34 ideias de como decorar sala de estar pequena

Guia prático com melhores ideias que você precisa saber para decorar a sua sala de estar pequena.

Como decorar sala de estar pequena — Planner 5D
Como decorar sala de estar pequena — Planner 5D

A sala de estar é o coração da casa e também é uma área-chave onde você precisa se concentrar ao projetar. O espaço precisa ser habitável. Seja um pequeno apartamento, um estúdio, uma pequena casa ou apenas um pequeno cômodo, a sala de estar em qualquer casa precisa ser funcional, mas também pode ser elegante e espaçosa se você usar os truques certos!

Se for pequeno e estreito, ou apertado e desajeitado, seguindo nossas dicas e usando nossas ideias como inspiração, podemos ajudá-lo a fazer uma pequena sala de estar se transformar em uma sala bonita e grande.

Cores claras e paredes

Se você está começando do zero ou mesmo reformando de novo, as paredes são o local onde você quer começar. Sua escolha de cores e/ou ideias de parede ditarão como você avança. Aqui estão algumas maneiras que podem te inspirar.


Sala branca

Um dos truques mais antigos e úteis, o branco é uma ótima maneira de tornar qualquer ambiente mais espaçoso. Você pode optar por branco padrão ou esbranquiçado como uma casca de ovo para adicionar outra dimensão, de qualquer forma, essa escolha de tinta ajudará a refletir a luz em seu quarto menos espaçoso. Sinta-se à vontade para usá-lo sozinho para criar uma aparência mais minimalista ou como base para uma decoração adicional!

Adicione cores

Se o branco não é para você ou você está se sentindo mais experimental, mas ainda quer criar uma sensação de mais espaço, você também tem a opção de adicionar cor! Tons suaves e pastéis funcionam muito bem em uma sala com falta de metragem quadrada e é uma ótima alternativa se você achar que o branco é muito chato. Estes mantêm o cômodo fresco e respirável, ao mesmo tempo animado e interessante.

Características

É ótimo adicionar alguns recursos às paredes se você quiser colocar um pouco do seu estilo e personalidade na sala. Coisas como um papel de parede estampado ou uma tinta de tom mais escuro permitem que você mantenha a sala espaçosa, mas mais vibrante com aquele toque de criatividade. Estes diferenciais podem funcionar em combinação com as cores mais claras das outras paredes e funcionam como um grande contraste para manter o interesse em várias áreas da sala.

Ideias criativas para designs

Os espelhos são realmente um grande amigo quando se trata de design - especialmente em espaços menores! Você pode ter uma parede inteira de espelhos ou até mesmo uma peça de design bonita e moderna feita de espelho encostada na parede, com isso você mudou imediatamente toda a dinâmica. Espelhos refletem a luz ao redor da sala e criam a ilusão de espaço — algo que é sempre um bônus!

Melhores ideias para salas de estar pequenas

Mesmo em espaços menores, você pode ser criativo com a planta baixa de design do seu projeto. Você pode estar limitado no espaço, mas não limitado pelo que pode adicionar ou fazer com ele.


Como montar uma sala de estar e jantar juntas

Veja abaixo vídeo com ideias de divisores de sala de estar e outros cômodos

Características do piso

Se uma parede de destaque não é o que você busca, não tenha medo de adicionar um pouco de personalidade em outro lugar da sala! Uma ótima maneira de fazer isso e também ter o bônus adicional de tornar o quarto mais aconchegante é adicionando um tapete. Eles vêm em todas as formas e tamanhos e podem até ser feitos especificamente para caber em salas de formatos diferentes. Se você está procurando uma vibração branca mais elegante nas paredes, por que não adicionar um pouco de profundidade com um tapete estampado.


Estilo Artístico

Talvez você goste de um artista ou talvez queira apenas exibir uma compra recente, ou talvez queira algo além de uma parede branca — a arte é o caminho a seguir! Alguns pregos — ou métodos não intrusivos fáceis de instalar. Pendure a peça de arte e veja-a ser o ponto focal da sala instantaneamente.

