Projeto de design retrofuturista: unindo o passado e o futuro em um apartamento moderno

Descubra como o estilo retrofuturista transformou um apartamento em Pinheiros, São Paulo, unindo elementos icônicos do design dos anos 1940 com uma visão futurista, criando um ambiente aconchegante e funcional.

Projeto de design de interiores do Trees Arquitetura
Projeto de design de interiores do Trees Arquitetura | Imagem: marcoantoniofoto

O arquiteto, designer e construtor Eloy Fichberg da Trees Arquitetura nos conta como foi escolher e realizar o projeto de um apartamento localizado no Bairro de Pinheiros, um dos locais mais vibrantes e culturais de São Paulo, conhecido por sua diversidade e estilo arquitetônico.

Ele conta que o cliente tinha o desejo de morar em um apartamento onde pudesse aproveitar melhor cada espaço. “No início do projeto, fazemos entrevistas para entender as preferências e o estilo de vida dos nossos clientes”, explica. Continue lendo a entrevista e descubra como Eloy foi capaz de projetar um apartamento “Retrofuturista” seguindo as indicações e preferências do cliente.

Perfil do cliente e solicitações específicas

O cliente é um executivo que, morando sozinho em um apartamento duplex, percebeu que o espaço era grande demais para suas necessidades. “Seu desejo era mudar para um apartamento menor, onde pudesse aproveitar melhor cada área, ele nos contou que gostava de receber amigos em casa, tinha a necessidade de um espaço para trabalhar e relaxar, e expressou sua vontade de adotar uma linguagem de arquitetura “Retrofuturista”. Esse estilo, segundo o cliente, reflete como as pessoas dos anos 1940 imaginavam as casas do futuro, por volta de 2030”, explica. A partir dessa premissa, a Trees Arquitetura desenhou todo o conceito do projeto, alinhando cores, móveis e acabamentos à estética desejada.

Estilo Adotado no Projeto

O estilo adotado foi o “Retrofuturista”, conforme a solicitação do cliente. Eloy nos conta que um estudo aprofundado do conceito foi realizado para garantir que cada detalhe do projeto estivesse em sintonia com essa estética. Ao longo de todo o processo, o cliente esteve ativamente envolvido, participando e aprovando cada etapa.

A funcionalidade da cozinha no projeto

Projeto de cozinha da Trees Arquitetura
Projeto de cozinha da Trees Arquitetura | Imagem: marcoantoniofoto

Eloy explica que a cozinha do apartamento já era originalmente aberta, mas tinha uma bancada extensa demais. “Optamos por instalar um brise vertical móvel em frente à porta de entrada para garantir mais privacidade entre a sala e a entrada do apartamento”, conta.

Projeto de cozinha da Trees Arquitetura
Projeto de cozinha da Trees Arquitetura | Imagem: marcoantoniofoto

Além disso, a equipe de Eloy reduziu o comprimento da bancada, mantendo a integração com o restante do espaço, o que permitiu que o morador e seus convidados pudessem interagir de forma mais fluida durante momentos de convivência.

A inclusão da poltrona preta icônica e sua função no ambiente

“O cliente, além de executivo, é também filósofo e grande apreciador de leituras. Sabendo disso, transformamos um pequeno terraço em um espaço fechado com vidro, onde criamos um ambiente de leitura. Colocamos uma poltrona Charles Eames, uma peça icônica do design, acompanhada de uma luminária retrô”, explica.

Poltrona icônica preta | Imagem: marcoantoniofoto

“A poltrona icônica traz uma sensação imediata de aconchego e tranquilidade, perfeita para longas horas de leitura”, complementa. Eloy também comenta que o design sofisticado da poltrona valoriza o apartamento e reflete o bom gosto do morador, transmitindo aos visitantes que ali vive alguém que preza por peças de design exclusivas e atemporais.

