Como organizar uma área de estudos dedicada para crianças

A criação de uma área de estudo dedicada aos seus filhos pode ajudá-los a tornarem-se mais produtivos e bem sucedidos.

Como criar uma área de estudo dedicada às crianças
Como criar uma área de estudo dedicada às crianças

Uma área dedicada para fazer lição de casa é essencial para crianças pequenas e adolescentes. Se seus filhos estudam em casa, frequentam cursos a distância ou precisam de um lugar para estudar, ter uma área dedicada pode torná-los mais produtivos e focados. Isso também pode ajudá-los a fazer a transição para estudar mais e evitar distrações, para que possam completar suas tarefas mais rapidamente.

Configurar uma área dedicada para os estudos das crianças não precisa ser uma tarefa assustadora. Você pode facilmente preparar um espaço em sua casa que seus filhos possam usar para fazer lição de casa e estudar. Aqui estão algumas dicas para lembrar ao criar uma área de estudos para seus filhos.

Combinação de quarto/área de estudo


A maneira mais rápida e prática de configurar uma área de estudos para seus filhos é no quarto deles. Se seus filhos estão começando a escola ou simplesmente precisam de um lugar próprio para estudar, reconfigurar o quarto deles é uma excelente maneira de começar. Existem muitos tipos diferentes de escrivaninhas para crianças que vêm em várias formas e tamanhos, facilitando a adaptação ao quarto de uma criança.

Quarto/área de trabalho
Quarto/área de trabalho | Huy Nguyen / Unsplash

Uma vez que as crianças são mais pequenas do que os adultos, a sua mobília ocupa menos espaço, pelo que será fácil instalar uma secretária e uma cama para uma pessoa mais pequena num quarto. Acrescente uma secretária com uma cadeira e alguma arrumação para os acessórios dos trabalhos de casa e terá a área de estudo perfeita para o seu filho.

quarto área de estudo para crianças
Mobiliário para crianças pequenas | Africa Studio / Shutterstock

Se o quarto não for suficientemente grande para colocar uma secretária, não se preocupe, existem outras opções. Quando se trata de utilizar o seu espaço, opte por uma mesa dobrável que possa ser guardada quando não estiver a ser utilizada. Se pretende criar uma solução permanente, mas quer algo diferente de uma secretária, considere uma pequena mesa que possa ser utilizada como estação de trabalho durante os trabalhos de casa. Quando os trabalhos de casa estiverem arrumados, o seu filho pode utilizar a mesa para brincar ou comer.

Área de estudo no quarto de hóspedes


Se quiser dar aos seus filhos uma área de estudo separada dos seus quartos, considere a possibilidade de utilizar um quarto de hóspedes. Com os quartos de hóspedes, pode adicionar ou remover itens à medida que as suas necessidades mudam. Por isso, a menos que queira remodelar completamente o quarto e transformá-lo num escritório em casa dedicado, comece por acrescentar uma estação de trabalho.

estação de trabalho de escritório num quarto
Instalar uma secretária num quarto de hóspedes | Gabriel Beaudry/Unsplash

Como faria com um quarto, você pode acrescentar uma secretária ou uma mesa dedicada ao quarto de hóspedes. Se o quarto não for utilizado com frequência, pode criar uma área de estudo mais permanente para as crianças utilizarem para fazer os trabalhos de casa e estudar. A mesa também pode ser útil para as visitas que queiram colocar um computador portátil ou sentar-se a ler. As secretárias e mesas portáteis também podem ser guardadas enquanto recebe visitas e montadas de novo quando estas se vão embora.

posto de trabalho num quarto de hóspedes
Escritório no quarto de hóspedes | Mikey Harris/Unsplash

Por outro lado, se vai renovar o quarto, tem mais opções. Em vez de ter uma cama no quarto, pense em arranjar um sofá-cama que possa ser utilizado tanto para os seus filhos lerem confortavelmente como para si ter um espaço para relaxar. O sofá também pode ser utilizado como cama quando tiver visitas. Acrescente o roupeiro ou as gavetas necessárias para a secção de hóspedes do quarto e, em seguida, preencha a área de estudo com uma secretária, cadeira, livros, equipamento e quaisquer outros artigos de estudo essenciais. Assim, conseguiu transformar o quarto num espaço multifuncional.

Aprendizagem na sala de estar


Nem sempre é possível encontrar uma área de estudo separada dedicada às crianças. Se tem crianças de diferentes idades a partilhar um quarto ou não tem um quarto livre, tem de trabalhar com o que tem. Se vive num apartamento ou numa casa pequena, considere a possibilidade de adaptar a sua sala de estar para criar uma área de estudo.

secretária branca e prateleiras num escritório em casa
Área de trabalho dedicada | Slava Keyzman/Unsplash

Embora esta possa não ser a solução ideal, pode ser uma opção prática para as suas necessidades. Designe um canto da sua sala de estar ou reserve algum espaço para a configuração necessária. Acrescente uma pequena secretária e uma cadeira e utilize o espaço vertical com prateleiras e arrumação para manter todos os elementos essenciais dos trabalhos de casa arrumados, organizados e fora de vista.

Criança a trabalhar junto a um computador portátil
Área de estudo para crianças | Slava Keyzman/Unsplash

Se não conseguir colocar uma estação de trabalho inteira, considere a possibilidade de criar uma pequena área de leitura. Este seria um ótimo exercício de ligação entre si e os seus filhos. Pode sentir-se confortável e o seu filho pode estudar os livros que lhe foram atribuídos. Embora muitas pessoas possam ter receio de implementar um espaço de estudo para os filhos na sala de estar, por vezes pode ser a única opção. Como benefício adicional, pode vigiá-los para que façam o seu trabalho e não se metam em sarilhos.

Aspectos a ter em conta na criação de uma área de estudo


Quer se trate de uma parte separada da mesa de jantar que foi convertida numa área de estudo temporária ou de uma estação de trabalho dedicada aos trabalhos escolares, há alguns aspectos a ter em conta.

Escolher as cores


Criar um espaço prático de trabalho e estudo para os seus filhos envolve mais do que adicionar uma secretária e uma cadeira. As cores escolhidas também podem ter impacto na forma como o seu filho aprende e se comporta. Embora não queira repintar toda a sua sala de estar ou quarto para este fim, tem mais opções quando converte um quarto vago.

Quando se trata de cores de parede numa sala ou área estritamente para trabalho ou estudo, considere a psicologia da cor ao escolher a cor a pintar. As cores seguras a utilizar são aquelas que provavelmente já utiliza em sua casa e, em alguns casos, são utilizadas universalmente nas salas de aula. O branco é simples e fresco - imitando uma tela em branco e ótimo para fomentar a criatividade. É relaxante e elegante, o que o torna a escolha perfeita não só para um espaço de estudo para o seu filho, mas também para qualquer outra área da sua casa.

Cadeira de pé e secretária de madeira num quarto monocromático para um adolescente
Utilize o branco para a área de estudo dos seus filhos | Ground Picture/Shutterstock

O azul também é relaxante e certas tonalidades podem representar conhecimento e poder, o que o torna uma excelente escolha para um espaço de trabalho - para um rapaz ou uma rapariga. Outra ideia é o preto, pois é simples e funcional. No entanto, pode ser demasiado pesado se quiser criar um espaço de trabalho ligeiramente diferente da sala de aula normal, para que o seu filho possa estudar de forma mais criativa. Uma forma de transformar a utilização do preto e fomentar esta criatividade é instalar uma parede de quadro negro onde o seu filho possa desenhar e criar, em vez de uma simples parede pintada de preto.

Área de estudo para crianças com uma parede utilizada como quadro preto
Utilizar uma parede como quadro negro | Ground Picture/Shutterstock

Não está limitado a estas opções, apenas são mais comuns. Cada vez mais pais estão a criar as áreas de estudo dos seus filhos como espaços mais lúdicos e bonitos. Assistimos a tendências de paredes, mobiliário e artigos de papelaria em tons pastel. Enquanto outros pais decidiram abraçar a natureza e fazer com que os seus filhos estudem ao ar livre, quer seja numa varanda ou terraço para os residentes em apartamentos ou num relvado ou pátio para os que vivem nos subúrbios. Todas estas opções proporcionam um padrão de aprendizagem diferente que pode beneficiar as crianças de várias formas, mantendo a educação como um fator essencial.

Definir a decoração


Depois de ter selecionado a área de estudo, de ter instalado a secretária e as cadeiras e de ter decidido a paleta de cores, está na altura de dar os retoques finais. Embora os cadernos, as canetas, os livros e outros objectos semelhantes sejam todos desnecessários, há formas de ajudar a experiência de aprendizagem do seu filho em casa e também de manter o seu espaço de trabalho com bom aspeto.

quarto de criança com uma cama, posters, telescópio e uma secretária
Tornar o seu espaço num espaço criativo | Pixel-Shot/Shutterstock

As prateleiras são sempre um ótimo complemento para qualquer escritório em casa, por isso, porque não utilizá-las para os seus filhos? Quando o espaço é reduzido, permitem-lhe utilizar a parede e o espaço vertical. As prateleiras também têm um ótimo aspeto e permitem-lhe acrescentar certas peças de decoração para completar o ambiente que pretende. No que diz respeito ao espaço de trabalho do seu filho, as prateleiras ajudam a manter a secretária organizada, proporcionando espaços de arrumação para artigos de papelaria ou livros desnecessários. Pode também colocar algumas plantas de interior nas prateleiras para dar um toque orgânico.

quarto de criança com uma cama, posters, telescópio e uma secretária
Estação de trabalho para crianças com prateleiras | Studio Romantic/Shutterstock

Da mesma forma, quer garantir que o espaço de estudo do seu filho é manejável e excitante. Pode fazê-lo com posters dos seus filmes favoritos, programas de televisão, ou mesmo do seu artista ou banda favoritos. Para dar um ar mais estudioso, considere um mapa ou cartazes educativos que ensinem e inspirem a criatividade.

Não se esqueça da iluminação adequada


Embora todos saibamos que a iluminação é extremamente importante, especialmente quando se trata de trabalhos de casa e de estudar. Maximize a luz natural tanto quanto possível para criar um espaço bem iluminado. Se a luz natural for limitada, considere acrescentar candeeiros à área de trabalho do seu filho. A iluminação de tarefas funciona muito bem aqui e em qualquer ambiente de trabalho, uma vez que é utilizada para iluminar a área para o ajudar a fazer o trabalho. Dependendo do estilo, pode utilizar um candeeiro simples para combinar com o ambiente da divisão ou deixar o seu filho escolher para sentir que participou na criação do seu espaço.

secretária colocada junto a uma janela com um computador portátil e um vaso de plantas
Tirar partido da luz natural | Mikey Harris/Unsplash

Conclusão


Quando se trata de trabalhos de casa, é importante que as crianças sintam que têm o seu próprio espaço para estudar e aprender. Isto pode ajudá-las a manterem-se organizadas e a certificarem-se de que fazem o seu trabalho. Ao criar um espaço dedicado às actividades escolares do seu filho, está a ajudá-lo a concentrar-se nas tarefas, o que pode ajudá-lo a ter mais sucesso na escola.