MUT Design conquista Valência: a dupla que você deveria conhecer

Descubra as últimas peças de design da dupla valenciana MUT Design, um jovem estúdio que colabora com as marcas mais reconhecidas.

Projeto MUT. Imagens cortesia - Omelette Editions
Projeto MUT. Imagens cortesia da Omelette Editions

A dupla MUT Design, composta pelos valencianos Alberto Sánchez e Eduardo Villalón, tornou-se uma verdadeira instituição do design em Valência. Peça a peça, MUT foi criando um portfólio espetacular de colaborações com algumas das marcas mais atrativas do setor; de Sancal a Expormim ou Missana. E, na última edição da Feira Hábitat València, os criativos apresentaram suas mais recentes colaborações, que não deixaram ninguém indiferente.

Descubra conosco dois dos últimos projetos da dupla valenciana, adições ideais ao seu refinado portfólio e complementos perfeitos para os interiores mais modernos.

MUT Design, a dupla que se destaca

MUT Design foi fundada em 2010 como uma pequena equipe multidisciplinar. Durante a década seguinte, a dupla trabalhou com marcas de decoração e design, como Harmony ou Expormim, desenvolvendo uma série de produtos atraentes. Com sua perspectiva colorida, energética e inteligente, MUT Design tornou-se um dos nomes a serem seguidos no cenário nacional e internacional.

Eduardo Villalón e Alberto Sánchez. Imagem cortesia da Omelette Editions
Eduardo Villalón e Alberto Sánchez. Imagem cortesia da Omelette Editions

Mas seus projetos também têm uma escala muito maior. Sánchez e Villalón foram escolhidos para projetar a prestigiada "Das Haus" em Colônia em 2020. E, durante a Semana de Design de Milão 2021, apresentaram sua instalação "Raíces" como parte do festival Alcova. Além disso, entre 2021 e 2022, foram os responsáveis pelo “Pavilhão Valência. O futuro é Design", uma brilhante instalação que viajou de Madrid a Valência por ocasião da escolha da cidade mediterrânea como Capital Mundial do Design.

Com todos esses projetos em seu currículo, a jovem dupla criativa é mais do que uma nova promessa, estabelecendo-se como necessária no design espanhol mais vanguardista.

Bolet, para Omelette Editions

Para muitos de seus projetos, a dupla por trás do MUT Design encontra inspiração na natureza. Um bom exemplo disso é sua última peça, criada em colaboração com a marca Omelette Editions: a poltrona Bolet.

Esta peça simples, mas intrigante, assume a forma de um cogumelo, que se inverte em torno de si mesmo, formando uma poltrona atraente e confortável. A inspiração, claro, é o mundo dos fungos e, assim, da MUT, eles criam uma cadeira que poderia se encaixar em qualquer canto (como se fosse um enorme cogumelo).

O design é extremamente limpo e simples, destacando apenas um detalhe: um botão alongado no centro, que suporta visualmente toda a peça. De certa forma, o design evoca o estofamento tradicional de um antigo sofá, mas totalmente renovado. Além disso, esta silhueta simples oferece uma enorme versatilidade: poderia ser estendida para se tornar um sofá de duas peças ou reduzida a uma pequena poltrona. As opções para esta nova linha são infinitas.

Michelín, para Missana

Durante a última edição da Feira Hábitat de Valência, o sofá modular Michelín (criado pelo MUT Design) foi um dos designs mais destacados no stand da Missana. Esta marca de estofados valenciana — com mais de duas décadas de existência — apresentou uma seleção de peças coloridas, entre as quais o sofá da MUT tinha um papel principal.

Novamente, o projeto reflete a inspiração da dupla pelo orgânico e natural. E, como o próprio nome sugere, o sofá Michelín presta homenagem às delicadas dobras da pele humana.

As formas são simples e o sofá é composto por um único volume, que se dobra sobre si para criar o assento e o encosto. O resultado é uma peça prática e versátil, mas visualmente atraente, seja em tecido de cores vibrantes ou em pele de cor nude (a ideia original do MUT Design).

Outros projetos: de Sancal a Expormim

Sendo Valência o lar do MUT Design, não é surpresa que algumas de suas peças mais reconhecidas pudessem ser vistas nos pavilhões da Feira Hábitat 2023. Além de suas novas propostas, marcas como Expormim e Sancal exibiam algumas das peças criadas pelo estúdio valenciano ao longo dos anos. Em particular, destaca-se a expansão da notável linha de jardim Twins (que a dupla apresentou em 2015 para Expormim) com um novo sofá de dois lugares e um pequeno banco.

Assim, de suas criações mais recentes a algumas de suas peças mais icônicas, o trabalho da MUT Design deixou sua marca em Valência, como um verdadeiro must em sua feira de design.

Sign up for more like this.