Adicione arte na sala de estar. Foto: Shutterstock
Adicione arte na sala de estar. Foto: Shutterstock

Opções de espaço na parede

O que fazer com o espaço da parede pode deixar qualquer um com um dilema, mas há muitas opções. Se a arte não é o seu objetivo, que tal um toque mais pessoal emoldurando e pendurando fotos pessoais em toda a sala — isso cria uma sensação de casa e permite que você evite paredes nuas. Se tudo mais falhar, a televisão está aqui para salvar o dia. Pendure uma tela plana na parede e transforme a sala em uma área de estar aconchegante e de entretenimento.

Espaço Vertical

Se você terminou com o espaço da parede, por que não utilizar o espaço vertical muitas vezes esquecido. Um conjunto de cortinas do chão ao teto pode adicionar calor à sala, além de permitir que você seja criativo no design das cortinas. Outra ideia é esquecer as luminárias básicas e fazer tudo. Você pode instalar um lindo lustre vintage que não seja apenas um ponto de discussão, mas também prático e funcional.

Arquitetura dos sonhos

Às vezes, mudar para uma nova construção pode deixar você se perguntando o que fazer com o local, mas fornecemos muitas ideias sobre como lidar com uma planta baixa em branco. Agora imagine refazer uma construção clássica com recursos originais - possua-os e trabalhe com eles para criar uma sala linda.

Arrumar a sala de estar adequadamente. Foto: Shutterstock
Arrumar a sala de estar adequadamente. Foto: Shutterstock

Trabalho em pedra

Tijolo exposto ou tijolo falso tornou-se cada vez mais popular ao longo dos anos, então se você tiver a opção de manter a fundação do seu edifício exposta de uma maneira bonita, use-o! Este não é apenas um aspecto interessante de qualquer sala, mas economiza na decoração e permite que você use isso como seu ponto de destaque em seu quarto.

Lareira

Adicione uma lareira

Uma adição pela qual as pessoas matariam às vezes acontece de ser algo que não pode ser removido. Uma lareira original em qualquer construção permite que você projete seu quarto em torno dela. Seja funcional ou não, a adição de uma lareira adiciona uma sensação rústica agradável a uma sala que ajuda no sentido geral do “viver” na sala de estar. Expanda isso e projete seu quarto em torno dele!

Multiúso

Muitas casas hoje em dia - especialmente apartamentos, encontram-se usando um espaço por vários motivos. Por que não aproveitar isso e usar seu espaço por razões funcionais e elegantes. Use uma pequena mesa e cadeiras para servir como um espaço de relaxamento e área de jantar - uma mesa dobrável funciona muito bem aqui, pois oferece a capacidade de trabalhar nesse espaço, comer nesse espaço e, se a ocasião exigir, entreter o jantar convidados

Iluminação

A luz é um elemento extremamente importante em espaços menores, pois define o clima e impede que a sala pareça sombria e claustrofóbica. Existem dois tipos principais de iluminação: natural e artificial, ambas podem ser usadas individualmente e em conjunto para trazer luz para qualquer pequena área.

Luz natural

A iluminação natural é ótima para mostrar pintura ou papel de parede. Portas derramam luz natural e podem ser manipuladas através de cortinas e persianas para criar qualquer efeito desejado. As áreas de estar tendem a precisar de um toque mais suave, então essa manipulação funciona muito bem na criação de um ambiente calmo na sala. Os espelhos são uma ótima maneira de refletir a luz natural ao redor de uma sala, especialmente se a sala tiver um formato desajeitado!

Luz artificial

Se a iluminação natural não for confiável o suficiente ou eficiente, a iluminação artificial pode entrar em ação e realmente funciona melhor em certos aspectos. A iluminação de destaque pode ser utilizada para chamar a atenção para um ponto-chave da sua sala de estar, como obras de arte ou esculturas. Enquanto a iluminação de tarefas funciona exatamente como diz, auxiliando na conclusão das tarefas. Embora funcional, a iluminação é importante na criação de ambiente e atmosfera. Usado corretamente, ele aprimora todos os fundamentos do design e a sensação do espaço geral.