A escolha da mesa de centro e do tapete com formato orgânico

Elementos orgânicos
Elementos orgânicos | Imagem: marcoantoniofoto

Segundo Eloy, essas peças foram escolhidas para suavizar o ambiente, quebrando a rigidez dos móveis mais imponentes, como o sofá e a mesa de trabalho. As linhas orgânicas estão em alta no design de interiores por trazerem uma sensação mais fluida e natural ao espaço.

Elementos orgânicos
Elementos orgânicos | Imagem: marcoantoniofoto

Ainda de acordo com o arquiteto, designer e construtor, para que móveis com essas formas funcionem bem, é preciso ter cuidado com a proporção do ambiente. “Em espaços pequenos, pode ser desafiador acomodar esses formatos sem comprometer a circulação, mas aqui eles se integram perfeitamente ao conceito proposto”, explica.

A escolha dos elementos decorativos

Elementos decorativos | Imagem: marcoantoniofoto

Os elementos decorativos foram escolhidos em função do gosto do cliente e do conceito Retrofuturista. “Visitamos antiquários e selecionamos peças que se encaixassem perfeitamente na narrativa visual do projeto. Entre as escolhas, estão um escafandro japonês da década de 1930, uma réplica de esfera armilar, uma maquete do carro conceito Firebird I da GM e uma luminária Dominicci dos anos 60”.

Elementos decorativos
Elementos decorativos | Imagem: marcoantoniofoto

De acordo com Eloy, esses detalhes, além de dar personalidade ao ambiente, ajudam a contar a história do passado, ao mesmo tempo em que dialogam com a proposta futurista do projeto.

A presença da madeira nos móveis do apartamento

Móveis de madeira | Imagem: marcoantoniofoto

A madeira foi amplamente utilizada no projeto, desde o piso até a marcenaria. Além de ser um material reciclável, ela traz calor ao ambiente, tanto no sentido térmico quanto emocional. “A madeira tem o poder de tornar os espaços mais acolhedores e confortáveis, criando uma atmosfera que agrada tanto ao morador quanto aos visitantes, com suas texturas, cores e até mesmo o cheiro, que proporciona uma experiência sensorial única”, comenta.

A escolha da paleta de cores

Paleta de cores projeto de interiores Trees Arquitetura
Paleta de cores projeto de interiores Trees Arquitetura | Imagem: marcoantoniofoto

A escolha das cores foi pautada pela estética Retrofuturista e pelas preferências do cliente. “Utilizamos amarelo na cozinha, azul no banheiro da suíte, creme na sala e toques de rosa na bancada, entre outros elementos”, explica. “Essas cores foram cuidadosamente selecionadas para criar harmonia com o conceito e proporcionar uma atmosfera que mesclasse modernidade e nostalgia” complementa.

Os desafios do projeto

Projeto de design de interiores da Trees Arquitetura
Projeto Trees Arquitetura | Imagem: marcoantoniofoto

De acordo com Eloy, o maior desafio foi adaptar as necessidades do cliente a um espaço significativamente menor do que o apartamento anterior. Manter a funcionalidade e o conforto em um espaço reduzido exigiu soluções criativas e uma atenção minuciosa ao detalhe.

Conclusão

Esse projeto não só reflete a personalidade do cliente, mas também une passado e futuro em um ambiente aconchegante e repleto de detalhes cuidadosamente pensados para criar uma experiência única.


💡
Esse projeto de interiores te inspirou? Comece a projetar a casa dos seus sonhos no Planner 5D

Sobre a Trees Arquitetura

Trabalhando com uma construtora que hoje tem 68 anos e que sempre fez obras de alto padrão, adquirimos a experiência para realizar qualquer empreendimento, obras ou reformas. Assim nasceu a TREES ARQUITETURA. Empresa dedicada a fazer obras de alto padrão em qualquer segmento, corporativo, residencial, lojas ou industriais.

Você também vai amar:

Estilos de decoração de interiores

Cozinha moderna: entrevista com Luiza sobre projeto de solução

Cores de tinta para sala: ideias de tons para sua decoração

24+ Interiores de casas de madeira

Como elevar a decoração e o estilo de seu apartamento