Sabedoria da arte na parede: porquê, onde e como decorar suas paredes

Como decorar a parede da sua casa e porque você deve decorá-las.

Sabedoria da arte na parede: porquê, onde e como decorar suas paredes

Quer seja uma grande obra de arte abstrata ou uma pequena foto de família, pendurar arte na parede pode ser uma tarefa complicada. As opiniões entram em jogo e as questões óbvias de localização e colocação pairam no ar. Embora não haja um certo ou errado estrito quando se trata de decorar sua própria casa, existem certas diretrizes que podem ajudá-lo nesse processo. Aprenda sobre a sabedoria da arte de parede com estas dicas de decoração de parede.

Arte na parede suspensa: porquê

Antes de mergulhar no "onde" e "como" da arte suspensa em uma parede, é importante saber o "porquê" que orienta cada decisão.

Sabedoria da arte na parede: porquê, onde e como decorar suas paredes - Articles about Apartments 2 by Olga Kukushkina image

Escolhendo o tamanho certo da arte da parede

Quando se trata de organizar uma arte de parede, o tamanho é tudo. Você deve escolher o tamanho da arte com base na quantidade de espaço da parede com que terá de trabalhar. Se você está procurando decorar uma parede independente, pode seguir a regra prática popular que diz que a obra de arte deve ocupar quatro sétimos da parede em que é colocada. Comece medindo o comprimento e a largura da parede escolhida e, em seguida, multiplique cada medição por 0,571 (quatro sétimos como um decimal) para obter o tamanho apropriado.

Se você está pendurando uma decoração de parede atrás de um móvel, pode ser um pouco mais liberal com suas medidas. Simplesmente olhe a arte da parede contra a mobília e veja se ela tem quase dois terços do tamanho. A regra geral é que a arte deve ser ligeiramente menor do que o objeto que você está colocando atrás.

Arte na parede suspensa: onde

Agora que você sabe sobre os tamanhos de arte de parede adequados, pode passar para os detalhes mais sutis de colocação e localização. Decidir onde pendurar arte de parede pode ser difícil com tantas paredes para escolher, mas aqui estão algumas dicas de decoração de parede para uma ideia melhor.

Sabedoria da arte na parede: porquê, onde e como decorar suas paredes - Articles about Apartments 3 by Olga Kukushkina image

Encontre o ponto focal do quarto

Antes de tomar qualquer decisão precipitada, reserve um tempo para encontrar o ponto focal dos cômodos de sua casa. Os pontos focais são a parte do quarto para a qual os olhos são atraídos primeiro, o que a torna o local perfeito para pendurar uma arte na parede. Um exemplo seria uma lareira na sala. Encontre esses pontos focais e você terá espaços designados para decorar.

Embora os pontos focais sejam importantes, não se sinta limitado por eles. Você ainda pode pendurar arte na parede em outras áreas da casa, mas este é um ótimo lugar para começar.

Sabedoria da arte na parede: porquê, onde e como decorar suas paredes - Articles about Apartments 4 by Olga Kukushkina image

Pendure perto do nível dos olhos

Embora os designers de interiores geralmente recomendem pendurar arte na parede na altura dos olhos, há uma nova escola de pensamento que diz que o centro da obra de arte deve ser colocado por volta dos 144 centímetros do chão. O raciocínio é que cada pessoa tem uma definição diferente do que é o nível dos olhos.

Lembre-se, é apenas uma orientação geral. Vá com a sua preferência e sinta o espaço da sala. Se você tiver tetos altos, sinta-se à vontade para aumentar sua arte um pouco acima dos 144 centímetros para preencher o espaço de maneira mais uniforme.

Sabedoria da arte na parede: porquê, onde e como decorar suas paredes - Articles about Apartments 5 by Olga Kukushkina image

Arte na parede suspensa: como fazer


Após descobrir o porquê e onde pendurar a decoração da sua parede, é hora de quebrar o martelo e os pregos para fazer isso. Esta é a parte da arte de pendurar na parede que requer muita paciência e precisão!

Siga estas etapas para obter uma visão do produto final antes que seja tarde demais. Pendurar arte na parede dessa forma também permite que você faça isso sozinho, em vez de com duas pessoas.

Etapa 1: trace a arte da parede em um pedaço de papel.
Etapa 2: recorte o traçado para usar como modelo.
Etapa 3: faça uma marca no modelo para mostrar onde ficará o fio ou gancho da imagem medindo a mesma distância do fio até o topo da moldura.
Etapa 4: com o lado marcado voltado para fora, combine a marca do prego em seu modelo com a marca do prego na parede e prenda-o no lugar com fita adesiva.
Etapa 5: dê um passo para trás e dê uma olhada no posicionamento. Realize os ajustes necessários e você estará pronto para colocar a arte real!

Sabedoria da arte na parede: porquê, onde e como decorar suas paredes - Articles about Apartments 6 by Olga Kukushkina image

Como Organizar Arte na Parede

Dependendo de quantas peças você tem, há muitas opções de como organizar a arte da parede. Dependendo do tamanho, forma e assunto, você pode agrupar sua arte diferentemente para obter mais ou menos equilíbrio. Obtenha inspiração para suas peças observando essas maneiras exclusivas de organizar arte em paredes.

Arranjo Simétrico

Sabedoria da arte na parede: porquê, onde e como decorar suas paredes - Articles about Apartments 7 by Olga Kukushkina image

Assim como o nome sugere, um arranjo simétrico dá à arte da parede um equilíbrio visual uniforme e consistente. Esta é uma boa opção para peças semelhantes em forma, tamanho e assunto. Coloque-os sobre coleções de móveis ou lareiras para adicionar profundidade ao ponto focal.

Lembre-se de que um agrupamento de peças de arte deve ter um espaçamento máximo de 15 centímetros entre si, com 5 a 7 sendo o ideal.

Arranjo Assimétrico

Sabedoria da arte na parede: porquê, onde e como decorar suas paredes - Articles about Apartments 8 by Olga Kukushkina image

Organizar arte de parede assimetricamente funciona melhor para peças que têm pelo menos um elemento em comum, como esquema de cores ou assunto. Você pode escaloná-los colocando um abaixo do outro, ou vice-versa, para criar um equilíbrio orgânico.

Uma dica de decoração de parede a ser lembrada para esses tipos de arranjos é pendurar as peças maiores primeiro e trabalhar a partir delas. Não tenha medo de agrupar pequeno com grande, bem como vertical com horizontal. Combinar peças desperta o interesse e a curiosidade.

Agora que você sabe o porquê, onde e como funciona a arte na parede, você pode decorar sua casa com mais confiança e experiência! Divirta-se e lembre-se de que essas dicas para pendurar arte são apenas diretrizes, não regras constantes. Seja criativo e faça o que você mais gosta. Assim que terminar, aprenda como medir a mobília da maneira mais fácil!

Sign up for more like this.