Mantenha seu ambiente mais aconchegante

Na maioria das vezes, o objetivo ao projetar uma sala pequena é criar uma sensação de mais espaço, mas por que não seguir o caminho oposto e aproveitar os pequenos recursos para criar o melhor espaço aconchegante. Aqui estão algumas dicas!



Espaço no chão

Muitas casas hoje em dia estão optando por não usar tapetes - nós entendemos, pisos de madeira ou azulejos são muito mais práticos quando se trata de limpeza, mas não desacredite os tapetes! Em vez de um piso frio e duro, imagine passar os dedos dos pés por um tapete macio e bonito. Como eles vêm em uma variedade de padrões e cores, você certamente encontrará um que combine com a vibração da sala, mas também tenha seu toque pessoal.

O sofá definitivo

Enquanto em salas menores, geralmente é importante ser muito cuidadoso ao escolher móveis, pois você quer que seja prático, mas também se encaixe no quarto. Embora isso seja verdade, se você está criando a melhor área de estar aconchegante, você precisa do melhor sofá! Seja você um fã de couro ou um fã de tecido, os sofás são uma ótima maneira de adicionar um toque de cor à sala, se você desceu a direção de cores mais suaves. Os sofás podem ser finos, volumosos e até mesmo feitos sob medida para caber em salas de formatos estranhos.

Decoração de parede

Se pendurar arte não é sua praia ou você não se considera um decorador, ainda pode utilizar esse valioso espaço na parede de várias maneiras. Quer você goste ou não de tintas e padrões, você pode usar essa parede como achar melhor. Adicione um pouco de tecido a ele - construa a partir do chão e adicione um tecido fluido na parede que não apenas mantenha os quartos animados, mas também os mantenha aconchegantes.

Móveis que se encaixam

Você pode ter um cômodo que você acha que vai servir, mas não se esqueça que sua sala tem que cobrir todas as bases. Tem que ser usável, funcional e, afinal, elegante. Aqui estão algumas maneiras de conseguir isso!


Armazenamento e Espaço

Quando se trata de ideias de armazenamento, temos tudo o que você precisa. Em todo o nosso blog, fornecemos várias maneiras pelas quais você pode maximizar não apenas o espaço no chão, mas a parede e o espaço vertical com armazenamento. Evite sofás volumosos, mas não comprometa o conforto e instale um sofá mais fino. Evite estantes e mesas e acumule! Use essa parede e espaço vertical e crie seu próprio espaço do zero.

Amplie seu espaço

Quando se trata de móveis em espaços pequenos, você pode alcançar estilo e propósito escolhendo a peça ou peças corretas. Escolha móveis que sejam funcionais e não minimizem seu espaço. Use um baú de acrílico que também serve como mesa de centro. Isso é elegante e atraente e um ótimo complemento para um espaço de vida - que funciona esteticamente e é prático. Um puff com armazenamento embutido não apenas forneceria espaço quando necessário, mas também funcionaria como assento extra, caso a ocasião exigisse.

Áreas de estar

Em um espaço estreito, você pode pensar que está limitado com o que pode fazer, mas existem maneiras de resolver todos os problemas! Se um sofá personalizado estiver fora do seu orçamento, escolha uma peça separada. Dessa forma, você pode controlar o tamanho e as dimensões de cada peça e garantir que elas sejam adequadas para você.

Níveis de conforto

Não se limite pelo tamanho ou pela forma do sofá quando se trata de conforto, você está no controle quando se trata de adições. Quer você tenha um sofá para preencher a sala ou algumas poltronas para uma área de estar, é como você as usa que conta. Lembre-se da regra do travesseiro de número ímpar para empilhar os pontos de conforto e você terá um espaço funcional e confortável.

Cômodo para Hóspedes

Tem uma sala de estar, mas não tem os benefícios de um quarto vago? Nem todo mundo tem o luxo de um quarto de hóspedes e é aí que entra um sofá-cama. Os sofás-cama estão se tornando mais populares para aqueles que não só querem instalar um sofá estiloso em sua sala de estar, mas também aproveitar o fato de ser um espaço funcional para convidados. Existem muitas ótimas opções que lhe dão o benefício de ter sua área de estar todos os dias, mas também oferecendo a opção de receber amigos ou familiares — se o espaço permitir!

