As tendências de design de interiores para 2026

De tons neutros a toques de cor e novos móveis em madeira. Descubra as últimas tendências de decoração e design de interiores com a designer Natalia de Arteaga.

Tendências de design de interiores 2026
Tendências de design de interiores 2026. Fotografia de Andrea Ferrari. Imagem cedida por Tacchini.

No design de interiores, 2026 é um ano para criar um lar que você pode aproveitar ao máximo. As tendências de decoração para as próximas temporadas prezam por espaços acolhedores, quentes e, acima de tudo, cheios de personalidade.

Neste post, conversamos com a designer Natalia de Arteaga para descobrir como incorporar as últimas tendências de decoração e design de interiores em nossas casas em 2026. Continue a leitura para conferir os conselhos de profissionais e comece a planejar o lar dos seus sonhos.

Interiores cheios de vida

Papel de parede, obras de arte, detalhes vintage, mantas feitas à mão e móveis de segunda mão — peças que já viveram várias vidas — são algumas das chaves dessa tendência para 2026. Não há mais limites entre estilos e estéticas: combine mobiliário e decorações como quiser para criar interiores com personalidade.

Tendências de design de interiores 2026: interiores cheios de vida
Tendências de design de interiores 2026: interiores cheios de vida. Imagem de Source Editions, cedida por Alcova. Fotografia de Piergiorgio Sorgetti.

Independentemente das peças escolhidas, o objetivo é criar um espaço real, quente e acolhedor. Adicione detalhes pessoais, lembranças de família ou lembranças de viagens para tornar sua casa mais pessoal.

Afinal de contas, mais do que para tirar uma foto ou gravar um vídeo, seus interiores são feitos para serem vividos: almofadas e mantas do sofá não precisam estar perfeitamente arrumadas, nem cada livro na estante. Então, não tema um pouco de bagunça. O resultado será um lar cheio de vida.

“Uma das chaves para tornar uma casa mais pessoal é incorporar móveis ou elementos decorativos com valor sentimental”, comenta Natalia. “Podem ser peças de família, lembranças de viagens, obras de arte ou fotos pessoais de quem vive no espaço. Esses detalhes ajudam a criar interiores únicos, vividos e cheios de caráter”, continua.

Novas usos para a madeira

Há vários anos, a madeira natural se tornou protagonista das tendências de design de interiores. De espaços rústicos a lares modernos, os móveis de madeira conferem calor e personalidade aos ambientes.

Tendências de design de interiores 2026: móveis em madeira
Tendências de design de interiores 2026: novos móveis em madeira. Imagem de Marlot Baus, cedida por Alcova. Fotografia de Piergiorgio Sorgetti.

Agora, esse material orgânico é reinterpretado de formas diferentes: silhuetas curvas e fluidas, perfis finos e delicados, combinações com outros materiais ou superfícies esculpidas.

O objetivo é criar um efeito diferente, sem alterar a essência da madeira natural. Cadeiras elegantes e polidas, bandejas decorativas sofisticadas ou móveis rústicos de formas mais robustas têm espaço nessa mesma tendência, desde que sejam de madeira.

Tendências de design de interiores 2026: móveis em madeira
Tendências de design de interiores 2026: novos móveis em madeira. Design de CARLO Berlín. Imagens cedidas por Zazzeri. Fotografia de Daniel Schäfer.

Azulejos divertidos

Coloridos, com formas geométricas curiosas ou até pintados à mão, os azulejos com personalidade são uma aposta forte em 2026. Ladrilhos hexagonais, com motivos florais ou geométricos, são apenas alguns exemplos de que veremos esse ano.

No final de 2025, o instituto de cores Pantone declarou o branco como cor do ano de 2026. Apesar disso, no design de interiores, cores dinâmicas e divertidas estão de volta. Isso se reflete nesses azulejos, que vão além dos pisos de banheiros e cozinhas, estendendo-se a todos os tipos de superfícies, trazendo cores e padrões energéticos para toda a casa.

Para Natalia de Arteaga, os azulejos “funcionam especialmente bem em backsplashes de cozinha, em paredes de banheiro até meia altura ou como superfície principal em um chuveiro do chão ao teto”.

Mas eles também podem ser usados em ilhas de cozinha e até pisos de terraços: a chave é escolher tons e acabamentos adequados. “Usar azulejos estampados, coloridos ou pintados à mão é uma excelente maneira de adicionar caráter à casa. O segredo é utilizá-los com critério, para que se destaquem sem sobrecarregar o ambiente”.

Tons terrosos e cores neutras

Sim, 2026 é mais um ano em que não podemos escapar dos tons neutros. Bege claro e marrom chocolate são apostas para criar interiores luminosos e acolhedores, que combinam com qualquer tipo de material. Tecidos orgânicos, madeira e até em aço ou concreto combinam perfeitamente com a proposta.

Mas, longe dos princípios mais minimalistas, esses tons neutros podem ser combinados com detalhes em cores vibrantes e materiais chamativos. Uma poltrona violeta, um tapete estampado ou um banheiro com azulejos verde-limão podem ser o contraponto mais divertido para essa base.

Tendências de design de interiores 2026
Tendências de design de interiores 2026. Render criado no Planner 5D.

Planner 5D: o futuro do design de interiores

Descubra o poder do design baseado em IA com o Planner 5D. Nossas ferramentas inovadoras, como o Design Generator, o Smart Wizard e o reconhecimento de plantas baixas com IA, transformam suas ideias em projetos únicos.

Torne sua visão realidade e explore um mundo de possibilidades criativas hoje mesmo.


Detalhes decorativos (adeus ao minimalismo)

É hora de dar adeus ao minimalismo e encher nossos lares de caráter e personalidade. Esse é, de certa forma, o fio condutor das tendências de design de interiores para 2026.

Para Natalia, uma das chaves para ambientes mais decorados é a cor: “Para se afastar do minimalismo e criar espaços com mais personalidade, recomendo escolher uma ou duas cores principais como base do design. A partir daí, podem ser adicionadas camadas de elementos decorativos, padrões e texturas que complementem essas cores”.

Dessa forma, os espaços ganham profundidade e dinamismo, sem ficarem sobrecarregados.

Além disso, em vez de móveis discretos, simplistas e funcionais, é hora de apostar em detalhes decorativos, texturas e cores. Para os tecidos, por que não brincar com franjas e estampas?

O resultado será um interior divertido, descontraído e cheio de estilo. Afinal, o objetivo é criar uma casa que reflita seus gostos e personalidade, então não tenha medo de ousar com escolhas diferentes.

Tendências de design de interiores 2026: móveis decorativos.
Tendências de design de interiores 2026: móveis decorativos. Imagem de Bohinc Studio, cedida por Alcova. Fotografia de Piergiorgio Sorgetti.

Conclusão

No que diz respeito à decoração e design de interiores, 2026 será um ano de cor e vida. Mas o gosto por tons neutros e sofisticados não se perde. Explore diferentes estilos, combinações e acabamentos para criar um espaço 100% seu.

Se você está pensando em redecorar sua casa, pode fazer isso com o Planner 5D. Nosso software de design de interiores permite visualizar cada detalhe: experimente materiais, cores e layouts diferentes até encontrar o design perfeito. Assim, você poderá fazer mudanças com total segurança.


Posts relacionados: