Cortina para o quarto: saiba como escolher a sua

Atualmente temos várias opções para escolher de cortina. Leia este post com dicas de como tornar esta escolha mais fácil.

Cortina para o quarto: saiba como escolher a sua
Cortina para quarto

Atualmente temos várias opções para escolher qual tipo de cortina colocar em nossa casa. Há soluções para diferentes estações do ano e com toda essa variedade a incerteza na hora de decidir qual comprar pode ser ainda maior. Continue lendo este post com dicas de como escolher cortina para quarto.

Devo cobrir toda a parede com cortina?

As opções que vão do piso ao teto são mais adequadas para o ambiente e facilitam o ocultamento da luz com o tecido blackout. Utilizar um tecido que também seja lavável e pouco franzido é a opção mais indicada de acordo com especialistas.

Cortina que cobre toda a parede

Cortina com pregas

A cortina de tecido com pregas é usada apenas quando for do piso ao teto. A mais indicada é a americana com apenas dois gomos, pois não cria volume e desliza facilmente.

Cortina com pregas

Qual tecido para cortina é o mais recomendado?

Depende das necessidades e preferências específicas do indivíduo. No entanto, segue uma lista de alguns tecidos de cortina populares e recomendados:

Linho

Leve e respirável, adequado para climas mais quentes.

Seda

Adiciona um toque luxuoso e drapeado lindamente.

Algodão

Durável, fácil de limpar e manter.

Poliéster

Acessível, resistente a manchas e de baixa manutenção.

Veludo

Adiciona textura e calor a uma sala.

O melhor tecido para cortina é aquele que atende às suas necessidades específicas, como controle de luz, isolamento e durabilidade, complementando seu estilo e decoração pessoal.

Cores para cortinas

A cor da cortina varia segundo o gosto e estilo do morador do quarto, porém se você optar por algo mais clean e contemporâneo, tecidos leves e de tonalidade suaves são os mais indicados para cortinas. Se optar por algo informal, as persianas com tons sóbrios podem ajudar a causar este efeito.

Trilho ou varão para cortina?

Os varões para cortina podem interferir no design do quarto, por isso estão em baixa no momento, enquanto os trilhos ficam escondidos pela própria cortina ou cortineiro e podem ser inseridos diretamente  no teto.

O que fazer quando não é possível colocar uma cortina de piso ao teto?

Quando a janela está em uma determinada altura e algum móvel impede a instalação de uma cortina de piso ao teto o ideal é usar uma cortina de persianas rolos, ou ainda romanas, pois não criam muito volume e podem ficar apoiadas no móvel. O ideal é a cortina ter 20 cm além da janela para proporcionar o efeito blackout e ultrapassar entre 20 cm e 30 cm nas laterais.

Conclusão

Fique atento, dependendo da estrutura do apartamento o blecaute e soluções mais pesadas pode ser recomendado, ou modelos leves com persianas mais abertas. Existem prédios entregues com venezianas na fachada que bloqueiam a exposição do sol, por exemplo, nesse caso uma cortina com tecido leve seria o mais recomendado.

Perguntas Frequentes

Quais são os melhores tipos de cortinas para um quarto?


Algumas opções populares para quartos incluem cortinas blackout, cortinas transparentes e cortinas com isolamento térmico.

Qual deve ser o comprimento das cortinas para a janela de um quarto?


Como mencionado anteriormente. As cortinas normalmente devem atingir o chão ou logo acima dele, mas a preferência pessoal e a decoração do ambiente também podem afetar o comprimento de suas cortinas.

Como escolher cortinas para um quarto?

Ao escolher cortinas para um quarto, considere fatores como privacidade, controle de luz, decoração do ambiente e o tipo de janela que você possui.

Sign up for more like this.