Faça você mesmo | 10 práticas para impulsionar a sustentabilidade na sua casa
Esteja você reciclando utensílios de cozinha ou projetando um escritório em casa ecologicamente correto, parabéns por colocar em prática a sustentabilidade em casa.
Um estudo recente da Meta revela que os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ecologicamente corretos ou sustentáveis. Está claro que a sustentabilidade em casa pode causar impacto: de acordo com uma pesquisa de 2021 da Forrester, um terço dos consumidores online americanos estão considerando o impacto das mudanças climáticas nas decisões de compra. Ajustes simples não apenas reduzem o uso de energia, mas também podem ajudar a minimizar o desperdício e ajudá-lo a respirar mais facilmente. Confira 10 práticas para um design de interiores mais sustentável.
Apague as fragrâncias artificiais
Você é louco por purificadores de ar para deixar a casa perfumada? Hora de acabar com esse hábito. “Os produtos químicos sintéticos são projetados para mascarar os cheiros, não para removê-los. Após um tempo, eles perdem o cheiro, mas os produtos químicos permanecem em casa”, diz Andrew Pace, fundador do The Green Design Center em Waukesha, Wisconsin. Para um design de interiores mais sustentável, a Pace recomenda a instalação de um purificador de ar doméstico, como o Solace Air RS4 com luz UV para patógenos como mofo e vírus. “Esta unidade eliminará os poluentes que levam a odores domésticos obsoletos, reduzindo assim o uso de fragrâncias de mascaramento”, diz ele. Se você gosta de purificadores de ar perfumados, experimente difusores de aromaterapia, velas elaboradas de forma sustentável ou plugues inteligentes de fragrâncias limpas que você pode controlar a partir de um aplicativo. Os plugues são personalizáveis para que você acorde com o cheiro de frutas cítricas revigorantes e possa relaxar com o cheiro de lavanda à noite.
Instale cortinas nas janelas
Minimize o consumo de energia do ar condicionado, evitando que os raios do sol aqueçam sua casa em primeiro lugar. “Para ajudar a reduzir o ar condicionado e a conta de energia, instale persianas nas janelas voltadas para o sul”, diz Wayne Turett, fundador da empresa de arquitetura e interiores The Turett Collaborative, com sede em Nova York. Implemente a sustentabilidade na sua casa observando quais quartos tendem a aquecer durante o dia e, em seguida, aborde essas janelas primeiro. Durante os meses frios, abra as janelas voltadas para o sul. “Eles reduzirão sua necessidade de aquecimento e economizarão eletricidade”, acrescenta Turett.
Distribuidores de energia
“A maioria dos eletrodomésticos ainda consome energia mesmo quando não estão em uso”, diz Marcus, Licenciado na LEED Green Associate em Interior Design and Construction pelo U.S. Green Building Council. De acordo com o Departamento de Energia, esses aparelhos e eletrônicos de distribuição de energia representam 10% da energia total usada em uma casa.
Para reduzir o uso de energia e tornar a sua casa sustentável, desconecte computadores (incluindo modems e roteadores), TVs, caixas de cabo e satélite, sistemas surround e utensílios domésticos, especialmente quando você sair de férias, diz Marcus. “Agregue o máximo de fontes de energia que puder por meio de réguas de energia e desligue-as com um simples puxão de um plugue”, acrescenta. Melhor ainda, invista em carregadores movidos a energia solar.
Reviva móveis antigos
Projete a sustentabilidade na decoração de interiores de baixo custo: “Retoque um móvel antigo pedindo para ser substituído”, diz Marcus. Dê uma nova vida a uma cômoda arranhada lixando e repintando com uma tinta não tóxica com baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC), como as tintas ECOS. “Troque as ferragens (como botões ou puxadores) para dar uma repaginada instantânea”, ela continua, ressaltando que uma loja de móveis vintage é um ótimo lugar para ferragens antigas.
