Cores escuras para espaço escuro: 5 dicas infalíveis de como usá-las

Ideias de decoração para locais escuros não precisam ser entediantes ou antiquadas.

Cores escuras para espaço escuro: 5 dicas infalíveis de como usá-las

Ideias de decoração para locais escuros, como uma sala de estar por exemplo, não precisam ser entediantes ou antiquadas.

Há várias formas de se decorar e realçar um espaço escuro: preencha o ambiente com azul-marinho profundo, tons de cinza esfumados, verdes e tons terrosos para tornar o espaço em um lugar aconchegante e, é claro, cheio de estilo.

Quer sua sala de estar seja ampla, porém mal iluminada, ou você tenha um espaço de escritório doméstico compacto, há uma diversas ideias de pintura, cores e truques de design de interiores para criar - e aprimorar – o espaço que desejar.

1. Use cores escuras no seu design de interiores

Se seu espaço estiver voltada para o norte ou leste, ou se não tiver luz natural, sua escolha de decoração - e esquema de cores - pode alterar o espaço drasticamente.

Aqui que o verde pode entrar em uso: é uma cor transformadora que pode conectar o interior com o exterior e tornar o ambiente mais claro e alegre, mesmo quando você escolhe tons escuros.

2. Procure cores contrastantes

Levando em consideração a teoria das cores à decoração você pode incluir uma maneira totalmente nova de realçar um espaço com tons escuros. Ao escolher um esquema de cores para o espaço, sua primeira parada deve ser sempre o círculo cromático.

Ele fornece um visual claro e instantâneo para exatamente quais matizes contrastam para ajudá-lo a criar ambientes harmoniosos, tonais ou contrastantes.

Ao escolher tons opostos, como laranja e azul em ambientes internos, por exemplo, você pode criar um esquema rico e vibrante repleto de drama e energia para o espaço que está sendo decorado.

3. Também há espaço para uma paleta cinza

As ideias de espaço com tons escuros de cinza são extremamente práticas, pois essa cor não mostra a sujeira com facilidade, tornando-a perfeita para salas de estar e escritórios.

Embora possa parecer contraproducente usar um tom de cinza em um espaço escuro, às vezes, a melhor escolha de decoração é abraçar a escuridão em vez de tentar forçar um visual que simplesmente não está funcionando.

4. Ilumine artificialmente o espaço

A utilização de um sistema de iluminação correto pode não apenas iluminar um ambiente escuro, mas também destacar características arquitetônicas, fornecer efeitos decorativos, criar ilusões de espaço e definir zonas em áreas de plano aberto.

É possível, por exemplo, criar um esquema totalmente moderno com iluminação neon. O neon confere um brilho suave e, colocado contra uma parede escura, com certeza se destacará.

5. Siga a regra 60-30-10

Se você está decorando um ambiente escuro e não tem muita confiança em seu esquema de cores, deixe-nos apresentar a regra 60-30-10. Esta teoria de design infalível garantirá que você nunca errará ao escolher as cores.

60 representa 60% e é a cor principal que você está usando. Isso seria o preto profundo na parede, por exemplo. Esta sombra irá ancorar a sala e ser o pano de fundo para a sua cor 30, que pode ser o amarelo vivo.

Use essa cor pela metade da cor principal. É provável que isso seja visto em cortinas, almofadas ou mesmo em objeto em especial. O 10 é a sua cor de destaque, que será representada por cerca de 10% da sua mobília, que pode ser feita através de uma folhagem verde.

Não deixe de experimentar a nossa ferramenta de design de interiores para testar as cores escuras antes mesmo de aplicá-las.