Móveis Adicionais

Na hora de decorar a sua sala de estar, é fácil querer aquela estante ou aquele armário de tv ou mesmo aquela mesa de centro que você estava de olho, mas nem sempre é prático. Você pode se comprometer e encontrar maneiras de conseguir o que deseja e também manter o espaço livre em seu quarto. Troque a estante por prateleiras e mude o armário para um montado na parede e, quando se trata de uma mesa de centro, encontre uma que possa ser utilizada como mesa de centro e armazenamento extra — um puff adicional funciona bem para isso.

Elementos Naturais

Embora sua sala de estar possa deixar o espaço a desejar, isso não significa que você não possa abri-la e respirar um pouco de ar fresco com a ajuda de algumas plantas e da natureza. Deixe-nos mostrar como você pode usar isso para seu benefício.

Traga a natureza de fora para dentro

Desfrute de um pouco da natureza em sua casa. Se o seu espaço de vida é pequeno, você pode pensar que as plantas não são para você, mas… você está errado. Mesmo plantas pequenas (e de baixa manutenção) podem fazer toda a diferença. Desista de um pequeno cantinho e você poderá se beneficiar não apenas da beleza, mas também dos muitos benefícios para a saúde que vêm com algumas plantas de interior. Os cactos prosperam em qualquer clima!

Plantas altas

Para minimizar o uso de espaço, o The Snake Plant é uma ótima opção para quem deseja adicionar um pouco de vida a um cômodo. Por ser alto e estreito, além de ter uma manutenção muito baixa, ele vem com o benefício adicional de ser um purificador de ar – essencialmente respirando o que expiramos, ganha-ganha! Junte isso com vasos de plantas menores de alturas variadas e você terá seu próprio pequeno pedaço de natureza em casa.

Plantas na casa. Foto: vadim kaipov / Unsplash
Plantas na casa. Foto: vadim kaipov / Unsplash

Pequenas áreas de estar podem ser assustadoras e, no início, difíceis de lidar, mas se você tiver em mente certas regras, certamente encontrará e criará o espaço perfeito que funciona para você. Cada aspecto tem que trabalhar em conjunto; função, praticidade e estilo precisam se unir para criar a combinação perfeita.

Nos posts anteriores, falamos sobre os fundamentos básicos do design e é importante ter isso em mente ao projetar qualquer espaço, especialmente uma área de estar. Com este guia, podemos não apenas ajudá-lo a lembrar desses fundamentos, mas orientá-lo a maximizar o espaço de sua pequena sala de estar, mas também o potencial de estilo.

Perguntas frequentes

Como você estiliza uma pequena sala de estar?

Primeiro, você precisa considerar o formulário. Se o espaço permitir, as opções são infinitas. Comece com uma base e trabalhe a partir daí! Branco pode ser visto como “chato”, mas começar do branco pode lhe dar uma ideia melhor do que você está trabalhando. Mas não tenha medo de ousar! O quarto é o que você faz dele.

Como deixar meu quarto moderno?

A modernidade pode vir de várias formas, seja no minimalismo ou com os gadgets mais atualizados. Se você está trabalhando com um espaço pequeno e quer um visual mais “moderno”, opte por vibrações mais elegantes e simplificadas. Cores nítidas contra esculturas modernas, iluminação brilhante acentuando sua obra de arte ou até mesmo apenas um sofá elegante, estrategicamente posicionado.

Como fazer um quarto pequeno parecer maior?

Você não pode fisicamente fazer algo maior, mas pode provocar a ilusão. Como mencionado neste post e em muitos outros, existem inúmeros “hacks” que podem ser utilizados para fazer qualquer espaço parecer maior. Brancos na parede criam mais espaço, bem como tons suaves. Os espelhos funcionam muito bem com a luz refletida quando uma sala é colorida em cores mais suaves. A iluminação supera tudo quando se trata de ilusões, pois você pode utilizar tanto o natural quanto o artificial para criar brilho e adicionar vida e espaço a uma sala.

Sign up for more like this.