Projeto fachada de casa: entrevista com Manuela Morales
Manuela Morales é designer de interiores e conta sobre seu projeto de fachada de condomínio de alto padrão.
Manuela Morales é designer de interiores e conta sobre seu projeto de fachada de condomínio de alto padrão localizado na Aldeia da Serra em Barueri. A designer explica que o cliente é um advogado de 34 anos, solteiro, que irá residir com sua mãe e com 4 cachorros. Ele aprecia cores neutras, muito verde e iluminação natural, uso ao máximo de vidro. Manuela desenvolveu uma fachada personalizada de acordo com essas solicitações.
Desenvolva você também um projeto de fachada de casa, registre-se hoje no Planner 5D.
“O cliente solicitou uma fachada mais clean, elegante e sofisticada”, conta. Para a execução do projeto a Manuela utilizou, uso de cimento queimado no piso da garagem com iluminação LED em pontos estratégicos, como também LED embutido no teto, detalhes em madeira, janelas maiores e uma platibanda* em todo o telhado.
*O termo arquitectónico platibanda designa uma faixa vertical que emoldura a parte superior de um edifício e que tem a função de esconder o telhado.
Além de seguir com as solicitações, a designer sempre teve em mente projetar algo que permitisse que a fachada fosse convidativa e sofisticada, ao ponto de atribuir uma valorização ao imóvel.
Manuela conta que seu maior desafio foi de decifrar como proporcionar uma impressão de fachada maior, uma vez que a anterior já dava uma impressão de ser menor. Ela teria que projetar sem realizar reformas do zero. “O projeto transformou a fachada por meio de poucos detalhes”, conta a designer.
Observo a presença da árvore em algumas fotos e em outras não. Qual foi a decisão final? e, porque foi tomada essa decisão?
“A árvore foi mantida, uma vez que preservamos o meio ambiente em nossos projetos. Apenas fizemos uma ilustração sem a árvore, para melhor visualização do projeto da fachada”, explica.
Manuela conta que será montada uma academia no quarto superior da casa com a vista para a janela. “Serão 70mᒾ de quarto com a academia, acredito ser interessante, pois poucas pessoas tem academia em casa e o cliente é geração saúde”, comenta.
A designer explica que a fachada estava desvalorizando o imóvel e que portanto projetou as janelas de vidro da fachada fixas e as janelas laterais com abertura. Enquanto que no terraço, foi utilizado uma porta de correr em vidro serigrafado e um guarda-corpo em vidro, proporcionando desse modo a sofisticação da fachada.
Um pouco sobre a designer
Manuela é formada em Direito pela FMU, formada em Design de Interiores pelo IBDI com cursos de aperfeiçoamento em Arquitetura pela Harvard University
Onde encontrar a designer
Instagram: @mmarquiteturadeinteriores