De saunas infravermelhas a cantos de meditação, bem-estar é a mais nova tendência de design

"Saúde e bem-estar” foi destacado como uma das principais tendências de design de interiores para 2022

De saunas infravermelhas a cantos de meditação, bem-estar é a mais nova tendência de design
Projeto Shelter House: Pool & Relax por Fede Lars

Lo Bosworth, fundadora da marca de beleza Love Wellness, tecnicamente tem um escritório em seu apartamento em Nova York. Porém, na maioria das vezes, ela se viu trabalhando em sua mesa da cozinha, preferindo o espaço mais arejado sobre a sala fachada. E como esta é a cidade de Nova York, onde cada metro quadrado é precioso, e caro, Bosworth estava determinada a não desperdiçar o “escritório”. Após meses de deliberação, ela instalou uma sauna clear light infravermelha e cobriu o resto da sala com piso de academia encomendado da Amazon. Agora, ela usa o espaço quase diariamente, seja para uma sessão de calor seco ou para transmitir uma aula de ginástica online. “Tenho algum tipo de toxicidade metal e estou trabalhando nisso, e um suor vindo de uma luz infravermelha ajuda a desintoxicar o corpo, especialmente para quem lida com qualquer tipo de problema autoimune”, diz ela sobre sua escolha. “Transformei o espaço que não tinha uso em um que uso com frequência”, explica.


Projeto banheiro naturalista de Felipe Becker

Bosworth está entre o número crescente de americanos que estão priorizando espaços de bem-estar, comodidades e acentos em suas próprias casas. Em um relatório recente da Sociedade Americana de Designers de Interiores, “saúde e bem-estar” foi destacado como uma das principais tendências de design de interiores para 2022: “Os proprietários estão cada vez mais procurando designs e produtos que promovam boa saúde e uma sensação geral de bem-estar.”, diz o relatório, observando um interesse crescente em “melhorias do bem-estar mental”, “espaços ao ar livre” e “lugares onde eles podem relaxar e se recuperar do aumento do estresse da vida cotidiana”.

Então, como é o “bem-estar” em uma casa, exatamente? Para alguns, como Bosworth, é um espaço dedicado para um tratamento de relaxamento da escolha do proprietário. ou tratamentos, plural: Gwyneth Paltrow, por exemplo, recrutou Roman e Williams para criar um spa completo em sua casa em Montecito.

Projeto meditação por usuário do Planner 5D Brian Judiice

De acordo com Victoria Sass, fundadora da empresa de design de interiores Prospect Refuge, as saunas infravermelhas e os cantos de meditação tornaram-se extremamente populares entre sua clientela. “Acredito que hoje em dia trabalhamos pelo menos com um espaço dedicado ao bem-estar em quase todos os projetos, se não mais”, diz ela.

Projeto da usuária Elena Z no Planner 5D


Outras vezes, o bem-estar não se limita apenas a uma área. Na verdade, pode ser o conceito da casa por completo: a designer de moda e decoração Jenni Kayne disse à Revista Vogue que transformou seu rancho de 20-acre na Califórnia em um retiro voltado para uma “vida lenta e intencional”. As banheiras têm vistas amplas das montanhas de Santa Ynez “você pode simplesmente sentar lá por horas”, diz ela, redes pontilham o quintal e uma piscina oferece amplo espaço para relaxamento. Enquanto isso, não há uma televisão à vista, porque simplesmente não há nenhuma por perto.

Projeto Villa di lusso por Svetlana Baitchourina 


Adam Rolston, diretor criativo e administrativo da INC Architecture & Design, com sede em Nova York, diz que cada vez mais, o bem-estar se tornou a maior prioridade nos edifícios que ele projeta. Um edifício não pode mais alegar que tem comodidades de bem-estar de primeira linha com apenas uma academia: no condomínio Boerum Hill de Rolston, no Brooklyn, comodidades semelhantes a spa estão espalhadas por toda a estrutura, incluindo um jardim de meditação, ioga, boxe e estúdios de pilates, bem como um lounge “bronzeador” destinado a imersão em vitamina D. Um andar inteiro é dedicado a um circuito de bem-estar em três partes: os residentes primeiro dirigem-se a uma sauna infravermelha de calor seco, depois a uma sauna a vapor de calor úmido e, finalmente, a uma sauna fria tratamento do chuveiro. Depois, há a arquitetura do próprio edifício: “Estamos projetando espaços mais leves, calmos e limpos com elementos biofílicos e ênfase no acesso ao espaço exterior e luz natural”, explica Rolston.

Para aqueles com espaços menores, os acentos de bem-estar estão se tornando a escolha de decoração principal. Cristais, geodos e ágata - todas essas pedras conhecidas por suas propriedades de energia positiva - agora são vendidos em grandes lojas de produtos domésticos com apelo,  como a West Elm e CB2. As lâmpadas de sal do Himalaia, que prometem melhorar o humor, o sono e aliviar as alergias, tiveram um aumento no interesse de pesquisa no Google desde o ano de 2017. Enquanto isso, o design biofílico (ou, em termos leigos, ter um monte de plantas para evocar os arredores da natureza ) tem sido uma tendência amplamente coberta há alguns anos.

A questão é — por quê? O bem-estar está longe de ser um novo conceito ou palavra da moda. A Goop foi fundada há mais de 14 anos. Mas talvez isso tenha algo a ver com isso: em 2020, a saúde mental dos americanos atingiu valores mínimos. De acordo com uma pesquisa da American Psychological Association, 67% dos adultos disseram ter experimentado estresse ao longo da pandemia. Quase metade dos adultos relatou que isso afetou negativamente seu comportamento, desde o aumento da tensão corporal até mudanças inesperadas de humor, gritos com entes queridos. Além disso, quando a Gallup perguntou a adultos em 116 países em 2020 se preferiam viver uma vida calma ou uma vida emocionante, 72% deles escolheram o último. Simplificando: depois do ano – ou, neste momento, anos – que todos tivemos coletivamente, só queremos relaxar o lugar mais apropriado para fazer isso seria as nossas casas.

"Todos nós passamos a maior parte do nosso tempo em casa nos últimos dois anos, o que eu acho que realmente fez com que todos priorizassem o bem-estar dentro deste espaço. Não é mais apenas um lugar para onde você volta depois de um longo dia", explica Kayne. " Sua casa deve refletir e inspirar o melhor em você.”