já a arquitetura contemporânea abrange uma variedade de estilos arquitetônicos do final do século XX e início do século XXI, focando na inovação, experimentação de formas, sustentabilidade e a integração de novas tecnologias, refletindo as mudanças e desafios do mundo atual.

O que mais influenciou a arquitetura moderna no Brasil?

A arquitetura moderna no Brasil foi fortemente influenciada pela chegada de arquitetos europeus na década de 1930, bem como pelas ideias de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O movimento foi marcado pela adaptação dos princípios modernistas às condições culturais e climáticas brasileiras, resultando em uma versão única do modernismo que enfatizava formas livres, o uso expressivo do concreto e a integração dos espaços internos com a exuberante paisagem natural do Brasil.

Sign up for more like this.