Invista em um desumidificador para toda a casa
Uma das melhores atualizações mecânicas que um proprietário pode adicionar, independentemente de você ter uma casa antiga ou nova, é instalar um desumidificador doméstico completo, diz Pace. “A umidade elevada em uma casa pode levar ao potencial crescimento de mofo”, diz ele, acrescentando que os níveis de umidade podem aumentar a liberação de gases químicos dos materiais de construção, aumentando a poluição do ar interno. “Isso também fará com que seu sistema de aquecimento e ar condicionado funcione mais.” O Pace recomenda manter os níveis de umidade doméstica entre 30% e 40%. Muita umidade também pode esticar o carpete e inchar os pisos de madeira, diz ele.
Repense nos seus eletrodomésticos
“Invista em marcas conhecidas pela longevidade”, diz Metin Ozkuzey, de Nova Jersey, presidente da Designer Appliances em Montclair. Ao comprar eletrodomésticos, procure as etiquetas de alta eficiência (HE) e Energy Star. A troca de todas as lâmpadas não LED por LED reduz o uso de energia de combustíveis fósseis, diminuindo assim os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, explica Turrett.
O impacto ambiental de aparelhos menores como aspiradores, liquidificadores e purificadores de ar também deve ser considerado. “Muitas pessoas os tratam como descartáveis”, diz Ozkuzey. Ao optar por comprar produtos de qualidade ao invés do mais barato, você não apenas mantém grandes itens de plástico e metal fora dos aterros sanitários, como também economiza dinheiro a longo prazo.
Cozimento com fogão elétrico
“Se você estiver substituindo um fogão, considere um elétrico em vez de gás”, diz Ozkuzey. Como um fogão a gás, o fogão elétrico também responde rapidamente aos ajustes de calor — até ferve a água mais rápido do que um fogão a gás. Por quê? O elétrico desperdiça menos energia porque o calor é transferido diretamente para o recipiente de cozimento e não é desperdiçado no ar ao redor, explica Ozkuzey.
Secadora com bomba de calor
Ao contrário de uma secadora típica que bombeia ar seco através da ventilação, uma secadora com bomba de calor funciona reutilizando a umidade das roupas e, em seguida, reutilizando-a por meio de um sistema de circuito fechado. A troca pode reduzir o uso de energia em pelo menos 28%, informa a Energy Star. Outra vantagem: temperaturas de secagem mais baixas mimam as roupas. “As lavadoras correspondentes tendem a usar menos água e têm velocidades de centrifugação mais altas, o que ajuda a reduzir os tempos de secagem”, diz Ozkuzey, apontando para os combos de lavadora/secadora da LG. Quando estiver pronto para fazer a troca, entre em contato com o fornecedor de serviços públicos local para descartar o aparelho antigo com responsabilidade — você provavelmente receberá um desconto ou um crédito por isso.
Filtre sua água
Seu município emite um relatório com detalhes sobre a qualidade da água. Também é uma boa ideia testar sua água, especialmente se você não souber o que está em sua linha de abastecimento, aconselha Ozkuzey. Os contaminantes mais comuns incluem flúor, cobre, cloro, ferro, chumbo e bactérias. Instale um dispensador de água filtrada em sua pia. “É uma verdadeira conveniência e uma ótima maneira de reduzir o número de garrafas de água que sua família usa”, continua Ozkuzey. Fato não tão divertido: a International Bottled Water Association relata que os americanos consumiram 15 bilhões de galões de água engarrafada em 2020. Dependendo da sua bancada e pia, é um faça você mesmo simples.
Armazene inteligentemente
Para reduzir ainda mais a pegada de carbono da sua cozinha, experimente sacos de armazenamento de alimentos de silicone reutilizáveis ou embrulhos de cera de abelha em vez de sacos de plástico, diz Marcus. Organizar sua despensa é muito mais fácil do que encher aleatoriamente um monte de sacolas em suas prateleiras. Todos aqueles biscoitos Goldfish embalados individualmente também não estão ajudando a Mãe Terra. Feijões, grãos e açúcar têm uma vida útil prolongada. Armazenar tudo em recipientes transparentes pode ajudar a reduzir ainda mais o desperdício, porque você verá o que ainda tem em vez de comprar mais do mesmo.