Bar Red Bull em São Paulo: Entrevista com a Designer Manuela
Como projetar um bar VIP dentro de uma casa noturna badalada da Cidade de São Paulo.
Manuela Morales é Designer de Interiores pelo IBDI com cursos de aperfeiçoamento em Arquitetura pela Harvard University, ela conta como foi participar do projeto de uma casa noturna em São Paulo, realizado para a famosa marca Red Bull no bairro de Pinheiros.
“A Avenue Club é uma casa noturna onde os dois sócios possuem como frequentadores pessoas da faixa etária de 18 a 35 anos de classe média alta”. A designer conta que foi o primeiro bar da marca e que todo o projeto foi em parceria com os sócios da balada e com a Red Bull, seguindo a opinião e apoio durante todas as fases.
Manuela descreve as fases do projeto, que deu início com a ideia dos sócios da Avenue Club em criar um bar em sua área VIP, espaço esse destinado aos clientes convidados. Os sócios Thomas Ceni e Igor Morales tiveram desde o inicio o apoio da Red Bull. Foi por meio de reuniões que tudo foi se desenvolvendo e em dois meses estava feito a montagem do projeto.
Ela conta que foi convidada pelos sócios para ajudar nessa criação: "O maior desafio foi de harmonizar o bar com o resto da casa , pois a casa trabalha com muito LED e não podíamos deixá-la muito iluminada, afinal trata-se de uma casa noturna". Realizar um projeto aconchegante, diferenciado e com a identidade da marca foi o seu grande objetivo.
“Entender os pontos em comum entre os clientes que já frequentam o bar com os consumidores da Red Bull. Este foi o norte para definirmos todos os detalhes do projeto, tendo como objetivo que o cliente tenha a melhor impressão possível do ambiente proposto”, explica.
Perguntas específicas sobre o projeto de bar Red Bull na Avenue Club
O projeto tem um nome? Se não, como você nomearia?
"Na Avenue, o espaço recebe o nome de Área Vip, onde seu acesso é apenas para convidados, em que os frequentadores podem curtir a balada em um ambiente exclusivo".
Vejo que você optou por incluir iluminação de LED. Por que optou incluir este tipo de iluminação?
A designer explica que a ideia dos sócios era de implementar um estilo futurista e moderno. Com isso o uso de perfis de LEDs embutidos em placas prateadas foi uma das decisões tomadas.
"A casa já trabalhava com LEDs em várias áreas, como teto, telão lateral e palco, então foi um elemento que combinou bem com o projeto. O LED dá asas à imaginação. Como podemos mudar a cor deles a qualquer momento, dando maior personalidade ao projeto".
Conte como se deu a decisão de incluir as fotos da Mona Lisa no projeto.
"A Mona Lisa foi ideia da Red Bull, pois eles estavam lançando os quadros interativos. O projeto foi um dos primeiros com essa exibição, lembro que todos ficaram encantados", conta.
Se formos pesquisar a origem, O retrato de Lisa Gherardini del Giaconda ganhou inteligência artificial por meio de Florent Aziosmanoff, na França, dando a modelo mais famosa de Leonardo da Vinci uma inteligência artificial que lhe permite interagir com o ambiente.
Seu criador, Aziosmanoff, diz que "a ideia é compartilhar com a Mona Lisa uma relação íntima, como se fosse um ente querido, para que cada um possa apropriar-se desta poderosa figura da arte".
Manuela acha mágico o projeto de Aziosmanoff que deu muito personalidade ao ambiente realizado. "A Red Bull como sempre inovando e dando cada vez mais assas a sua imaginação", conta a designer.
Na sua opinião de designer, porque e como os consumidores conseguem se apropriar de uma obra de arte?
"Nossa atual geração é muito criativa e tecnológica. A Inteligência Artificial está predominante, com isso o consumidor tem a imaginação de dar vida a uma obra de arte. Eu pessoalmente me lembro dos primeiros comercias da Red Bull, onde brincavam que Red Bull dá asas, e ao meu ver, na obra de arte é a mesma coisa. A Red Bull dá asas a sua imaginação, trazendo uma clássica obra de arte para os dias de hoje".
O desafio de ter um espaço com um bar foi superado com a ajuda de todos os envolvidos. "Foi uma satisfação que no último dia da montagem, horas antes da casa abrir, vermos que o ambiente ficou elegante e harmônico. Foram noites viradas para a montagem, mas confesso que valeu a pena", explica a designer. "A inauguração foi um sucesso. Os clientes da casa noturna curtiram desde o começo o espaço, a vibe do bar é sempre contagiante".